Kompany critica Mourinho e apoia Vini Jr: ‘Não foi encenação’

Técnico do Bayern de Munique critica treinador do Benfica e presta solidariedade ao brasileiro

Comentários de José Mourinho e a reação do técnico Vincent Kompany

José Mourinho é amplamente admirado por muitos jogadores ao redor do mundo, no entanto, sua recente defesa do argentino Gianluca Prestianni, em um caso de racismo contra Vinícius Júnior, gerou descontentamento entre alguns. A sua coletiva de imprensa, na qual optou por criticar o brasileiro do Real Madrid após a derrota do Benfica por 1 a 0 na ida dos playoffs da Liga dos Campeões, provocou uma onda de reprovação. O tema ainda continua a repercutir intensamente. Desta vez, foi Vincent Kompany, técnico do Bayern de Munique, quem se manifestou em apoio ao jogador brasileiro.

A coletiva de Kompany deveria ter se concentrado na partida entre o Bayern de Munique e o Eintracht Frankfurt, agendada para sábado, caso as condições climáticas permitam. No entanto, a questão do racismo acabou se tornando um tópico central, refletindo o que vem ocorrendo em toda a Europa desde o início da semana. Kompany não se esquivou do assunto e comentou sobre a situação.

A defesa de Vincent Kompany

"Quando você assiste à jogada em si e como Vinícius reagiu, essa reação não pode ser interpretada como um fingimento. É evidente que foi uma resposta emocional", declarou Kompany em relação ao incidente. "Não vejo nenhum benefício para ele em se dirigir ao árbitro e carregar toda essa angústia sobre os ombros. Naquele momento, Vinícius percebeu que era a coisa certa a fazer", continuou, enfatizando o apoio de Kylian Mbappé, que normalmente mantém uma postura diplomática, mas foi muito claro sobre o que viu e ouviu durante a partida.

A UEFA está atualmente avaliando o caso antes de decidir sobre uma possível punição a Prestianni, que, segundo acusações, teria chamado Vinícius de "macaco". Essa informação foi corroborada por Mbappé. A postura do jogador argentino gerou a irritação de Kompany, que comentou: "Há o jogador do Benfica escondendo com a camisa o que estava dizendo. E no estádio, você pode observar que havia pessoas fazendo gestos obscenos, isso está registrado em vídeo. E, para mim, o que aconteceu após o jogo é ainda mais grave. José Mourinho basicamente atacou o caráter de Vinícius Júnior."

Críticas a José Mourinho

Kompany continuou sua crítica ao afirmar que "usar o tipo de comemoração de Vinícius para desacreditar o que ele (Prestianni) estava fazendo naquele momento foi um erro colossal em termos de liderança". Além disso, mencionou que Mourinho fez referência ao nome de Eusébio, afirmando que o Benfica não poderia ser racista porque Eusébio foi o melhor jogador de todos os tempos. "Você sabe o que os jogadores negros tiveram que enfrentar nos anos 60? Ele estava lá, viajando com Eusébio em todos os jogos fora de casa, testemunhando o que ele passou. Meu pai é negro e nasceu na década de 60. Usar o nome dele hoje para criticar Vinícius Júnior é inaceitável", reprovou Kompany.

Reflexões sobre o papel de José Mourinho

Apesar das críticas contundentes, Kompany evitou exacerbar ainda mais os atritos com Mourinho. "Para ser honesto, não me identifico com muitas das coisas que estão ocorrendo atualmente, portanto, não quero me alinhar a um grupo ou outro. Conheci muitas pessoas que trabalharam com José Mourinho e nunca ouvi ninguém falar mal dele. Todos os jogadores o admiram. Entendo a pessoa que ele é, alguém que luta pelo seu clube. Sei que, no fundo, ele é uma boa pessoa e não preciso julgá-lo por isso. No entanto, também sei o que ouvi e ele cometeu um erro", concluiu Kompany.

Related posts

Valorizem mais os professores e menos os atletas

Justiça da Argentina proíbe presidente da AFA de deixar o país

Dirigentes da FIFA e UEFA enfrentam acusações por suposto crime de guerra

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais