Início » Estrela ‘passiva’ do Celtic de Rodgers se assemelha a Engels nesta temporada

Estrela ‘passiva’ do Celtic de Rodgers se assemelha a Engels nesta temporada

por futebolpress
Estrela 'passiva' do Celtic de Rodgers se assemelha a Engels nesta temporada

Desempenho do Celtic na Temporada

Dois jogos, ambos em casa, e nenhum gol marcado. Este não foi um período ideal para os torcedores do Celtic, nem para o treinador Brendan Rodgers. Naturalmente, a desapontadora partida de quinta-feira contra o Braga, na Liga Europa, trouxe à tona a estranha e, francamente, confusa decisão de anular o gol de Kelechi Iheanacho no segundo tempo. No entanto, além desse incidente, a equipe mostrou-se novamente ineficaz diante do gol. Depois de ter falhado em uma partida anterior contra o Hibernian, os campeões escoceses estão enfrentando dificuldades para encontrar o ritmo no ataque, mesmo com a promissora estreia de um certo Sebastian Tounekti.

Destaque: Sebastian Tounekti

O internacional tunisiano, que marcou contra o Partick Thistle, tem se mostrado direto e ativo em suas primeiras aparições com a camisa verde e branca, representando um verdadeiro jogador do Celtic. Infelizmente, muitos de seus companheiros não estão apresentando o mesmo nível de desempenho, levantando questões sobre as recentes contratações.

Avaliação das Contratações de Verão do Celtic

Embora ainda seja cedo para fazer uma avaliação definitiva, Tounekti já deve ocupar o topo da lista das contratações do Celtic nesta janela de verão, tendo se destacado nas últimas semanas. Apesar de ter apenas um gol e nenhuma assistência até o momento, o jogador de 23 anos tem sido uma constante ameaça pelo flanco esquerdo, buscando superar os defensores em todas as oportunidades. Em suas duas partidas europeias, ele já apresenta uma média de quatro dribles bem-sucedidos por jogo, segundo o Sofascore, demonstrando que não precisou de tempo para se adaptar ao novo ambiente.

Desempenho de Outros Jogadores

Por outro lado, em um momento que parecia um ato de desespero, Iheanacho começou a calar alguns dos seus críticos, marcando duas vezes enquanto um terceiro gol foi injustamente anulado. Como ficou evidente na última partida, sua falta de velocidade explosiva é um problema ao atuar como centroavante, mas é difícil questionar seu toque e habilidade com a bola.

Outro jogador que também teve dificuldades na última partida foi Benjamin Nygren. O jogador de 23 anos já contabiliza três gols e quatro assistências, tendo chamado a atenção especialmente na partida contra o Red Star na semana passada. Kieran Tierney, por sua vez, ainda não conseguiu encontrar seu ritmo, enquanto é cedo demais para julgar as atuações dos jogadores emprestados Jahmai Simpson-Pusey e Marcelo Saracchi, embora este último tenha fornecido a assistência para o cabeceio de Daizen Maeda na partida contra o Killie.

Desempenho dos Novatos

Em relação aos novatos Shin Yamada e Hayato Inamura, junto com Ross Doohan e Callum Osmand, que não estão realmente na equação do time principal, talvez a maior decepção até o momento seja o jogador Michel-Ange Balikwisha, adquirido por £5 milhões.

Comparação com Arne Engels

A adição de um belga de alto perfil, contratado por uma quantia considerável, mas que está lutando para fazer impacto – isso soa familiar? Assim como os outros jogadores mencionados, pode parecer prematuro descartar Balikwisha, especialmente considerando sua limitada participação, mas já surgem questionamentos sobre sua contratação no verão. Assim como ocorreu com Engels na temporada passada – que Rodgers disse estar "longe de ser o produto final" – é difícil vislumbrar um caminho claro para Balikwisha na equipe, especialmente com o avanço inicial de Tounekti.

Com Tounekti, Maeda e o lesionado Jota todos preferindo atuar no flanco esquerdo, o belga destro já enfrenta uma batalha por minutos em campo, tendo que se adaptar para atuar na ala oposta ou em uma função central. Um jogador que anteriormente brilhou na Pro League belga, com 47 gols e assistências em 145 jogos pelo Royal Antwerp, segundo o Transfermarkt, Balikwisha já contabiliza uma assistência em cinco jogos em Glasgow, sem sequer ter entrado em campo na partida contra o Braga.

Estatísticas de Balikwisha na SPL 2025/26

  • Jogos (titulares): 3 (2)
  • Gols: 0
  • Assistências: 0
  • Grandes chances perdidas: 0
  • Grandes chances criadas: 0
  • Passes-chave (média por jogo): 0,3
  • Precisão de passes (média por jogo): 87%
  • Dribles bem-sucedidos (média por jogo): 0
  • Posses de bola perdidas (média por jogo): 5,3

Críticas à Performance de Balikwisha

Engels, que já foi do Club Brugge, terminou a última temporada com 23 gols e assistências em todas as competições pelo Celtic, mas a discussão sobre sua contratação de £11 milhões continuou, com o jovem de 22 anos talvez sobrecarregado pela pressão de seu preço e pela expectativa de substituir Matt O’Riley no meio-campo. Balikwisha enfrenta um desafio semelhante, ao tentar preencher o vazio deixado por jogadores como Nicolas Kuhn, Adam Idah e Kyogo Furuhashi, com os primeiros sinais não sendo exatamente promissores.

De fato, ele foi criticado pelo comentarista Andy Halliday por suas atuações "passivas" até o momento, com o ex-jogador do Rangers afirmando:

“Eu acho que Balikwisha começou realmente devagar. Nunca vi um ponta recusar tantas oportunidades de um contra um. Foi exatamente o que vi contra o Rangers e pensei que era o mesmo contra o Kilmarnock no fim de semana. Ele é muito passivo em termos de levar a bola em situações de um contra um, girar e passar de volta.”

Assim como ocorreu com Kuhn, um início lento não significa necessariamente que há motivos para alarme, mas no momento, Balikwisha corre o risco de seguir o mesmo caminho de Engels, como uma contratação belga cara cuja aquisição ainda é objeto de debate.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies