Celtic Errou ao Não Vender Jogador em Janeiro

Celtic realiza uma virada impressionante na corrida pelo título da Premiership escocesa

No último domingo, o Celtic conquistou uma virada notável na corrida pelo título da Premiership escocesa ao vencer o Kilmarnock por 3 a 2 em uma emocionante partida fora de casa. O time treinado por Martin O’Neill começou o jogo em desvantagem, encontrando-se 2 a 0 atrás no placar ao final do primeiro tempo. Os gols foram marcados por Joe Hugill e Tyreece John-Jules, o que levou o experiente treinador a realizar uma mudança tripla na equipe.

Substituições que mudaram o jogo

As substituições feitas por O’Neill mostraram-se eficazes para o Celtic, pois Sebastian Tounekti trouxe uma nova energia ao ataque da equipe, marcando um gol impressionante que reacendeu as esperanças do time na partida. O internacional tunisiano, com seu gol espetacular, permitiu que Benjamin Nygren igualasse o marcador e que Julian Araujo garantisse a vitória para o Celtic. Esta foi a segunda vez em três partidas que Tounekti influenciou um jogo, tendo também se destacado ao entrar como substituto para marcar um gol e fornecer uma assistência na vitória sobre o Dundee pela Copa SFA.

Desempenho de Kasper Schmeichel levanta preocupações

Embora o jogo tenha trazido alguns aspectos positivos, como o impacto de Tounekti e a reação do time após estar perdendo por 2 a 0, também surgiram várias preocupações, especialmente em relação ao desempenho do goleiro Kasper Schmeichel. É necessário que o Celtic contrate um novo goleiro titular quando a janela de transferências de verão abrir, uma vez que o experiente dinamarquês teve muitos momentos ruins sob a meta nesta temporada.

Na primeira meta do Kilmarnock, Schmeichel pouco pôde fazer, já que John-Jules finalizou com precisão no canto inferior. No entanto, o segundo gol, marcado por Hugill, parece ter passado lentamente sobre sua cabeça antes de entrar no fundo da rede.

O goleiro de 39 anos já sofreu 1,59 gols a mais do que o esperado, com base na expectativa de gols (xG) dos chutes contra ele na Premiership, e impressionantes 3,16 gols a mais do que o esperado na Europa League nesta temporada. Isso indica, essencialmente, que ele não tem conseguido apresentar um desempenho adequado como goleiro, tanto no cenário doméstico quanto no europeu, e isso quase custou caro ao Celtic na partida de domingo.

O Celtic deve permitir que ele siga seu caminho quando seu contrato expirar ao final desta temporada, a fim de abrir espaço no elenco para um novo goleiro titular que possa oferecer maior qualidade sob as traves. Embora Schmeichel precise ser substituído e tenha gerado dúvidas em relação ao segundo gol, ele pelo menos fez cinco defesas para sua equipe, não sendo o pior jogador em campo.

Desempenho decepcionante de Reo Hatate

A atuação de Reo Hatate contra o Kilmarnock, no domingo, foi ainda pior do que a de Schmeichel, sugerindo que o Celtic deveria ter considerado vender o jogador durante a janela de transferências de janeiro, se houvesse uma oportunidade para isso. O internacional japonês não foi seriamente ligado a nenhuma transferência para fora do Parkhead na última janela, mas também não houve indicação de que o clube estivesse disposto a negociar o meio-campista.

Se o Celtic tivesse colocado Hatate na lista de transferências e informado as equipes de que ele estava disponível, é possível que clubes tivessem se aproximado e oferecido uma quantia considerável por seus serviços. As atuações recentes de Hatate, infelizmente, indicam que os gigantes escoceses poderiam ter seguido por esse caminho em janeiro, pois ele parece ser uma sombra do jogador que já foi para o clube.

Na temporada 2024/25, Hatate marcou dez gols e forneceu quatro assistências em 37 partidas na liga pelo Celtic, mas nesta temporada ele contabiliza apenas um gol e duas assistências em 22 partidas, sendo que seu último gol foi marcado contra o Aberdeen em agosto. Sua influência no ataque diminuiu, o que é uma grande preocupação para O’Neill, especialmente porque ele nunca foi um jogador excessivamente físico que oferecesse muito ao time sem a posse de bola.

Estatísticas de Hatate

No campeonato, Hatate perdeu 56% de seus duelos na temporada passada, mas compensou com suas contribuições em gols. Neste ano, ele perdeu 55% dos duelos, sem os gols e assistências que poderiam ter compensado sua performance.

  • Partida contra Kilmarnock
    • Minutos jogados: 45
    • Chutes no alvo: 0
    • Passes-chave: 1
    • Grandes chances criadas: 0
    • Dribles completados: 0
    • Duelo vencidos: 1/2
    • Tackles vencidos: 1
    • Carregadas progressivas: 0

Hatate não registrou nenhum chute no alvo ou criou uma "grande chance" para sua equipe antes de ser substituído no intervalo, como parte da mudança tripla realizada pelo treinador contra o Kilmarnock. Isso ilustra por que sua performance foi ainda pior do que a de Schmeichel, que fez cinco defesas e jogou a partida inteira. Sua regressão em relação à forma do ano passado é uma decepção, dado o quanto ele foi importante para o Celtic, marcando e assistindo regularmente a gols a partir do meio-campo.

Com base nas evidências atuais, parece que o Celtic deveria ter considerado negociar Hatate na janela de transferências de janeiro, desde que houvesse interesse suficiente para tal. Agora que a janela está fechada até o verão, espera-se que Hatate consiga recuperar sua melhor forma e encontre maneiras de contribuir para a equipe, mesmo sem marcar ou assistir.

Related posts

Rangers considera contratação de Luke Graham, do Dundee, com apoio de Barry Ferguson

Onde acompanhar, escalações e informações sobre a arbitragem

Liverpool é o principal candidato para contratar estrela da Premier League.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais