Início » CBF Inicia a Implementação do Fair Play Financeiro no Brasil

CBF Inicia a Implementação do Fair Play Financeiro no Brasil

por futebolpress
CBF Inicia a Implementação do Fair Play Financeiro no Brasil

CBF cria agência de regulação (ANRESF) para gerir o Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou uma decisão significativa para a reestruturação das finanças do futebol no Brasil ao realizar, na quinta-feira, 5 de fevereiro, a primeira reunião da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol, chamada ANRESF. Este novo órgão atuará de forma autônoma e terá a responsabilidade de aplicar e fiscalizar o Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), um conjunto de regras que foi criado com o objetivo de evitar que os clubes gastem além de sua capacidade real. Na prática, a proposta tem como meta a redução das dívidas, o aumento da transparência e a garantia de maior previsibilidade nas competições.

Importância da iniciativa

Durante a abertura da reunião, Helder Melillo, diretor executivo da CBF, enfatizou a importância simbólica da criação da ANRESF. Segundo ele, a formação dessa agência representa uma mudança significativa na maneira como o esporte é gerido e marca o início de um novo ciclo que será pautado pela responsabilidade.



"Este é, sem dúvida, um momento histórico para o futebol brasileiro. A instalação da ANRESF representa um divisor de águas na forma como encaramos a gestão esportiva. Estamos entregando ao ecossistema do futebol um mecanismo robusto de integridade financeira que trará mais segurança jurídica, credibilidade e capacidade de investimento aos nossos clubes. É o início de uma nova era de responsabilidade e profissionalismo", declarou Helder Melillo em seu discurso.

Posse dos dirigentes da ANRESF

No decorrer da reunião, os dirigentes empossaram Caio Cordeiro de Resende como o primeiro presidente da ANRESF, que terá um mandato de quatro anos. Com essa decisão, a CBF busca assegurar a continuidade do projeto. Além de Caio, a diretoria da ANRESF é composta por Cesar Grafietti, Marcelo Doval Mendes, Pedro Henrique Martins de Araújo Filho, Vantuil Gonçalves Júnior, Igor Mauler Santiago e José Fausto Moreira Filho.

Avanços para a temporada de 2026

A reunião também abordou várias decisões práticas que visam a temporada de 2026. A ANRESF já está desenvolvendo um site e um sistema digital que concentrará dados financeiros dos clubes. Nesse sentido, os prazos para o envio de informações, como balanços, orçamentos e declarações de solvência, foram definidos ao longo do ano. Além disso, a agência está elaborando um Manual de Práticas Contábeis, que tem como intuito padronizar os números apresentados, facilitando, assim, as comparações entre os clubes.

Canal de denúncias

Outro aspecto importante discutido na reunião foi o controle de pagamentos. A ANRESF anunciou a criação de um Canal de Denúncias, que permitirá que atletas, funcionários e clubes relatem atrasos nos pagamentos. Em caso de irregularidades, o regulamento da agência prevê sanções que podem variar de advertências a bloqueios de registros de jogadores. Contudo, as dívidas antigas terão um período de adaptação que se estenderá até o final de 2026.

Integração com sistemas de registro e transferência

Enquanto isso, a integração com os sistemas de registro e transferência já está em funcionamento. A partir de agora, todas as negociações e contratos deverão incluir um detalhamento completo dos valores envolvidos. Finalmente, a ANRESF estabeleceu que a educação e a comunicação serão prioridades, com a realização de workshops e a oferta de orientação técnica. Desse modo, a agência pretende não apenas punir irregularidades, mas também promover uma mudança significativa na cultura financeira do futebol brasileiro.

BetNacional

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies