Transferências no Chelsea
Fabrizio Romano confirmou novidades intrigantes sobre transferências no Chelsea, com a BlueCo concordando em um acordo único para o verão. Enzo Maresca está prestes a vivenciar um final agitado nesta janela de transferências, e Nizaar Kinsella, da BBC, relata que o clube pode orquestrar até 13 movimentações de entrada e saída em apenas 12 dias.
Jogadores que deixaram o Chelsea
Os seguintes jogadores deixaram o Stamford Bridge com acordos permanentes: Kepa Arrizabalaga, Basir Humphreys, Noni Madueke, Marcus Bettinelli, Mathis Amougou, Djordje Petrovic, João Félix, Ishe Samuels-Smith, Kiernan Dewsbury-Hall, Armando Broja, Lesley Ugochukwu e, mais recentemente, Renato Veiga. Espera-se que muitos outros jogadores sigam o mesmo caminho. Apesar de gastar quase £280 milhões no mercado de transferências, o Chelsea registrou um gasto líquido de apenas £25 milhões devido a essa venda em massa. Jogadores como Christopher Nkunku, Nicolas Jackson, Axel Disasi, Carney Chukwuemeka, Ben Chilwell, Raheem Sterling, Alfie Gilchrist e até Tyrique George estão também sob a possibilidade de serem negociados.
Importância das saídas na janela de transferências
As saídas serão cruciais para determinar quantas novas contratações o Chelsea poderá realizar antes do dia final de transferências, que ocorre em 1º de setembro. O clube está em conversas para assinar com o atacante do Manchester United, Alejandro Garnacho, e com a sensação do RB Leipzig, Xavi Simons. A UEFA está pressionando o Chelsea a registrar um saldo positivo nas transferências até o próximo mês, sob o risco de não conseguir registrar novas contratações em sua lista A para a Liga dos Campeões, após um acordo sobre a violação das regras do Fair Play Financeiro (FPF) com o órgão regulador no mês passado. No entanto, para a mais recente contratação, o Chelsea não precisará se preocupar com isso.
Acordo com Julio Enciso
A BlueCo utilizou estrategicamente o clube irmão do Chelsea nesta janela, vendendo Ishe Samuels-Smith para o time da Ligue 1 com um pequeno lucro, e agora está utilizando a equipe de Liam Rosenior como um meio para contratar o jovem talento do Brighton, Julio Enciso. Segundo Romano, escrevendo via X, o Chelsea está prestes a finalizar a contratação de Enciso do Brighton no próximo ano.
Primeiramente, o atacante paraguaio passará a temporada de 2025/26 emprestado ao Strasbourg antes de se mudar permanentemente para Londres no próximo verão, com a BlueCo fechando um acordo de £17 milhões. O Strasbourg pode oferecer a ele futebol regular na equipe principal em um nível competitivo, e Enciso já mostrou vislumbres de seu sério potencial na Premier League. O versátil internacional, que já conta com 27 partidas pela seleção, até marcou um gol e deu uma assistência contra o Chelsea durante o empate de 2 a 2 com o Brighton em abril, aumentando sua contagem de sete contribuições para gols em 29 aparições totais na última temporada sob o comando de Fabian Hürzeler. Enciso tem sido apontado como uma "lenda do futebol paraguaio em formação" (Jacek Kulig), e garantir a assinatura do jogador de 21 anos por um valor significativamente abaixo de £20 milhões pode ser visto como uma grande conquista para o Chelsea, mesmo que o clube enfrente uma espera de um ano para recebê-lo na equipe de Maresca.