Decisão na Copa do Nordeste
O jogo decisivo entre Confiança e Bahia ocorrerá a partir das 21h30 desta quarta-feira, 3 de setembro, no horário de Brasília. A partida acontece no Estádio Batistão, localizado em Aracaju. A transmissão será feita ao vivo pelos canais SBT (TV aberta), Premiere (TV fechada), ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming).
Jogo de Volta
A partida de volta da final está agendada para as 17h30 deste sábado, também no horário de Brasília, na Arena Fonte Nova. Caso haja empate na soma dos resultados dos dois jogos, o título será decidido através de cobranças de pênaltis.
Arbitragem
Para o jogo entre Confiança e Bahia, a arbitragem será composta por:
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Desempenho do Confiança
O Confiança chega à final após uma vitória apertada contra o Retrô no último sábado, em casa, durante a última rodada da primeira fase da Série C. Apesar do triunfo, a equipe não conseguiu se classificar para a fase final do campeonato, terminando na nona colocação, com um total de 26 pontos. Apenas os oito melhores times avançam para a próxima fase.
Sob o comando do técnico Luizinho Vieira, o time tem demonstrado evolução ao longo da temporada, apresentando apenas uma derrota nos últimos 12 jogos. Essa performance levou a equipe a sair da zona de rebaixamento e competir por uma vaga na classificação.
No entanto, o Confiança enfrentará desfalques significativos para a final contra o Bahia, todos devido a questões contratuais. O goleiro Felipe Scheibig, que era titular, decidiu não renovar seu contrato, que expirou em 30 de agosto, preferindo jogar no futebol português. Além dele, os atacantes Maikon Aquino e Renan, os meias Jhon Cley e Thiago, bem como os laterais Lenon e Vicente, não puderam ser inscritos na Copa do Nordeste por terem chegado após o término do período de inscrições.
A equipe garantiu sua vaga inédita na final ao terminar na quarta posição do Grupo B, com 11 pontos, e superar as equipes do Vitória e CSA nas quartas e semifinais, respectivamente.
Situação do Bahia
Por sua vez, o Bahia tem se destacado na temporada, acumulando bons resultados que o levaram à quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time alcançou a final da Copa do Nordeste e garantiu uma vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. Entretanto, a empolgação da equipe foi interrompida por uma derrota contundente de 5 a 1 para o Mirassol no último domingo, em jogo válido pela 23ª rodada da Série A.
Apesar dessa derrota, o Bahia se apresenta na final embalado por ter a melhor campanha geral da Copa do Nordeste, o que lhe permitiu decidir o título em casa. O técnico Rogério Ceni, no entanto, enfrentará uma série de desfalques para esta partida. Entre os jogadores que estão no departamento médico estão Caio Alexandre, Ademir, Kanu, Erick e Erick Pulga. Além disso, os reforços João Paulo, Sanabria e Luiz Gustavo não conseguiram ser inscritos a tempo para a competição. O meia Jean Lucas e o lateral-direito Santiago Arias foram convocados para representar as seleções brasileira e colombiana, respectivamente, durante este período de Data Fifa.
O Bahia chegou à final da Copa do Nordeste após se classificar como líder do Grupo B, acumulando 16 pontos, e eliminando as equipes do Fortaleza e Ceará nas quartas e semifinais.
Prováveis Escalações
Confiança (Técnico: Luizinho Vieira)
- Allan
- Weriton
- Eduardo Moura
- Valdo
- Airton
- Renilson
- Luiz Otávio
- Vitinho
- Ronald Camarão
- Breyner Camilo
- Neto
Bahia (Técnico: Rogério Ceni)
- Ronaldo
- Gilberto
- Gabriel Xavier (David Duarte)
- Fredi Lippert (Ramos Mingo)
- Luciano Juba (Iago Borduchi)
- Acevedo (Rezende)
- Rodrigo Nestor
- Michel Araújo
- Kayky (Cauly)
- Tiago
- Willian José
Informações Finais
A expectativa é alta para o confronto, que promete um grande espetáculo no futebol nordestino, reunindo duas equipes em busca do título da Copa do Nordeste.