Um Início Difícil da Temporada para o Arsenal
O Arsenal tem enfrentado um começo desafiador na temporada até agora. Em suas cinco partidas da Premier League, a equipe comandada por Mikel Arteta jogou fora de casa contra Liverpool e Manchester United, além de ter recebido o Manchester City no Emirates Stadium. Na Liga dos Campeões, a equipe deu início à sua campanha enfrentando o Athletic Bilbao, que terminou a última temporada em quarto lugar na La Liga.
Oportunidade na Copa da Liga
Felizmente, a primeira partida do Arsenal na Copa da Liga, que acontecerá hoje à noite, será contra o Port Vale, que deve representar uma oposição mais fácil. Assim, Arteta terá a oportunidade de fazer algumas mudanças na equipe, incluindo a possível exclusão de Viktor Gyokeres, mas não a de Mikel Merino.
Por que Gyokeres Deve Ser Excluído
Embora haja, sem dúvida, torcedores que desejam ver Gyokeres como titular hoje, existem várias razões pelas quais essa pode não ser a melhor decisão, especialmente considerando o estado atual do elenco.
A Lista de Lesões do Arsenal
O Arsenal já está enfrentando uma crise de lesões neste momento, e um dos jogadores que está fora de ação e deve continuar assim por um tempo é Kai Havertz. Portanto, enquanto outros jogadores poderiam começar partidas da liga como atacantes, o ex-jogador do Sporting CP é a única opção natural para essa posição e, por isso, deve ser preservado em um jogo como este.
Além disso, enquanto alguns podem argumentar que esta é a partida perfeita para ajudar Gyokeres a retomar a forma, as dificuldades que outros grandes clubes enfrentaram contra equipes inferiores nas últimas semanas devem servir como um alerta de que a vitória pode não ser tão fácil quanto muitos esperam. Em outras palavras, se o jogador nascido em Estocolmo começar e não marcar contra o Port Vale, a narrativa em torno de suas habilidades e adequação ao time poderá alcançar novos patamares, o que poderia prejudicar sua integração à equipe.
Caso os Gunners estejam com uma vantagem de alguns gols no final da partida, Arteta pode sempre optar por trazer Gyokeres do banco para jogar cerca de 25 minutos, explorando uma defesa cansada e, assim, ter a chance de marcar um ou dois gols. Com tudo isso em mente, o treinador espanhol deve deixar Gyokeres no banco hoje e escalar outro um dos seus atacantes, não Merino.
O Jogador do Arsenal que Arteta Deve Escalar no Lugar de Gyokeres
Se Arteta decidir iniciar Merino em vez de Gyokeres hoje, essa não seria uma decisão ruim, uma vez que já vimos que ele pode se sair bem no ataque. No entanto, acreditamos que a opção muito mais adequada para este jogo seria Gabriel Martinelli. Embora não seja comum ele atuar nessa posição ao longo dos anos, o treinador deve escalar o ex-jogador do Ituano como centroavante, e há algumas razões para isso.
A Forma de Martinelli
Primeiramente, o brasileiro é provavelmente o atacante mais em forma do clube no momento. Ao entrar como substituto na partida na Espanha, ele marcou o primeiro gol e depois forneceu uma assistência para Leandro Trossard, que fez o segundo gol. No final de semana passado, quando parecia que o Manchester City garantiria os três pontos, ele novamente entrou como reserva e marcou um lindo gol que evitou o que seria uma pequena tragédia tão cedo na temporada.
Com o jogador de 24 anos diretamente envolvido nos últimos três gols da equipe, o treinador deve recompensá-lo com o que seria apenas sua segunda titularidade da temporada. Outro motivo para ele estar na escalação inicial é que, ao longo dos últimos anos, o "monstro" rápido, como o jornalista Mark Mann-Bryans o chamou, provou ser um jogador que se beneficia muito da confiança.
Em outras palavras, não só seria a decisão certa escalar Martinelli como recompensa por sua forma, mas também seria o melhor para o elenco como um todo, pois Arteta teria outra opção em alta, capaz de marcar muitos gols, à sua disposição no banco em jogos da liga. Portanto, Gyokeres deve ser poupado hoje à noite, e embora Merino provavelmente desempenhe bem a função de centroavante, Martinelli está em excelente forma e merece a oportunidade de liderar o ataque, o que pode se revelar um desenvolvimento decisivo para o Arsenal.