Futuro Incerto de Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest
O técnico do Nottingham Forest, Nuno Espírito Santo, enfrenta um futuro incerto no City Ground, em meio a tensões com o proprietário Evangelos Marinakis. Nuno é uma figura bastante popular entre os torcedores do Forest, após levar a equipe de volta ao futebol europeu, com a despromoção do Crystal Palace para a Conference League garantindo ao Forest uma vaga na Europa League.
Desempenho da Equipe
Durante a temporada 2024/2025, o Nottingham Forest manteve-se entre os quatro primeiros colocados, algo inesperado no início da temporada anterior. Isso demonstra o excelente trabalho de Nuno, que tem lidado com uma profundidade de elenco muito limitada em comparação aos seus concorrentes da Premier League. A possível saída do técnico português seria um golpe amargo para os torcedores do Forest, especialmente após Nuno ter expressado dúvidas sobre seu futuro em uma coletiva de imprensa nesta semana, admitindo que as relações com Marinakis se deterioraram.
Declarações de Nuno Espírito Santo
“Eu sempre tive um relacionamento muito bom com o proprietário. Na temporada passada, estávamos muito próximos, quase [conversando diariamente]”, afirmou Nuno. “Nesta temporada, não tão bem, mas sempre acredito que o diálogo e sua opinião são válidos, porque minha preocupação é com o elenco e a temporada que temos pela frente. Mas nossas relações mudaram. Não está tão próximo. Estou sendo honesto com vocês, não posso dizer que é o mesmo, porque não é. A razão para isso, eu não sei. Meu trabalho é sempre tentar antecipar o que está por vir, e isso é o que eu disse com respeito.”
“Não é bom. Acho que todos no clube deveriam estar juntos, mas não é a realidade. A realidade é que não é o que costumava ser. Era uma boa relação, respeitosa, mas mais baseada na confiança e na troca de opiniões, e agora não está tão boa.”
Esses comentários são considerados como um fator que aumentou a tensão nos bastidores, especialmente porque foram feitos 48 horas antes de um confronto acirrado com o Palace, após o Forest garantir sua vaga na Europa League, segundo o The Guardian. Embora o Forest tenha desfrutado de um ótimo período no mercado de transferências, concretizando várias contratações, a possível saída de Nuno representa um cenário preocupante em meio a uma campanha vital.
Possível Substituição
Caso Nuno deixe o clube, fontes confiáveis da mídia afirmam que Ange Postecoglou, ex-técnico do Tottenham, seria um dos principais candidatos para o cargo. Essa informação é corroborada pelo jornalista Graeme Bailey, que também informou ao TBR Football que o Forest poderia contratar Postecoglou com base em alguns conselhos importantes de Marinakis por parte da família do magnata grego.
“As coisas estão assim, o clube está satisfeito com como o verão tem sido – veja os jogadores que chegaram. Fui informado de que tanto Marinakis quanto Nuno trabalharam juntos nessas negociações", disse Bailey. “No entanto, nem tudo está bem. Fui informado de que Marinakis acredita firmemente que o Forest deveria jogar de maneira mais ofensiva, mas Nuno não mudará seu estilo. Isso significa que Marinakis substituirá Nuno? Fui informado de que essa é uma possibilidade e que ele tem muito apreço por Ange e como ele joga.”
Histórico de Postecoglou
Postecoglou levou o Tottenham a conquistar seu primeiro grande troféu em 17 anos, com a vitória na Europa League em maio. No entanto, o australiano, que conquistou ao menos um troféu em quase todos os clubes que treinou, também viu os Spurs terminarem a última temporada na 17ª colocação da Premier League. Vale ressaltar que seu elenco no Tottenham tinha grande respeito por ele, e ele era muito popular em Hotspur Way, com Son Heung-min o chamando de "lenda do clube".