Estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a seleção da Holanda não conseguiu mais que um empate em sua partida contra a Polônia, realizada em Rotterdam, com o placar final de 1 a 1.
Início Forte da Holanda
A equipe anfitriã começou a partida de maneira forte e dominante, buscando impor seu ritmo e pressionar o adversário. A primeira ameaça ao gol polonês ocorreu aos 12 minutos, quando Tijjani Reijnders fez um chute que acertou a trave. No rebote, Denzel Dumfries tentou um novo chute com força, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.
No minuto seguinte, foi a vez de Cody Gakpo quase abrir o placar, com um chute enganoso que, à primeira vista, parecia fácil para o goleiro Lukasz Skorupski, mas que foi defendido de forma milagrosa no último instante.
Pressão Contínua
Dumfries voltou a testar a defesa da Polônia com um cabeceio no segundo poste, que exigiu uma boa intervenção do goleiro. Após a defesa, a bola desviou em Nicola Zalewski, acertando caprichosamente a trave, antes que o goleiro finalmente conseguisse segurar a bola.
Depois de várias tentativas ofensivas, o jogador do Inter finalmente conseguiu abrir o placar para a Holanda. Memphis Depay cobrou um escanteio para o segundo poste, onde Dumfries apareceu para cabecear para o gol vazio, após uma leitura equivocada do goleiro polonês.
Primeira Ameaça Polonesa
A seleção visitante só teve seu primeiro momento ofensivo após mais de 30 minutos de jogo, com uma jogada individual de Piotr Zielinski. O meia polonês driblou Ryan Gravenberch e arriscou um chute que passou próximo ao gol, mas não conseguiu levar perigo real ao goleiro da Holanda.
Tentativas da Polônia no Segundo Tempo
No segundo tempo, a Polônia tentou mostrar seu valor e logo no início teve uma boa oportunidade de empatar. No entanto, Matty Cash interpretou mal a jogada e optou por um chute sem direção, que não representou uma ameaça concreta. A partir desse momento, a Laranja Mecânica controlou completamente o jogo, criando diversas chances perigosas.
As coisas se tornaram ainda mais desafiadoras para a seleção polonesa quando Robert Lewandowski teve que ser substituído devido a problemas físicos, o que afetou a dinâmica da equipe.
O Gol de Empate
Xavi Simons esteve perto de aumentar a vantagem da Holanda, após um perigoso chute já dentro da área. Contudo, em um desenrolar inesperado e contra o fluxo da partida, a Polônia conseguiu o empate através de um chute forte de Matty Cash, que não deu chances ao goleiro holandês.
Empate Final
Apesar de algumas oportunidades para ambas as seleções, o empate se manteve até o apito final. Assim, as duas equipes iniciaram esta fase de qualificação dividindo os pontos. Em outro jogo do grupo, Lituânia e Malta também empataram com o mesmo placar, com os lituanos marcando o gol de empate nos acréscimos da partida.