Início » Man City pode lamentar a saída de ‘pesadelo’ para defensores que era seu próprio Wirtz

Man City pode lamentar a saída de ‘pesadelo’ para defensores que era seu próprio Wirtz

por futebolpress
Man City pode lamentar a saída de 'pesadelo' para defensores que era seu próprio Wirtz

A Saída de Kevin De Bruyne e a Busca por um Substituto

Desde que Kevin De Bruyne deixou o Manchester City ao final da última temporada, uma questão tem circulado: quem será o jogador que assumirá seu lugar? Essa tarefa pode parecer impossível, considerando o impacto que o belga teve no Estádio Etihad. Ao longo de 422 jogos pelo clube, De Bruyne marcou 108 gols e deu 177 assistências, de acordo com dados do Transfemarkt. Na temporada 2019/20, ele assistiu 20 gols na Premier League, um feito notável em um ano em que o City não conquistou o título. De Bruyne levantou seis troféus durante suas dez temporadas no clube e venceu a Champions League uma vez.

Jogadores do Manchester City que estão se destacando

Substituir De Bruyne nunca seria uma tarefa fácil, mas alguns jogadores do City têm se destacado nesta temporada.

O jogador do City que se destacou na ausência de De Bruyne

Desde o início, parecia que Phil Foden, o ex-número 17 do City, seria o escolhido para ocupar o lugar deixado por De Bruyne. O jovem prodígio da equipe está desfrutando de uma temporada de renovação após um ano complicado em 2024/25.

O jogador de 25 anos, nascido em Stockport, começou a temporada com grande desempenho. Em cinco jogos, ele já marcou dois gols e deu duas assistências, atuando como um meia ofensivo. Um dos gols foi na partida do Manchester derby contra o rival local, o Manchester United.

Além de Foden, outro jogador que se destacou nesta temporada é o novo reforço Tijani Reijnders, que já contabiliza três assistências e um gol em sete partidas. O lendário atacante da Premier League, Alan Shearer, descreveu o meio-campista holandês como um "pesadelo absoluto" para os adversários, ressaltando que é "difícil acompanhar" seu ritmo quando ele está em plena forma, carregando a bola. Reijnders certamente deixou uma boa impressão no começo de sua carreira no City.

A oportunidade perdida com Florian Wirtz

Apesar das boas atuações de Foden e Reijnders, há outro atacante criativo que já passou pelo Manchester City e que poderia ter causado um grande impacto nesta temporada. Durante sua busca por um substituto para De Bruyne neste verão, a equipe de Pep Guardiola esteve em conversas para contratar Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen. No entanto, ele acabou se transferindo para o Liverpool, o que evidencia a intenção clara do City de contratar um jogador criativo.

Se o Manchester City tivesse conseguido manter Michael Olise, talvez não precisasse se preocupar com a busca por um sucessor para De Bruyne e muito menos pela contratação de Wirtz. É pouco conhecido que o craque francês, que ficou em 30º lugar na disputa pelo Ballon d’Or, passou um breve período na academia do City durante sua adolescência.

Seria um grande golpe para o City ter conseguido reter Olise em sua academia e desenvolvê-lo como um de seus próprios jogadores. Não é segredo o quão talentoso o francês se tornou, tendo consolidado sua posição na seleção nacional após se destacar pelo Bayern de Munique. Após sua transferência significativa do Crystal Palace para o Bayern no verão passado, o atacante nascido em Londres brilhou. Ele disputou 62 jogos em todas as competições pelo clube alemão, marcando 24 gols e dando 26 assistências.

Comparação de Desempenho entre Olise e Wirtz

Olise poderia facilmente ter sido a versão do City de Wirtz. Na última temporada da Bundesliga, ele superou Wirtz em várias métricas importantes. Por exemplo, Olise teve uma média de 1,1 contribuições para gols e criou 3,4 chances por 90 minutos, em comparação com as 0,9 contribuições para gols e 2,2 chances criadas por Wirtz em cada jogo.

Principais Estatísticas de Olise e Wirtz na Bundesliga 24/25

  • Contribuições para Gols (por 90 minutos)

    • Olise: 1.1
    • Wirtz: 0.9
  • Chances Criadas (por 90 minutos)

    • Olise: 3.4
    • Wirtz: 2.2
  • Cruzamentos Completos (por 90 minutos)

    • Olise: 1.4
    • Wirtz: 0.6
  • Taxa de Sucesso em Dribles

    • Olise: 54.14%
    • Wirtz: 50.93%
  • Duelos Vencidos (por 90 minutos)
    • Olise: 7.1
    • Wirtz: 6.2

Esses números criativos mostram claramente como Olise poderia ter sido o próprio Wirtz do City. Como mencionado pelo Rising Stars XI em uma publicação, o francês é um "pesadelo" para os defensores e uma verdadeira máquina de criação de chances, semelhante ao novo astro do Liverpool.

Reflexão sobre a Manutenção de Olise no City

Considerando o contexto mais amplo, o Manchester City pode desejar ter mantido Olise todos aqueles anos atrás, devido à importância que ele teria para ajudar a substituir De Bruyne. Em um único jogador, eles poderiam ter encontrado não apenas o sucessor do belga, mas também a sua própria versão de Wirtz.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies