Preparativos para a Liga dos Campeões
Com a aproximação da primeira partida do Tottenham Hotspur na Liga dos Campeões desta temporada, que será contra o Villarreal no final deste mês, o treinador do Spurs, Thomas Frank, definiu sua lista de jogadores para a fase de grupos, que conta com algumas ausências notáveis. Após conquistar seu primeiro grande troféu em 17 anos, ao vencer a Liga Europa em maio, o Tottenham garantiu sua participação na competição mais prestigiada da Europa, apresentando uma boa chance de avançar para as fases eliminatórias.
Sorteio da Fase de Grupos
O sorteio da fase de grupos foi favorável ao Tottenham, com a exceção do atual campeão europeu, Paris Saint-Germain, que os Spurs conhecem bem após a derrota nas penalidades na final da Supercopa da UEFA. O Tottenham terá um reencontro com os noruegueses do Bodo/Glimt, meses após vencê-los nas semifinais da Liga Europa, além de enfrentar o Eintracht Frankfurt, que também foi eliminado pelo Tottenham durante a caminhada para a histórica noite em Bilbao.
Jogos do Tottenham na Liga dos Campeões – Fase de Grupos
Datas e Oponentes
- Villarreal (casa): 16 de setembro
- Bodo/Glimt (fora): 30 de setembro
- Monaco (fora): 22 de outubro
- FC Copenhagen (casa): 4 de novembro
- PSG (fora): 26 de novembro
- Slavia Prague (casa): 9 de dezembro
- Borussia Dortmund (casa): 20 de janeiro
- Eintracht Frankfurt (fora): 28 de janeiro
Decisões Difíceis e Ausências Notáveis
Em preparação para sua primeira campanha de volta à Liga dos Campeões desde a era de Antonio Conte, Frank teve que tomar algumas decisões importantes sobre quais jogadores fariam parte da lista A para os confrontos da fase de grupos. Durante a janela de transferências de verão, o Tottenham enfrentou dificuldades devido à falta de jogadores para preencher a cota de "formados localmente", o que poderia resultar na necessidade de registrar um número menor de jogadores e até mesmo levou o clube a considerar a recontratação de Kyle Walker-Peters em um determinado momento. Apesar de algumas informações sugerirem que o Tottenham era o favorito para contratar Walker-Peters como uma opção viável na Europa, o lateral-direito acabou se transferindo para o West Ham em um contrato sem custos.
Regras da UEFA e Impacto na Seleção
As regras da UEFA afirmam: "Se um clube tiver menos de oito jogadores formados localmente em sua Lista A, o número máximo de jogadores que podem ser registrados nesta lista é reduzido proporcionalmente." A escassez de jogadores formados localmente levou Frank a deixar de fora um número considerável de jogadores, incluindo alguns nomes de destaque.
Jogadores Omitidos
O Tottenham confirmou sua lista para a Liga dos Campeões, com Frank optando por não incluir dois reforços da temporada de verão e o meio-campista Yves Bissouma, que está vinculado a uma saída iminente para a Arábia Saudita ou Turquia nos próximos dias.
De fato, Kota Takai foi contratado pelo Tottenham por um recorde de £5 milhões da J-League durante a janela de transferências, mas não fará parte da lista, assim como Mathys Tel, que assinou com os londrinos por uma quantia reduzida de £30 milhões, vindo do Bayern de Munique. Além disso, o trio lesionado composto por James Maddison, Dejan Kulusevski e Radu Dragusin, que estão longe dos gramados se recuperando de suas respectivas lesões, também ficou de fora da seleção feita por Frank.
Lista Completa do Elenco
- Goleiros: Guglielmo Vicario, Antonin Kinsky, Brandon Austin.
- Defensores: Kevin Danso, Destiny Udogie, Cristian Romero, Pedro Porro, Djed Spence, Ben Davies, Micky van de Ven.
- Meio-campistas: Joao Palhinha, Xavi Simons, Archie Gray, Lucas Bergvall, Mohammed Kudus, Brennan Johnson, Wilson Odobert, Pape Matar Sarr, Rodrigo Bentancur.
- Atacantes: Richarlison, Dominic Solanke, Randal Kolo Muani.