Início » Amorim pode deixar Bruno de fora em favor de jogador do Man Utd comparado a Scholes

Amorim pode deixar Bruno de fora em favor de jogador do Man Utd comparado a Scholes

por futebolpress
Amorim pode deixar Bruno de fora em favor de jogador do Man Utd comparado a Scholes

Manchester United e a Pressão sobre Ruben Amorim

Uma nova pausa internacional se aproxima, com o Manchester United chegando a um momento crucial na gestão de Ruben Amorim. A diretoria de Old Trafford pondera se deve manter ou trocar seu técnico, que enfrenta críticas intensas. O ciclo de altos e baixos que o clube tem vivido sugere que uma vitória em casa contra o Sunderland no próximo sábado poderia rapidamente melhorar o clima e calar os críticos. No entanto, Sir Jim Ratcliffe e sua equipe precisam considerar um panorama mais amplo. O treinador, que apresenta a pior porcentagem de vitórias entre todos os treinadores permanentes do United desde a Segunda Guerra Mundial, está se segurando por um fio, tendo conquistado apenas nove vitórias em 35 partidas na Premier League.

A Necessidade de Resultados

Um triunfo sobre um time recém-promovido, como o que ocorreu na vitória por 3 a 2 contra o Burnley antes da pausa de setembro, não deve ser visto como um fator decisivo na decisão da INEOS. A diretoria precisa decidir se dará total apoio a Amorim ou se fará uma mudança antes que o dano se torne irreparável. O técnico português, por sua vez, não tem recebido o suporte necessário de uma equipe que enfrenta dificuldades, e as discussões sobre seu criticado sistema 3-4-3 podem estar ofuscando os repetidos erros individuais que ele tem presenciado.

Desde Altay Bayindir no gol até seu capitão anteriormente confiável, Bruno Fernandes, Amorim não está obtendo a ajuda que precisa. É evidente que algo precisa mudar.

O Desempenho de Bruno Fernandes no Início da Temporada

O início da nova temporada traz um ar de familiaridade, uma vez que Erik ten Hag foi demitido no final de outubro de 2024, deixando o United na 14ª posição na tabela. Esse início desastroso foi acompanhado pelas dificuldades de Fernandes, que não conseguiu se destacar, mesmo após ter assinado um novo contrato naquele verão, após recusar uma proposta do exterior. Nos primeiros jogos, o ex-meia do Sporting CP mostrou-se aquém do esperado, com expulsões contra Tottenham Hotspur e Porto. Seu primeiro gol na temporada só ocorreu após a saída de Ten Hag, com quatro gols em quatro partidas sob o comando do interino Ruud van Nistelrooy.

Mesmo sob a direção de Amorim, Fernandes parecia ter encontrado sua forma apenas com o início do novo ano, e uma expulsão em uma partida contra o Wolverhampton, seguida de uma exibição destacada contra o Liverpool em janeiro, ajudaram a reanimar sua temporada, que culminaria com 38 gols e assistências em todas as competições. Amorim mal reconheceu seu compatriota quando ele saiu de campo após a expulsão desnecessária no Molineux, um momento que pode ter ajudado a motivá-lo a partir de então. Agora, é possível que o treinador precise considerar uma abordagem semelhante.

A Pressão sobre o Capitão

O momento pode ter chegado para o técnico do United, que enfrenta pressão, considerar retirar seu capitão da linha de fogo. Fernandes já perdeu dois pênaltis nesta temporada e não tem se destacado jogando como parte da dupla de meio-campo. Embora tenha marcado gols contra Burnley e Chelsea, o jogador de 31 anos foi culpado por não acompanhar Phil Foden no Etihad e não conseguiu registrar uma assistência até o momento, criando apenas uma "grande chance" na liga, de acordo com o Sofascore.

Estatísticas de Bruno Fernandes na Temporada 2025/2026

  • Jogos: 6
  • Gols: 2
  • Assistências: 0
  • Grandes chances criadas: 1
  • Passes chave (média por jogo): 2.7
  • Precisão de passes (média por jogo): 82%
  • Duelo totais ganhos (média por jogo): 55%
  • Bolas recuperadas (média por jogo): 6.5
  • Posses perdidas (média por jogo): 17.3

A Possibilidade de um Time Sem Fernandes

Enquanto o United e Fernandes evitaram o interesse da Arábia Saudita por ele neste verão, ainda existe a curiosidade sobre como a equipe poderia se comportar sem sua presença. Por que não testar isso contra o Sunderland?

Alternativas para Substituir Fernandes

Retirar seu jogador-chave do time titular pode parecer uma medida drástica, mas se Amorim deseja permanecer fiel à sua estrutura atual, testar diferentes jogadores dentro dela pode ser uma empreitada válida.

A partida de sábado marcará a primeira vez em que Bryan Mbeumo, Matheus Cunha e Benjamin Sesko começarão juntos, e esse trio precisa de tempo para se entrosar e prosperar. Recolocar Fernandes em uma função de número dez apenas desestabilizaria essa dinâmica. A substituição mais óbvia para Fernandes em uma posição de meio-campo mais recuada seria o jovem Kobbie Mainoo, embora ainda existam questionamentos sobre sua capacidade física de se destacar nessa função.

Foi também um passe errado de Mainoo que originou o contra-ataque do Brentford que resultou em uma vitória por 3 a 1, com o jogador de 20 anos não conseguindo conquistar a confiança do novo treinador, apesar de ter se destacado sob a direção de seu antecessor. Com Casemiro provavelmente retornando no lugar do ineficaz Manuel Ugarte, a função de Fernandes poderia ser assumida por Mason Mount, que, embora tenha enfrentado lesões, participou das últimas partidas da liga como jogador reserva.

Embora suas repetidas lesões o tenham tornado um pouco imprevisível, o ex-jogador do Chelsea apresentou um bom desempenho nas três primeiras partidas da liga, tendo começado como parte do trio ofensivo ao lado de Cunha e Mbeumo. No entanto, a falta de um produto final, com apenas quatro gols e duas assistências até o momento pelo United, pode justificar a busca de Mount por um papel mais central no meio-campo.

Descrito como um "monstro de pressão" por Statman Dave, o jogador de 26 anos possui a habilidade e a disposição para cobrir espaço, classificando-se entre os 5% dos meio-campistas ofensivos das cinco principais ligas da Europa em termos de desarmes feitos por 90 minutos, segundo o FBref. Esse potencial ainda não foi plenamente explorado com a camisa do United, mas o vencedor da Liga dos Campeões é um ativo de qualidade em sua melhor forma, tendo sido incluso por Roy Keane em comparações com Paul Scholes durante seu auge no Chelsea.

Amorim tem constantemente elogiado um jogador que descreveu como um "futebolista de verdade", e com o setor do meio-campo enfrentando dificuldades, Mount pode ser a solução que o time precisa. Em um momento tão crítico, não há muito a perder ao experimentar o internacional inglês, desde que não seja na posição de lateral-esquerdo.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies