Início » Mohamed Salah mereceu o prêmio mais do que Ousmane Dembélé?

Mohamed Salah mereceu o prêmio mais do que Ousmane Dembélé?

por futebolpress
Mohamed Salah mereceu o prêmio mais do que Ousmane Dembélé?

Ousmane Dembélé: A Reconquista

O jogador Ousmane Dembélé não conseguiu conter as emoções ao agradecer sua família após conquistar o Ballon d’Or de 2025. Sua trajetória é marcada pela resiliência, sendo um jovem talento que esteve à beira do fracasso devido a lesões e a uma transferência para o Barcelona que não se concretizou como esperado. Contudo, ele se reergueu e agora ocupa o topo do futebol após uma impressionante remontada no Paris Saint-Germain (PSG).

A Temporada Brilhante de Dembélé

Apesar das opiniões sobre aqueles que não foram agraciados com o prêmio, isso não diminui a história do francês. Ninguém poderia ter previsto o gênio do novo falso nove de Luis Enrique, exceto o próprio treinador do PSG. Dembélé renasceu. Um jogador que anteriormente não marcava gols suficientes transformou-se em um atleta que não conseguia parar de balançar as redes. Ao final da partida que culminou na vitória do PSG por 5 a 0 sobre o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões, Dembélé contabilizava 35 gols e 16 assistências em todas as competições, sendo sete dessas contribuições na fase de eliminação direta da competição europeia. Não há muitos que tenham desfrutado de uma temporada melhor do que o ex-jogador do Barcelona. A France Football acredita que nenhum atleta teve desempenho superior.

A Classificação dos Outros Jogadores

Lamine Yamal ficou com o segundo lugar. Ele é o jovem talento que Dembélé já foi e muito mais, mas teve que aguardar antes que sua era de domínio começasse. Por outro lado, Vitinha surpreendeu muitos ao terminar em terceiro lugar. O talentoso meio-campista desempenhou um papel fundamental ao lado de Dembélé na conquista do triplete do PSG na temporada anterior e conquistou seu espaço entre os melhores do mundo após anos de dificuldades no Wolverhampton Wanderers.

Mohamed Salah, por sua vez, ficou em quarto lugar. Sim, quarto. O egípcio, que não foi nomeado na temporada anterior, não conseguiu sequer chegar ao pódio após um ano que muitos acreditam que merecia a conquista do prêmio.

Por Que Salah Foi Prejudicado no Ballon d’Or

Como mencionado, não há muitos jogadores que tenham desfrutado de uma temporada melhor do que Dembélé, mas Salah o fez. O egípcio fez história na Premier League ao registrar mais participações em gols do que qualquer outro jogador na história de uma temporada de 38 jogos e até igualou o recorde estabelecido por Alan Shearer, que precisou de 42 jogos para alcançá-lo. Em termos simples, Salah foi imparável.

Estatísticas da Temporada 2024/25

Aparições

  • Salah: 52
  • Dembélé: 53

Gols

  • Salah: 34
  • Dembélé: 35

Assistências

  • Salah: 23
  • Dembélé: 16

As redes sociais do Ballon d’Or revelaram os critérios para a conquista do prêmio antes da cerimônia, afirmando que desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante, desempenhos e conquistas coletivas, classe e fair play decidiriam as classificações.

Daniel Sturridge comentou em fevereiro de 2025: "Estamos falando do Ballon d’Or agora. Se não estamos falando do Ballon d’Or para Mohamed Salah agora, então isso está fora de controle."

Com base nas métricas mencionadas, parece absurdo que Salah tenha terminado fora do top três. O único jogador que se aproximou de seu desempenho foi, de fato, Dembélé, que merecia estar lado a lado com o egípcio, e não a uma distância considerável dele.

Onde Salah Perdeu Votos para o Ballon d’Or

Eventualmente, Salah olhará para o confronto entre Liverpool e PSG como o ponto de virada para a disputa do Ballon d’Or. Mais uma vez, com razão ou não, a Liga dos Campeões teve prioridade sobre qualquer outra coisa na mente da France Football. Uma disputa de pênaltis entre duas das melhores equipes do mundo, que se encontraram nas oitavas de final, desempenhou um papel significativo na vitória de Dembélé e na exclusão de Salah.

Esse é um ponto em que o prêmio apresenta falhas. É da natureza humana inclinar-se para o que é mais recente, mas aqueles que votam no vencedor do Ballon d’Or devem considerar a temporada como um todo, em vez de apenas os meses finais antes da cerimônia. Salah caminhava em direção ao seu trono na primeira metade da campanha, tendo registrado 30 participações em gols na Premier League até janeiro. Enquanto isso, Dembélé ainda estava em processo de adaptação, com apenas 13 participações em gols na liga e apenas oito gols marcados. Isso estava longe de ser digno do Ballon d’Or. Agora sabemos que a genialidade de Enrique rapidamente desbloqueou o melhor do francês, mas foi Salah quem parecia estar a caminho do famoso prêmio.

De forma alguma Salah interrompeu sua boa fase, somando mais 17 participações em gols antes do fim da temporada da Premier League. No entanto, em algum momento do caminho, o brilho do troféu da Liga dos Campeões do PSG ofuscou a história que Salah havia criado.

PSG Lança a Festa da Champions League

Por ora, o Rei Egípcio de Liverpool é forçado a aguardar seu momento de consagração no maior palco do futebol. Se esse momento chegará é agora a grande questão. Se isso não acontecer, Salah, sem dúvida, se juntará a grandes nomes como Andrés Iniesta e Thierry Henry como um dos maiores jogadores que, de alguma forma, não conseguiram conquistar o prêmio.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies