Unidos de Viradouro é Campeã do Carnaval do Rio
Quarta Vitória na História da Escola
Pela quarta vez em sua trajetória, a Unidos de Viradouro conquistou o título de campeã dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro. Com um enredo marcante que narra a história de seu renomado mestre de bateria, Ciça, a escola apresentou um desfile que se destacou pela emoção e criatividade. Ao final, a Viradouro obteve a nota máxima, com apenas um jurado não atribuindo 10, superando as duas escolas que eram consideradas favoritas, tanto pela força financeira quanto pela qualidade de seus espetáculos. As escolas Beija-Flor, campeã de 2025, e Vila Isabel, completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A diferença entre a campeã e as vice-campeãs foi de apenas um décimo, com a Viradouro somando 270 pontos contra 269,9 da Beija-Flor e Vila Isabel. Os outros títulos da Viradouro foram conquistados nos anos de 1997, 2020 e 2024.
Destaque para Ciça no Desfile
Durante o desfile da escola, realizado na segunda-feira, Ciça, um dos mestres de bateria mais aclamados da história do samba e torcedor fervoroso do Vasco, fez sua estreia no abre-alas. Após a apresentação inicial, ele foi responsável por conduzir o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Em seguida, Ciça se dirigiu até sua bateria, onde executou diversas paradinhas, batucadas e até momentos influenciados pelo funk. A performance foi realizada em cima de um carro alegórico, relembrando a emblemática ideia do carnavalesco Paulo Barros durante o desfile da escola em 2007. O desfile durou cerca de 80 minutos, repletos de emoção.
“Fui homenageado no maior carnaval do mundo. Sou um enredo vivo. Vencemos contra grandes potências. Enfim, estou muito feliz”, declarou Ciça.
Fôlego aos 70 Anos
Aos 70 anos, Ciça demonstrou um vigor impressionante, conseguindo tanto iniciar quanto encerrar o desfile. Além disso, ele participou de intensos ensaios nas semanas que antecederam o evento, tanto com a comissão de frente quanto com a bateria. Apesar da carga de trabalho, Ciça se mostrou radiante. “Foi tudo ensaiado, nada foi por acaso eu estar na comissão e depois na bateria. A equipe é maravilhosa. Parece que estou sonhando. Há 38 anos estou como mestre. Ganhamos o samba, e o samba está vivo”, afirmou.
Representatividade para os Sambistas
Para Vander Pires, cantor que lidera o samba da Viradouro, a vitória da escola com Ciça como tema central simboliza uma conquista para todos os sambistas. “Todos nós, profissionais do samba, nos sentimos homenageados a partir do momento em que ele passou na avenida. Nos vimos representados”, disse ele, emocionado.
Casagrande, mestre da Unidos da Tijuca e ganhador do Estandarte de Ouro de melhor bateria do ano, expressou sua alegria ao ver Ciça sendo reconhecido. “Ciça nos representa. É um mestre que merece tudo isso que está vivendo. Estou muito feliz”, afirmou.
Priscilla Mota, que, junto com seu marido, Rodrigo Negri, foi responsável pela comissão de frente da escola, comentou sobre a ideia de posicionar o mestre no início do desfile e em seguida na bateria. “Se o bolo é do Ciça, ele tem de comer todos os pedaços”, disse.
Desempenho das Outras Escolas
O Salgueiro, que tinha a mesma pontuação que Beija-Flor e Vila Isabel, perdeu dois décimos na categoria Samba-enredo, o que o fez cair para a quarta posição, com 269,7 pontos. As escolas Imperatriz Leopoldinense e Mangueira completaram o Top 6 e também se apresentarão no desfile das campeãs, programado para o dia 21.
Entretanto, houve decepções para as tradicionais escolas Portela e Mocidade. A Portela terminou na décima posição, enquanto a Mocidade ficou em penúltimo lugar. A escola de Padre Miguel ficou apenas à frente da Acadêmicos de Niterói, que fez sua estreia e teve o presidente Lula como tema de enredo. A Mocidade recebeu apenas uma nota 10 dos 36 jurados na categoria samba, totalizando 264,6 pontos, e retornará a desfilar na Série Ouro na segunda-feira. Assim, a cidade de Niterói teve tanto a campeã quanto a rebaixada neste Carnaval.
A campeã do grupo de acesso será divulgada apenas nesta quinta-feira, mas as expectativas apontam para uma disputa acirrada entre a Unidos de Padre Miguel e o Império Serrano, que brigam pelo título e pela única vaga na elite do Carnaval em 2027.
Classificação Final
- Viradouro – 270 (pontuação máxima, campeã)
- Beija-Flor – 269,9 – No desfile das campeãs
- Vila Isabel – 269,9 – No desfile das campeãs
- Salgueiro – 269,7 – No desfile das campeãs
- Imperatriz Leopoldinense – 269,4 – No desfile das campeãs
- Mangueira – 269,2 – No desfile das campeãs
- Unidos da Tijuca – 268,7
- Grande Rio – 268,7
- Tuiuti – 268,5
- Portela – 267,9
- Mocidade – 267,4
- Niterói – 264,6 (Rebaixada)