Abel diz que Palmeiras tinha que ter vencido no Paraguai
O empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Cerro Porteño, ocorrido na quarta-feira, dia 29 de abril, durante a fase de grupos da Libertadores, deixou um sentimento de insatisfação para o técnico Abel Ferreira. Após a partida, o treinador enfatizou o bom desempenho da sua equipe, especialmente no primeiro tempo, mas expressou sua preocupação com a precisão nas finalizações.
Desempenho e oportunidades
Para Abel, o Palmeiras criou oportunidades suficientes para garantir a vitória, mesmo diante das dificuldades apresentadas pela marcação adversária. “Faltou, na minha opinião, o gol. Tivemos oportunidades suficientes, mesmo sem espaço, com marcações individuais e com muita dinâmica. Tivemos duas oportunidades muito grandes; poderíamos ter feito o segundo gol para vencer, mas não conseguimos”, afirmou o técnico português.
Durante a partida, o Palmeiras conseguiu abrir o placar, mas acabou sofrendo o empate em um lance inusitado. Um chute de Iturbe acertou a trave e voltou nas costas do goleiro Carlos Miguel antes de entrar. O resultado do jogo custou ao Palmeiras a liderança do Grupo F, que agora pertence ao Sporting Cristal.
Análise do jogo e matemática
Abel Ferreira comentou sobre a dificuldade histórica das partidas na Libertadores. “É o quinto ou sexto ano com Libertadores e são sempre jogos difíceis. O Palmeiras parece que normalizou sempre a melhor campanha, com jogos equilibrados. No entanto, se olharmos para os números, o Palmeiras deveria ter vencido, mas não conseguiu. Há quem queira transformar o jogo em matemática, mas nunca será”, concluiu.
Críticas ao gramado
Além da análise técnica do jogo, Abel Ferreira também fez críticas às condições do gramado da Nueva Olla. Segundo ele, o campo apresentava problemas e dimensões diferentes do habitual, o que impactou o andamento da partida. “É a primeira vez na vida que vi algo assim (recortar o campo). Temos que perguntar à Conmebol. Sabemos em que século estamos? Não tenho mais nada a dizer”, declarou Abel.
Questões extracampo
Apesar de seu descontentamento, o treinador adotou uma postura cautelosa ao tratar de questões extracampo, mencionando episódios recentes que poderiam resultar em punições. “Não posso falar sobre a Conmebol, parece que estamos proibidos de nos manifestar. Não me faça perguntas sobre isso. Dizem que o Abel não fala de futebol. Se me perguntarem sobre futebol, eu vou falar sobre futebol. Vou deixar de ser escudo; sobre o calendário, a diretoria pode se pronunciar. Fora de campo, a diretoria pode falar. Vou me limitar a falar de futebol. É triste ver isso no século 21. Contudo, preciso ter cuidado com o que digo. Quase fui penalizado por ter dito o que ouviram. Preciso ter muito cuidado com minhas palavras”, finalizou o treinador.
Próximos desafios
Com o empate em questão, o Palmeiras agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, dia 2 de maio, a equipe enfrentará o Santos, às 18h30. Este jogo será marcado como a despedida do nome Allianz Parque. É importante ressaltar que Abel Ferreira não estará à beira do campo, uma vez que cumpre suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
