Goiás reassume a liderança da Série B
O Goiás é novamente o líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 23, o Esmeraldino se beneficiou de um tropeço do antigo líder, Coritiba, e, horas depois, superou o América Mineiro por 1 a 0, reassumindo assim a ponta da tabela.
Situação na tabela
Atualmente, o Goiás lidera a Série B com 44 pontos conquistados, enquanto o Coritiba, que agora ocupa a segunda posição, soma 43 pontos. O Esmeraldino possui uma vantagem de 8 pontos em relação ao quinto colocado, Novorizontino. Por sua vez, o América Mineiro, que contabiliza 22 pontos, pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.
O jogo
Primeiros momentos
Apesar de jogar fora de casa, o América Mineiro teve a primeira oportunidade significativa do jogo. Aos 7 minutos, Figueiredo ganhou na velocidade de Messias após um lançamento longo, entrou na área, demorou para finalizar e acabou chutando em cima do próprio zagueiro do Goiás.
O Goiás teve mais a posse de bola, mas ainda assim com passes curtos e poucas oportunidades claras de gol. A primeira finalização mais perigosa ocorreu aos 20 minutos, quando Jajá fez uma jogada individual dentro da área, mas mandou a bola por cima do gol.
O primeiro tempo teve 30 minutos de poucas emoções e raras finalizações, com as equipes não conseguindo sequer acertar o alvo. A grande oportunidade do Goiás surgiu aos 23 minutos, quando Moares cobrou um lateral rapidamente e encontrou Jajá livre na cara do gol. O atacante, no entanto, perdeu uma chance incrível ao chutar por cima da meta.
Desempenho no primeiro tempo
A chance desperdiçada por Jajá foi o momento mais destacado da primeira etapa, que seguiu com o Goiás dominando a posse de bola de forma improdutiva e o América Mineiro demonstrando uma grande dificuldade ofensiva. O intervalo chegou com o placar em 0 a 0.
Gol e vitória do Goiás
Após o gol perdido, Jajá foi substituído por Welliton antes do início do segundo tempo. Quando a partida reiniciou, o América Mineiro conseguiu se mostrar mais presente no ataque, mas foi o Goiás quem marcou. Aos 9 minutos, Wellington Rato girou na entrada da área, chutou cruzado e o zagueiro Rafa Barcelos acabou marcando contra ao tentar interceptar a bola.
Após o gol, o Goiás se sentiu mais tranquilo e melhorou sua circulação de passes no campo de ataque, apesar de ainda não ter finalizações claras e esbarrar na defesa adversária na maior parte do tempo. O América Mineiro fez várias substituições, mas não conseguiu aumentar sua ofensividade.
Pressão no final
O América passou a ter mais posse de bola enquanto o Goiás se defendia, mas não conseguiu levar perigo ao goleiro Tadeu, enfrentando grandes dificuldades criativas. Na reta final, o Coelho foi para o tudo ou nada na busca pelo empate e acumulou bolas na área, mas não obteve sucesso. O Goiás quase ampliou a vantagem nos acréscimos, mas Cássio fez uma defesa importante em um confronto cara a cara com Welliton.