Início » Rangers devem dispensar Martin em busca de um “técnico de elite” para o futuro.

Rangers devem dispensar Martin em busca de um “técnico de elite” para o futuro.

por futebolpress
Rangers devem dispensar Martin em busca de um "técnico de elite" para o futuro.

Russell Martin Sobrevive como Técnico do Rangers

Russell Martin conseguiu sobreviver mais um dia como treinador do Rangers. No último sábado, a equipe alcançou as quartas de final da Copa da Liga, conseguindo uma vitória de 2 a 0 no estádio Ibrox. No entanto, um derby de Glasgow marcado para o dia 2 de novembro, no Hampden, provavelmente não é o que o clube precisa neste momento.

A Dúvida Sobre o Futuro de Martin

A questão que ainda persiste é: Martin estará no comando até lá? Para evitar se tornar o treinador com menor tempo de serviço na história do Rangers, superando o recorde de Pedro Caixinha, Martin precisaria estar à frente da equipe durante a visita ao Braga, na Liga Europa, marcada para o dia 27 de novembro. Isso parece improvável, considerando que ele ainda não conseguiu vencer uma partida da Premiership em cinco tentativas, deixando a equipe na penúltima posição, à frente da viagem de domingo para Almondvale.

Candidatos a Substitutos de Martin

Portanto, é evidente que a 49ers Enterprises, que assumiu o clube no verão, deve estar considerando possíveis substitutos. A prioridade deve ser encontrar um "treinador de elite" para o futuro, ao invés de focar apenas nos candidatos mais óbvios.

Favoritos para Substituir Russell Martin no Rangers

Desde que ficou claro que Martin não permaneceria por muito tempo em Govan, em meio a protestos generalizados contra ele e o CEO Patrick Stewart, que estiveram presentes durante a vitória sobre o Hibs no último fim de semana, dois candidatos óbvios surgiram, ambos com conexões com Merseyside.

Steven Gerrard é a escolha popular, com muitos torcedores expressando desejo de vê-lo retornar ao Ibrox. Ele gerenciou o clube em 194 partidas entre 2018 e 2021, reestabelecendo o Rangers como uma força no futebol europeu e levando a equipe ao seu único título da Premiership desde 2011, interrompendo a busca do Celtic por dez títulos consecutivos. Um dos principais responsáveis pelo sucesso de Gerrard em Glasgow foi seu então assistente, Michael Beale, que retornou ao Ibrox como treinador em 2022, mas permaneceu apenas 43 partidas antes de ser demitido.

Gerrard e Beale se reuniram brevemente na Arábia Saudita, trabalhando juntos no Al-Ettifaq antes de Gerrard ser demitido de maneira abrupta em janeiro. Assim, a pergunta que fica é: será que os 49ers conseguirão reunir a dupla novamente? O outro candidato em destaque é Sean Dyche, que também está sem trabalho desde janeiro, após ser dispensado pelo Everton no início deste ano.

A Experiência de Sean Dyche

Dyche, que tem um histórico considerável como treinador, tendo comandado 557 partidas, das quais 332 foram na Premier League, é certamente um dos técnicos mais experientes que o Rangers poderia atrair. Ele já demonstrou habilidade em extrair o melhor de suas equipes, algo que o atual ocupante do cargo no Ibrox não está conseguindo fazer. No entanto, ao invés de optar por uma escolha segura, o Rangers deveria ser ousado e nomear um "treinador de elite" que está atualmente desempregado.

O Sucessor dos Sonhos para Russell Martin

Em entrevista ao Daily Mail, Jordi Cruijff, filho do lendário Johan, afirmou que "todos os melhores treinadores foram meio-campistas", uma afirmação apoiada por um estudo da The Athletic, que constatou que quase metade dos treinadores com um histórico profissional de jogador foram meio-campistas. Um dos homens que busca reforçar esse estereótipo é Michael Carrick, que já foi cogitado para substituir Gerrard no cargo em 2021.

Carrick passou 12 anos no Manchester United como jogador e se aposentou em 2018. Ele trabalhou sob a direção de José Mourinho e, em seguida, de Ole Gunnar Solskjær como assistente, sendo colocado no comando interino durante três partidas em 2021, onde supervisionou vitórias sobre Villarreal e Arsenal, além de um empate com o Chelsea no Stamford Bridge. Após sua saída do Old Trafford, Carrick voltou para o Nordeste, sua região natal, sendo nomeado treinador do Middlesbrough em outubro de 2024. Como consta na tabela abaixo, seu tempo no Teesside foi, em geral, bastante bem-sucedido.

Desempenho de Carrick no Middlesbrough

EstatísticasCarrick
Partidas136
Vitórias63
Empates24
Derrotas49
Gols marcados220
Gols sofridos177
Classificação 22/23
Classificação 23/24
Classificação 24/2510º
Melhor desempenho na EFL CupSemifinais

Conforme destacado na tabela, Carrick levou o Boro para os playoffs do Campeonato em sua primeira temporada, após assumir o time na 21ª posição, antes de ser derrotado por 1 a 0 pelo Coventry City nas semifinais. Ele também os guiou até as semifinais da EFL Cup, vencendo o Chelsea por 1 a 0 no primeiro jogo, mas a equipe terminou em oitavo lugar e décimo na liga, resultando em sua demissão e sendo substituído por Rob Edwards durante o verão, que começou muito bem, com o Middlesbrough atualmente liderando a tabela.

Entretanto, Carrick recebeu muitos elogios, sendo rotulado como um futuro "treinador de elite" por um analista. Jack Manship, da Total Football Analysis, elogiou seu estilo de jogo "chamativo", destacando a "organização" do Boro e sua capacidade de atacar rapidamente. Enquanto isso, Solskjær apoiou Carrick para ser um dia o treinador do Manchester United, descrevendo-o como um "vencedor" e prevendo que ele se tornará um treinador de alto nível em breve. Portanto, enquanto Carrick estiver sem trabalho, o Rangers certamente deve fazer tudo ao seu alcance para convencê-lo a assumir o comando em Glasgow, tendo já apostado com sucesso em Gerrard em 2018, quando ele também era um novato, e a contratação de um jovem treinador com ideias novas é, sem dúvida, o que a equipe precisa neste momento.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies