Investigação da Uefa sobre alegações de discriminação
A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) anunciou a abertura de uma investigação oficial para apurar as alegações de comportamento discriminatório durante a partida entre Benfica e Real Madrid. Este jogo foi válido pelo mata-mata qualificatório da Champions League. A entidade designou um inspetor de Ética e Disciplina para analisar o caso envolvendo o jogador Vinícius Júnior, que acusou o argentino Prestianni de ter feito injúrias raciais.
Comunicado da Uefa
Em um comunicado oficial, a Uefa informou: "Os relatórios oficiais das partidas de ontem à noite estão sendo analisados. Caso haja alguma reclamação, um processo será aberto e, se forem aplicadas sanções disciplinares, estas serão anunciadas no site disciplinar da UEFA. Não temos mais informações a fornecer nem comentários adicionais a fazer sobre este assunto neste momento."
O incidente durante a partida
O incidente ocorreu após Vinícius Júnior abrir o placar com um golaço e ir comemorar na direção da bandeirinha de escanteio, próxima da principal organizada do Benfica. Logo após a comemoração, o jogador brasileiro foi advertido com um cartão amarelo pelo árbitro da partida. A situação se agravou quando o confronto foi interrompido por 11 minutos, após o árbitro Francois Letexier acionar o protocolo antirracismo. Isso ocorreu após o argentino Prestianni ter feito um comentário considerado racista em direção a Vinícius durante o segundo tempo da partida. Além de Vinícius, Kylian Mbappé também afirmou ter escutado o comentário.
Detalhes sobre o comentário
As imagens da transmissão da partida mostram que Prestianni cobriu a boca com a camisa enquanto falava algo para Vinícius. O jogador argentino se pronunciou e negou ter proferido ofensas racistas ao brasileiro. Segundo informações veiculadas pela imprensa espanhola, pessoas ligadas ao caso estão avaliando a comprovação da ofensa racista, embora o processo não seja simples. A definição das possíveis sanções dependerá da clareza dos fatos e da consistência das provas, que podem ser apontadas na súmula, nas imagens da transmissão e pelas declarações das testemunhas.
Possíveis consequências para Prestianni
Caso a Uefa decida punir Prestianni, o jogador argentino pode enfrentar uma suspensão de pelo menos dez partidas. O artigo 14 do Código Disciplinar da Uefa prevê punições severas para ofensas racistas, que podem resultar em penas de no mínimo dez jogos ou uma penalidade equivalente, desde que o ato seja comprovado. Entretanto, é importante ressaltar que a investigação da Uefa não tem um prazo definido para sua conclusão.
Casos anteriores de punição
Recentemente, não houve casos de punições de racismo que foram comprovados pela Uefa. Um exemplo é o incidente ocorrido em 2020, quando o ex-atacante Demba Ba acusou o quarto árbitro romeno Sebastian Colțescu de usar uma expressão racista ao se referir a ele durante uma partida entre Paris Saint-Germain (PSG) e İstanbul Başakşehir. Contudo, a investigação realizada na época não conseguiu concluir se houve a ofensa.
Próxima partida entre Real Madrid e Benfica
O jogo de volta entre Real Madrid e Benfica está agendado para a próxima quarta-feira, dia 25, na capital espanhola. Devido à vitória no primeiro jogo, o Real Madrid, conhecido como Merengues, pode se classificar para as oitavas de final da Champions League mesmo com um empate.