Início » Rodgers pode substituir Hatate por jovem promessa de 18 anos do Celtic

Rodgers pode substituir Hatate por jovem promessa de 18 anos do Celtic

por futebolpress
Rodgers pode substituir Hatate por jovem promessa de 18 anos do Celtic

Celtic Avança para as Semifinais da Copa da Liga

O Celtic garantiu sua vaga nas semifinais da Copa da Liga no domingo, após uma impressionante vitória por 4 a 0 sobre o Partick Thistle, em partida realizada fora de casa, no estádio Firhill. A equipe, conhecida como Hoops, teve uma atuação tranquila, superando o adversário da segunda divisão, que não compete na Premiership escocesa há sete anos, com quatro jogadores diferentes anotando gols.

Destaques da Partida

Os jogadores Hyun-jun Yang, Liam Scales, Sebastian Tounekti e Luke McCowan marcaram os gols, e Tounekti se destacou mais uma vez. O atleta, que foi contratado do Hammarby durante a janela de transferências de verão, chamou a atenção na partida anterior contra o Kilmarnock, ao criar quatro oportunidades de gol (de acordo com o Sofascore), e teve um papel fundamental no primeiro gol contra o Partick Thistle, ao fornecer um passe para Benjamin Nygren, antes de marcar seu primeiro gol pelo clube.

Esperanças de Brendan Rodgers

Brendan Rodgers, treinador do Celtic, espera que essa vitória convincente proporcione à sua equipe a confiança necessária para iniciar a fase de grupos da Europa League com um bom desempenho na partida contra o Red Star Belgrado, que ocorrerá na noite de quarta-feira. Contudo, um jogador que precisa melhorar seu desempenho nas próximas semanas, após uma sequência de atuações abaixo do esperado, é o meio-campista Reo Hatate.

A Necessidade de Reo Hatate

O internacional japonês teve uma apresentação razoável contra o Partick Thistle, uma equipe da Championship, mas sua performance não foi suficiente para compensar exibições recentes que deixaram a desejar. O rendimento de Hatate não tem correspondido aos padrões que ele mesmo estabeleceu durante sua trajetória no Celtic, especialmente em relação aos jogos das eliminatórias da Liga dos Campeões contra o Kairat.

Naquela ocasião, o Celtic não conseguiu se qualificar para a fase de grupos da competição, sofrendo uma eliminação nos pênaltis após empates sem gols em duas partidas. A falta de contribuições de Hatate, tanto com a posse de bola quanto sem ela, teve um papel importante nesse resultado.

Desempenho de Hatate contra o Kairat

Primeira Mão

  • Minutos: 90
  • Chutes no gol: 1
  • Precisão de passes: 84%
  • Grandes chances criadas: 0
  • Duelos vencidos: 0/8
  • Faltas cometidas: 3
  • Posse de bola perdida: 16x

Segunda Mão

  • Minutos: 105
  • Chutes no gol: 0
  • Precisão de passes: 68%
  • Grandes chances criadas: 1
  • Duelos vencidos: 3/15
  • Faltas cometidas: 4
  • Posse de bola perdida: 25x

As estatísticas demonstram que Hatate foi excessivamente ineficiente com a bola nos pés e fraco nas disputas, perdendo a maioria dos duelos em ambas as partidas. O jogador de 27 anos também não conseguiu marcar nenhum gol ou criar uma "grande chance" para a equipe em suas últimas duas aparições na Premiership, o que evidencia sua dificuldade em desempenhar um papel efetivo recentemente, além de sua performance contra um adversário de menor expressão.

Hatate anotou dez gols e criou 14 "grandes chances" para seus companheiros durante a temporada 2024/25 na Premiership, conforme registrado pelo Sofascore. No entanto, ele não tem conseguido manter o mesmo nível de consistência nas finalizações nesta temporada. Isso explica a necessidade de Hatate se destacar para o Celtic, pois ele possui o potencial para ser um jogador excepcional no meio-campo, dada sua capacidade em momentos decisivos.

Possíveis Mudanças na Escalação

Se Hatate não conseguir recuperar a forma que sua produção na temporada passada demonstrou que ele é capaz de apresentar, Rodgers pode considerar a possibilidade de deixá-lo fora da equipe titular por algum tempo. A ascensão de Colby Donovan, que tem iniciado as últimas duas partidas como lateral-direito, evidencia que o treinador está disposto a dar chances aos talentos da academia, caso eles estejam prontos para serem incluídos na equipe principal.

Com isso em mente, Rodgers poderia encontrar a próxima versão de Donovan, que tem se mostrado um jogador sólido em suas últimas atuações, pela confiabilidade defensiva e pela calma com a posse de bola, ao promover Sean McArdle como substituto de Hatate na equipe titular.

Sean McArdle Como Alternativa

O treinador também dispõe de outras opções para o meio-campo, incluindo o reforço de peso Arne Engels, que foi contratado por £11 milhões do Augsburg no verão passado, além de Luke McCowan e Paulo Bernardo. No entanto, o sucesso moderado de Donovan, que venceu cinco de seus nove duelos e teve 101 toques na bola (segundo o Sofascore) na partida contra o Kilmarnock, pode inspirar o técnico a olhar novamente para a base.

McArdle não é um completo desconhecido do futebol profissional no Parkhead. Rodgers recompensou seu bom desempenho na equipe B com duas aparições no time principal na Premiership ao final da temporada 2024/25. O jovem jogador de 18 anos fez sua estreia como profissional aos 17 anos, entrando como substituto em uma vitória por 3 a 1 contra o Hibernian.

Desempenho de McArdle

Primeira Mão

  • Minutos: 8
  • Passes completados: 8/8
  • Passes-chave: 0
  • Dribles completados: 0
  • Duelo vencidos: 1/2
  • Posse de bola perdida: 1x

Segunda Mão

  • Minutos: 9
  • Passes completados: 11/12
  • Passes-chave: 1
  • Dribles completados: 1
  • Duelo vencidos: 1/1
  • Posse de bola perdida: 1x

As estatísticas revelam que o jovem talento perdeu a posse de bola apenas duas vezes durante seus 17 minutos de jogo, além de ter criado uma chance para a equipe. O desempenho de McArdle nas categorias de base do Celtic também sugere que ele pode trazer a ameaça de gol que Hatate oferece quando está em sua melhor forma, tendo anotado sete gols em 53 partidas, conforme informações do Transfermarkt.

O jovem escocês também marcou em ambas as suas aparições na Challenge Cup nesta temporada, conforme registrado pelo Sofascore, incluindo um gol contra o Alloa Athletic no início deste mês. Esses dados indicam que ele pode oferecer uma ameaça no ataque, acompanhada de uma boa capacidade de posse de bola, como demonstrado pela precisão de passes em suas duas primeiras partidas pelo time principal.

McArdle não se deixou intimidar pelas circunstâncias enfrentadas nas partidas contra Hibernian e Aberdeen, mostrando classe com a bola em ambas as ocasiões. Isso sugere que ele possui a mentalidade necessária para dar o próximo passo e se tornar uma alternativa viável a Hatate, que tem apresentado um desempenho abaixo do esperado recentemente.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies