Mutinos em Campo
O Crystal Palace enfrentou um desafio significativo ao empatar em uma partida na Bósnia. Embora o resultado não tenha sido desastroso – já que, na próxima semana, o Palace receberá o HŠK Zrinjski Mostar para o segundo jogo da fase de playoffs da Liga Conferência – essa foi apenas a primeira vitória em 15 jogos para o técnico Oliver Glasner. O seu nome ecoou entre os gritos por mudanças vindos da torcida, que estava confinada em um setor limitado. A situação dos torcedores reflete o clima atual no clube, com a equipe apresentando um desempenho distante do que já foi, parecendo estar próxima de um desfecho.
Despedidas e Expectativas
Marc Guehi já não faz mais parte do elenco. A saída de Glasner ao final da temporada é certa, levando consigo jogadores como Daichi Kamada e Jean-Philippe Mateta. Entretanto, o presidente Steve Parish tem buscado reforços, mas a situação de Brennan Johnson é preocupante. Isso ficou evidente mais uma vez na partida pela Liga Conferência.
O Difícil Início de Brennan Johnson no Palace
Quando Brennan Johnson deixou o Tottenham Hotspur e assinou com o Crystal Palace em um contrato de £35 milhões no mês passado, isso representou o início de uma nova fase para o jogador galês, que é considerado perigoso e dinâmico, mas que se encontrou em uma fase ruim durante seu tempo no Spurs. No entanto, velhos hábitos são difíceis de deixar para trás, e o atleta de 24 anos ainda não conseguiu se livrar das atuações apagadas que marcaram sua saída do norte de Londres.
Após nove jogos, o internacional galês ainda não marcou nenhum gol ou forneceu assistências, além de não ter apresentado atuações fortes, com os torcedores aguardando ansiosamente para ver o jogador versátil que anotou 18 gols pelo Tottenham na última temporada, incluindo o gol da vitória contra o Manchester United na final da Liga Europa. Na partida contra o Zrinjski, Johnson fez parte de um ataque ineficaz e sem pontaria, incapaz de criar um fluxo de jogo para Jorgen Strand Larsen, que teve uma atuação esforçada, fazendo assistência, mas sem conseguir finalizar ao gol.
Avaliação dos Jogadores do Crystal Palace contra o Zrinjski
- Dean Henderson (GK): 6/10
- Chris Richards (CB): 6/10
- Maxence Lacroix (CB): 6/10
- Chadi Riad (CB): 5/10
- Daniel Munoz (RM): 6/10
- Adam Wharton (CM): 5/10
- Daichi Kamada (CM): 6/10
- Borna Sosa (LM): 4/10
- Ismaila Sarr (RW): 7/10
- Brennan Johnson (LW): 4/10
- Jorgen Strand Larsen (CF): 7/10
Johnson, por sua vez, perdeu a posse da bola nove vezes enquanto teve apenas 26 toques na partida, desviando do lado do campo para posições centrais sem deixar sua marca.
Expectativas em Relação a Johnson
Há grandes expectativas em relação ao potencial futuro de Johnson, com a possibilidade de que ele possa se tornar um jogador ofensivo mais eficaz para o Crystal Palace. Contudo, ele ainda não atingiu esse patamar. Entretanto, não foi ele o único reforço recente que decepcionou na Bósnia, já que outro jogador parece ter se mostrado um investimento malsucedido.
O Fracasso do Palace que Superou Johnson
O Crystal Palace ainda é considerado favorito para avançar para a próxima fase, mantendo viva sua aventura europeia. Contudo, melhorias são urgentes, pois a era vitoriosa de Glasner corre o risco de se apagar. A janela de transferências de janeiro deixou a desejar para o clube do sul de Londres, e Borna Sosa foi central nas dificuldades enfrentadas, já que o lateral croata não conseguiu criar oportunidades para Strand Larsen e Johnson à sua frente.
Sosa chegou ao clube em janeiro, tendo sido contratado do Ajax por um valor de £4 milhões, e acrescenta profundidade e competição para o titular da lateral esquerda, Tyrick Mitchell. O problema é que as evidências até agora indicam que ele custou um preço baixo por uma razão específica. Anteriormente, ele foi um destaque no Stuttgart, mas tem lutado para recuperar sua forma criativa, contabilizando 25 assistências em três temporadas da Bundesliga, de 2020 a 2023. O jogador teve dificuldades, passando a maior parte da partida preso contra a defesa adversária, e embora tenha atuado em uma função concentrada no flanco esquerdo, não conseguiu apresentar resultados, errando todos os cruzamentos destinados a Strand Larsen e perdendo a posse da bola em várias ocasiões.
Estatísticas de Borna Sosa contra o Zrinjski
- Minutos jogados: 90’
- Gols + Assistências: 0 + 0
- Toques: 67
- Passes precisos: 42/47 (89%)
- Posse perdida: 14 vezes
- Passes-chave: 0
- Cruzamentos: 0/7
- Dribles: 1/3
- Recuperações de bola: 5
- Tackles: 1/1
- Despejos: 3
- Duelo vencidos: 6/9
O fato de ele não ter realizado nenhum passe-chave apenas reforça a crítica, e é possível perceber a frustração de Glasner ao final da partida, com seus jogadores atualmente incapazes de executar seu plano tático e superar o adversário.
Um passe-chave é aquele que resulta diretamente em um chute ao gol do adversário.
Ao assinar com o Crystal Palace, Sosa se descreveu como um jogador que gosta de atacar. É provável que essa seja realmente sua preferência, mas até o momento, ele não conseguiu demonstrar habilidades nessa área, deixando muito a desejar.
No entanto, seu desempenho tem sido apático e ineficaz, pouco contribuindo em comparação a Mitchell, além de não se mostrar um contraste efetivo, parecendo estar sem recursos no ataque. Enquanto existe uma grande incerteza no Palace neste momento, parece que romper laços com Sosa e admitir que foi um erro pode ser a melhor solução para todos na próxima janela de transferências de verão.
Johnson não teve um bom início de carreira no Crystal Palace, mas também não teve apoio adequado com uma estrutura de jogo inexistente por trás dele. Mitchell precisa retornar à equipe titular quando o time de Glasner receber o Wolverhampton Wanderers, que ocupa a última posição na Premier League, no próximo domingo.