Início » Emery precisa deixar Rogers de lado e liberar talento do Aston Villa que é “como um Bernardo”

Emery precisa deixar Rogers de lado e liberar talento do Aston Villa que é “como um Bernardo”

por futebolpress
Emery precisa deixar Rogers de lado e liberar talento do Aston Villa que é "como um Bernardo"

Aston Villa enfrenta dificuldades no ataque

No último domingo, na quinta tentativa, o Aston Villa conseguiu marcar um gol na Premier League pela primeira vez nesta temporada, graças a um chute potente de Matty Cash no Stadium of Light.

No entanto, esse feito não foi suficiente para a equipe Claret e Blue conquistar sua primeira vitória na temporada, uma vez que o Sunderland empatou logo em seguida, mesmo jogando com apenas dez jogadores por cerca de uma hora. O próximo desafio do time de Unai Emery será a estreia na Europa League, quando receberá os vencedores da Coppa Italia, o Bologna, no Villa Park, com a expectativa de repetir a vitória por 2 a 0 que obtiveram contra os Rossoblù na Liga dos Campeões há 11 meses.

A busca por gols

Para isso, o Aston Villa precisará encontrar uma maneira de marcar gols, tendo conseguido apenas dois em seis jogos até agora em todas as competições. Por essa razão, Unai Emery deve considerar liberar seu reforço de verão, que se assemelha a Bernardo Silva, para ajudar a melhorar a situação ofensiva da equipe.

As dificuldades de Morgan Rogers

A temporada passada foi marcante para Morgan Rogers, que teve uma performance destacada, anotando impressionantes 14 gols e fornecendo 16 assistências em todas as competições. Em reconhecimento ao seu desempenho, ele foi nomeado o Jogador Jovem do Ano da PFA, tornando-se apenas o quinto jogador do Aston Villa a conquistar esse prêmio, após Andy Gray (1977), Gray Shaw (1981), Ashley Young (2009) e James Milner (2010).

Entretanto, nesta temporada, Rogers ainda não conseguiu registrar nenhum gol ou assistência em seis partidas, aparentemente lutando para recuperar a confiança. Em entrevista à Sky Sports, Rogers admitiu: “Eu posso ter sido uma surpresa no ano passado, mas agora as pessoas sabem sobre mim e sobre meu jogo”, acrescentando que “eles tentam me parar… tem sido difícil”.

Diante das dificuldades contínuas do Aston Villa em marcar gols, seria sensato que Emery tentasse uma abordagem diferente quando o Bologna visitar Birmingham na próxima quinta-feira. Portanto, ele deveria considerar fazer uma mudança ousada em sua escalação.

Quem Unai Emery deve escalar no lugar de Morgan Rogers

Após um verão de frustrações devido a restrições financeiras, o Aston Villa fez um esforço considerável no último dia de transferência, adquirindo Victor Lindelöf, Jadon Sancho e, mais notavelmente, Harvey Elliott. Este último chegou do Liverpool inicialmente por empréstimo, mas com uma opção de compra de £35 milhões, após se destacar no Campeonato Europeu sub-21, onde marcou cinco gols e ajudou a Inglaterra a reter o título na Eslováquia, sendo nomeado o melhor jogador do torneio.

Na época de sua estreia pelo Fulham contra o Wolverhampton em maio de 2019, Elliott se tornou o jogador mais jovem da história da Premier League. Ele passou seis anos no Liverpool, sem nunca ser considerado um titular regular, o que é evidenciado pelo fato de que 78 de suas 149 aparições pelos Reds foram como substituto. Agora, com apenas 22 anos, ele se transferiu para o Aston Villa com a intenção de se tornar um jogador regular da equipe titular, embora ainda não tenha começado uma partida da liga com a camisa claret e azul, esse cenário deve mudar em breve.

Elliott teve um impacto imediato em seu novo clube, tornando-se o primeiro jogador do Aston Villa a marcar um gol nesta temporada, ao abrir o placar contra o Brentford na EFL Cup na última terça-feira, embora a equipe tenha sido eliminada nos pênaltis em West London. Suas estatísticas do mencionado Campeonato Europeu sub-21 reforçam seu potencial.

Estatísticas de Harvey Elliott – Campeonato Europeu Sub-21

EstatísticaElliott
Gols5
Classificação de gols
Chutes20
Classificação de chutes
Chutes no alvo7
Classificação de chutes no alvo
Grandes chances perdidas3
Classificação de grandes chances perdidas
Passes decisivos10
Classificação de passes decisivos
Total de passes230
Classificação de total de passes
Média de classificação no SofaScore7.53

*Nota: Estatísticas de jogadores com no mínimo 5 aparições; classificação entre os meio-campistas apenas.

Conforme destacado na tabela, Elliott foi fundamental para a Inglaterra como uma força ofensiva durante o torneio de verão, com apenas Nick Woltemade, novo reforço do Newcastle, marcando mais gols, enquanto Mathys Tel, do Tottenham, registrou mais chutes no alvo, ambos sendo atacantes. O comentarista da Sky Sports, Gary Neville, afirmou que o jogador inglês é "como um Bernardo [Silva]", devido à sua habilidade de "controlar o jogo a partir de uma área mais ampla", elogiando sua "capacidade técnica". O ex-atacante do Liverpool, Neil Mellor, também o chamou de "jovem talento especial". Dada a falta de ameaça de gols do Aston Villa até agora, é essencial que a equipe encontre espaço para Elliott em sua escalação, idealmente como uma figura central, o que poderia levar Rogers ao banco de reservas.

Desempenho do Bologna

Os visitantes do Aston Villa na quinta-feira, o Bologna, perderam ambas as partidas fora de casa nesta temporada, sendo derrotados por 1 a 0 tanto pela Roma quanto pelo AC Milan na Serie A. Além disso, os Rossoblù não conquistaram uma vitória em solo inglês desde que derrotaram o West Bromwich Albion na Inter-Cities Fairs Cup há 58 anos. Portanto, este é um jogo que o especialista em Europa League, Emery, deve ver como uma oportunidade de vitória, mas, como é evidente, sua equipe precisará marcar um gol para alcançar esse objetivo, e incluir Elliott na escalação inicial pode ser sua melhor chance de conseguir isso.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies