Vasco-AC conta com quatro jogadores investigados por estupro
O Vasco-AC, clube recém-contratante do goleiro Bruno, que foi condenado a 22 anos de prisão pelo assassinato da modelo Eliza Samudio em 2010, está enfrentando uma situação delicada, pois possui quatro de seus jogadores sob investigação por supostos crimes de estupro. Os atletas envolvidos são Erick Luiz Serpa, Matheus Silva, Brian Peixoto e Alex Pires Júnior, que são acusados de terem cometido o ato contra duas mulheres na última sexta-feira, dia 13. O caso está sendo tratado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
As autoridades policiais receberam a denúncia no sábado, dia 14, um dia após o suposto crime ter ocorrido. De acordo com as investigações iniciais, a interação entre as partes começou com consentimento, mas, conforme relatos que estão sendo apurados, a situação evoluiu para um cenário de abuso. Em resposta às alegações, o Vasco-AC emitiu uma nota oficial, na qual informa que está adotando medidas administrativas internas e que está colaborando com as investigações em curso. O clube ressaltou que está comprometido com o devido processo legal e que não tolera qualquer forma de violência.
Prisões e medidas judiciais
Em decorrência das investigações, a Justiça decretou, no último domingo, dia 15, a prisão preventiva de Erick Luiz. Posteriormente, na quarta-feira, dia 18, durante uma audiência de custódia, o Judiciário decidiu pela prisão temporária de Alex Pires Júnior, Matheus Silva e Brian Peixoto. Assim, os quatro atletas encontram-se detidos no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A legislação em vigor permite que eles permaneçam sob custódia por um período de até 40 dias enquanto a fase de inquérito se desenrola.
Técnico do Vasco-AC critica condução das investigações
Com a repercussão do caso, o técnico da equipe, Eric Rodrigues, expressou sua opinião sobre a situação. No entanto, suas declarações geraram controvérsias, uma vez que ele questionou a condução das investigações e ainda afirmou que atletas já haviam levado mulheres ao alojamento em outras ocasiões sem que isso resultasse em incidentes.
Em resposta às declarações do treinador, a Secretaria da Mulher do estado do Acre emitiu uma nota de repúdio. O órgão enfatizou que o consentimento pode ser retirado a qualquer momento e que qualquer ato realizado sem consentimento configura crime. A secretaria também destacou que está oferecendo assistência psicológica e institucional às vítimas envolvidas no caso.
Bruno pode estrear pelo Vasco-AC
O goleiro Bruno, que atualmente tem 41 anos, se encontra apto a atuar pelo Vasco-AC após a regularização de sua situação no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim sendo, o defensor pode fazer sua estreia pela equipe nesta quinta-feira, dia 19, às 21h (horário de Brasília), em uma partida contra o Velo Clube, que ocorrerá na Arena da Floresta, válida pela primeira rodada da Copa do Brasil.
Esta será a segunda passagem de Bruno pelo futebol acriano. Anteriormente, o goleiro já havia jogado pelo Rio Branco-AC durante o segundo turno do Campeonato Acreano de 2020 e na Série D daquela mesma temporada. O período em que atuou no estado do Norte do Brasil foi marcado por várias polêmicas, sendo uma das mais notórias a suspensão do patrocínio de uma rede de supermercados à equipe em função da presença do jogador. Ademais, a então treinadora do time feminino, Rose Costa, decidiu pedir demissão como forma de protesto.