Início » Superliga dá prazo à Uefa para reformular a Liga dos Campeões

Superliga dá prazo à Uefa para reformular a Liga dos Campeões

por futebolpress
Superliga dá prazo à Uefa para reformular a Liga dos Campeões

Proposta da Superliga para Mudanças na Champions League

Reuniões Secretas

Nos últimos oito meses, a Superliga e a Uefa realizaram uma série de sete reuniões em segredo. A Superliga, que visa reformular a estrutura do futebol europeu, enviou uma proposta final à Uefa, que é a entidade responsável pela organização do futebol no continente. O objetivo da proposta é promover mudanças significativas na Champions League, a principal competição de clubes da Europa.

Principais Alterações Propostas

De acordo com informações divulgadas pelo jornal espanhol "Mundo Deportivo", a principal alteração sugerida pela Superliga é que as 18 primeiras equipes do ranking europeu joguem entre si em um formato que consiste em oito partidas. Essa mudança pretende tornar a competição mais atraente para os torcedores e para as transmissões.

Além disso, os 18 clubes que ocupam as posições do 19º ao 36º no ranking também jogariam entre si, mantendo a tabela de classificação que conta com 36 times. Uma das grandes inovações propostas é que a Champions League passaria a ser transmitida pela plataforma da Superliga. Para isso, a Superliga apresentaria duas opções de plataformas de transmissão: uma gratuita, sustentada por anúncios, e outra baseada em um modelo de streaming pago.

Parceria com a Uefa

Apesar das mudanças significativas que a Superliga pretende implementar, a proposta prevê a continuidade de uma parceria com a Uefa. Importante ressaltar que o formato atual de classificação dos clubes na Champions League não seria alterado. Uma das mudanças mais relevantes na proposta envolve o sistema de classificação, onde o nono colocado do grupo 1 (composto pelas equipes do 1º ao 18º) enfrentaria o time de menor pontuação do grupo 2 (que compreende as equipes do 19º ao 36º).

Avanços nas Fases da Competição

O pareamento no torneio seria baseado na classificação obtida após as oito partidas da fase inicial. Além disso, as oito equipes que se destacarem entre as primeiras colocadas do grupo 1 avançariam automaticamente para as oitavas de final. As 16 equipes que se classificariam para os playoffs contariam com a adição de duas equipes do ranking, que participariam do formato de mata-mata.

A justificativa apresentada para essas mudanças é que elas elevariam o nível das partidas na fase inicial da competição. Ademais, a proposta busca oferecer oportunidades para que clubes considerados de segundo escalão consigam competir e até vencer o torneio, promovendo um maior equilíbrio e competitividade no futebol europeu.

Melhoria nas Relações entre Superliga e Uefa

Nos últimos anos, a relação entre a Superliga e a Uefa tem apresentado melhorias significativas, especialmente em virtude das reuniões que ocorreram entre as duas entidades. Com a proposta agora formalizada e enviada para a sede da Uefa, localizada em Nyon, cabe à entidade tomar uma decisão sobre as mudanças sugeridas.

Neste cenário, o futuro da Champions League poderá ser impactado de maneira substancial, caso a proposta da Superliga seja aceita e implementada.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies