A Premiação da Bola de Ouro 2024/2025
A Bola de Ouro, a principal premiação individual no futebol mundial, terá seus vencedores anunciados nesta segunda-feira, 22 de outubro, a partir das 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. Organizada pela revista France Football, a cerimônia reconhecerá os melhores jogadores, treinadores, goleiros, revelações e clubes do mundo, com base nos votos de jornalistas selecionados para compor o júri.
Destaque para o Melhor Jogador do Mundo
O prêmio de melhor jogador do mundo é o grande destaque da cerimônia. A lista de indicados conta com 30 nomes, e Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, é apontado como o favorito para conquistar a Bola de Ouro nesta edição. A imprensa francesa considera a vitória do atacante como certa, embora exista a possibilidade de que outros candidatos possam surpreender e, com o voto dos jornalistas, possam "roubar" a vitória do francês.
Raphinha e Lamine Yamal, ambos jogadores do Barcelona, também se preparam para a disputa, utilizando o resultado da Bola de Ouro de 2024 para alavancar suas candidaturas. No ano anterior, Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, era amplamente esperado como vencedor, mas acabou surpreendido pela vitória de Rodri, do Manchester City. Como resposta, a delegação do Real Madrid optou por não comparecer à cerimônia em um ato de boicote.
Lamine Yamal, além de se colocar como um dos possíveis vencedores da Bola de Ouro, está cotado para receber o Troféu Kopa este ano. Este prêmio é destinado ao melhor jogador sub-21 do mundo. Com apenas 18 anos, o atacante espanhol se destaca pelo desempenho na última temporada, na qual conquistou tanto o Campeonato Espanhol quanto a Copa do Rei pelo Barcelona, além de seus números individuais que o projetam como um forte candidato ao troféu.
O Júri e os Critérios de Votação
O júri da premiação é composto por 100 jornalistas, selecionados pela revista a partir dos 100 países que se destacam no ranking da FIFA. Para participar da votação, cada jornalista deve apresentar uma lista com os dez nomes que devem necessariamente estar entre os 30 indicados ao prêmio, organizados em ordem decrescente de mérito. A soma dos pontos recebidos por cada jogador irá definir o vencedor e o melhor jogador do mundo em 2025.
Na hora de votar, os jornalistas devem levar em consideração três critérios fundamentais:
- Desempenho individual
- Desempenho coletivo e conquistas da equipe
- Classe e fair play
Melhor Jogadora Feminina
Na segunda principal categoria da noite, a disputa pelo título de melhor jogadora feminina deve se concentrar em três nomes de destaque: as espanholas Alexia Putellas e Aitana Bonmatí, ambas do Barcelona, e a inglesa Alessia Russo, que foi o grande destaque do Arsenal na última temporada.
Alessia Russo, com apenas 19 anos, possui a seu favor o título conquistado na final da Champions League Feminina, onde seu time venceu o Barcelona. Com isso, ela pode interromper a hegemonia da dupla espanhola, que tem dominado a premiação desde 2021, com cada uma delas conquistando dois títulos, sendo que Bonmatí venceu na última temporada.
A premiação da Bola de Ouro foi estabelecida pela France Football em 2018. Além das três candidatas europeias, a brasileira Marta, que também está indicada nesta edição, se destaca como um quarto nome relevante. Em sua carreira, Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, mas nunca conseguiu vencer a premiação da revista francesa.
Favoritos nas Demais Premiações
Além dos prêmios de melhores jogadores do mundo, a France Football concede outros seis títulos nesta cerimônia, que são:
- Melhor treinador (masculino e feminino)
- Troféu Kopa (melhor sub-21 masculino e feminino)
- Troféu Yashin (melhor goleiro masculino e feminino)
- Melhor clube do mundo (masculino e feminino)
O Brasil está representado nas categorias de melhor técnico do futebol feminino, com Arthur Elias, da seleção brasileira, e na categoria de melhor clube do mundo no masculino, com o Botafogo. No entanto, a tendência é que nenhum dos dois vença suas respectivas premiações nesta noite.
Para a categoria de melhor treinador, Luis Enrique, do Paris Saint-Germain, e Renée Slegers, do Arsenal, são apontados como favoritos nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Em relação ao prêmio de melhor clube do mundo, a expectativa é de que o PSG, clube local, seja premiado pelos seus feitos já mencionados nesta temporada.
No Troféu Kopa, além de Lamine Yamal, a colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid, e a espanhola Vicky Lopez, do Barcelona, apresentam leve favoritismo em relação aos demais indicados. Por fim, no Troféu Yashin, Gianluigi Donnarumma, atualmente no Manchester City, é um forte candidato à conquista, apoiado pelos mesmos motivos que favorecem Dembélé. O goleiro dominou o cenário do futebol europeu na última temporada, durante sua passagem pelo Paris Saint-Germain.