Vitória da França sobre o Iraque
O técnico Didier Deschamps, após a vitória da seleção francesa sobre o Iraque por 3 a 0, ocorrida na segunda-feira, 22 de junho, expressou sua satisfação com o desempenho do jogador Ousmane Dembélé. Durante a partida, Dembélé marcou um gol e forneceu uma assistência para um dos dois gols de Kylian Mbappé. Com esse resultado, a França alcançou seis pontos e assumiu a liderança do Grupo I.
Desempenho de Dembélé
Em tom irônico, Deschamps foi questionado se estava aliviado pelo bom desempenho de Dembélé. Ele respondeu: "Talvez faça bem para vocês da imprensa, para que finalmente parem de pegá-lo no pé e encontrem outro alvo. Não há nenhum problema com Ousmane Dembélé. Ele precisa se readaptar a um sistema no qual não joga durante toda a temporada."
Deschamps ressaltou que, desde que Dembélé esteja em boa forma física, tudo se resume a alguns ajustes. "Ele também não é alguém que tenha dúvidas sobre si mesmo, mas era importante que fizesse o que fez hoje, porque é um jogador decisivo. É muito bom para ele e para a seleção da França", completou o técnico.
Paralisação devido a raios
O jogo enfrentou uma paralisação de duas horas devido a um protocolo de segurança contra raios, e Deschamps lamentou a interrupção, que esfriou a equipe. "Foi a primeira vez que isso me aconteceu e espero que seja a última. Foi muito longo, entre o início e o fim da partida, ainda mais considerando que voltamos a jogar daqui a quatro dias. Nas horas de interrupção, ficamos jogando cartas", contou ele, sorrindo.
No entanto, Deschamps também falou de forma séria sobre a situação: "Na verdade, estávamos esperando, porque tínhamos horários definidos e eles eram constantemente adiados. O mais importante para mim e para o meu colega Graham Arnold, técnico da seleção do Iraque, era ter os 20 minutos necessários para o aquecimento e não correr riscos de lesão."
Ele destacou que, com a chuva intensa, era necessário aliviar a situação. "Mas o essencial foi feito, com esses seis pontos e a classificação para a próxima fase", afirmou.
Segurança em primeiro lugar
Deschamps expressou que, apesar de lamentar a interrupção, não ficou irritado, pois a segurança é a prioridade. "Não estou irritado. Estávamos tranquilos, eu brincava com os jogadores. É uma questão de segurança, não culpo ninguém. A partir do momento em que existe um risco, adaptamo-nos às regras locais. Eu respeito isso. Em breve será manhã na Europa; são circunstâncias particulares."
Próximo desafio: Noruega
Com relação ao próximo jogo da França contra a Noruega, que decidirá a primeira posição do Grupo I, Deschamps elogiou a equipe adversária, destacando a presença do atacante Erling Haaland. "Nunca joguei pensando nesse tipo de cálculo. O objetivo será conquistar a melhor colocação possível, ou seja, o primeiro lugar. Esta equipe da Noruega é muito boa. Ela já havia demonstrado isso nas eliminatórias e continua demonstrando agora, com uma grande capacidade de marcar gols e muita eficiência. Faz parte da elite das seleções, e sabemos o que nos espera."
O técnico da França segue confiante e focado, preparando sua equipe para o próximo desafio na competição.
