Premier League Estabelece Novo Recorde de Gastos
A Premier League quebrou mais uma vez o recorde de gastos em uma única janela de transferências. Até o momento, foram investidos 2,74 bilhões de euros (equivalente a R$ 17,6 bilhões), valor que foi alcançado após a aquisição de Noah Okafor pelo Leeds United, que pagou cerca de 21 milhões de euros ao Milan.
Comparativo com Anos Anteriores
O recorde anterior havia sido estabelecido em 2023, quando os clubes ingleses gastaram 2,73 bilhões de euros. Atualmente, a expectativa é de que esse número seja ainda maior, uma vez que o mercado permanece aberto por mais de uma semana, com a possibilidade de ultrapassar a marca de 3 bilhões de euros (R$ 38,4 bilhões).
Clubes que Superaram seus Limites de Investimento
Seis equipes já superaram seus próprios limites de investimento nesta janela:
- Brentford: 49,1 milhões de euros em Ouattara (Bournemouth);
- Bournemouth: 42,2 milhões de euros em Diakité (Lille);
- Burnley: 28,9 milhões de euros em Ugochukwu (Chelsea);
- Sunderland: 30 milhões de euros em Diarra (Strasbourg);
- Nottingham Forest: 43,3 milhões de euros por Ndoye (Bologna) e o mesmo valor por Hutchison (Ipswich);
- Liverpool: 134 milhões de euros (com bônus) por Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), a maior transferência do mercado mundial até o momento.
Clubes que Mais Gastaram
Entre os clubes que mais investiram na Premier League, o líder é o atual campeão, que já destinou 340 milhões de euros, com mais de um terço desse montante voltado para a contratação de Wirtz. Em seguida, aparecem o Chelsea, com 280 milhões de euros, e o Manchester United, com 230 milhões de euros. O Arsenal também está em destaque, tendo desembolsado 224 milhões de euros e deve finalizar em breve a contratação de Eberechi Eze, do Crystal Palace, por cerca de 70 milhões de euros.