Botafogo Samba Clube se Apresenta na Série Ouro
A Botafogo Samba Clube, a primeira e única escola de samba com uma forte ligação a um clube de futebol a desfilar na Marquês de Sapucaí, realizou sua apresentação na noite de sábado, 14 de fevereiro. Com isso, a escola deu início ao segundo dia de desfiles da Série Ouro, que é a segunda divisão do carnaval carioca. O enredo deste ano, intitulado “O Brasil que floresce em arte”, foi uma homenagem ao renomado paisagista brasileiro Burle Marx. Esta foi a segunda participação da escola no grupo de acesso, e o desfile deste ano foi considerado mais consistente em comparação ao ano anterior, quando a escola terminou na 11ª posição.
Durante a apresentação, a Botafogo Samba Clube mostrou carros alegóricos bem equilibrados e uma coesão na harmonia que foram elogiadas. O samba da escola foi puxado por um dos principais intérpretes da Avenida, o premiado Nego. Com essa performance, a escola espera conquistar uma posição satisfatória na classificação final.
Presença de Celebridades
Entre as personalidades que prestigiavam o desfile da Botafogo estava o humorista Hélio de la Peña, conhecido por seu trabalho no programa Casseta & Planeta e por ser um histórico torcedor do Botafogo. Ele comentou sobre a apresentação de forma entusiástica, ressaltando que "o Botafogo é alegria no estádio e na avenida". De la Peña destacou que a escola desfilou com excelência e que não há nada melhor do que estar na Sapucaí representando o clube do coração. Ele também observou que o enredo deste ano não se limitou a falar de um craque do Botafogo ou de sua história, abordando temas que vão além do futebol.
Raio X da Botafogo Samba Clube
A Botafogo Samba Clube fez história ao se tornar a primeira agremiação com ligação direta a um clube a desfilar na Marquês de Sapucaí. Essa conquista é notável, visto que nenhuma escola relacionada ao Flamengo, como Flamanguaça, Raça Rubro-Negra e Imperadores Rubro-Negros, ou ao Fluminense, como os Guerreiros, que não desfilarão em 2026, ao Vasco, que possui a União Cruz-Maltina, e ao América, que tem as escolas América Samba e Paixão, conseguiu tal feito. A escola já contou com Marcelo Adnet como carnavalesco e atualmente ele ocupa o cargo de vice-presidente cultural.
Desfile da Série Ouro
A Série Ouro do Rio de Janeiro é composta por 14 escolas de samba que se apresentam em dois dias. Entre as escolas que desfilam, destacam-se três que são consideradas de ponta: Império Serrano, que possui nove títulos do desfile principal, sendo o último em 1982; Estácio de Sá, campeã em 1992; e União da Ilha, que é uma das tradicionais, mas que nunca conquistou um carnaval na elite.
A escola campeã da Série Ouro terá a oportunidade de subir para a elite do carnaval carioca. Em contrapartida, as duas últimas colocadas ao final da competição serão rebaixadas para a Série Prata, a terceira divisão, que desfila na Intendente Magalhães.
Desfiles Programados
Os desfiles da Série Ouro contam com uma programação organizada para as apresentações. Na sexta-feira, desfilaram as seguintes escolas:
- Unidos do Jacarezinho
- Inocentes de Belford Roxo
- União do Parque Acari
- Unidos de Bangu
- Unidos de Padre Miguel
- União da Ilha do Governador
- Acadêmicos de Vigário Geral
No sábado, as escolas que se apresentaram foram:
- Botafogo Samba Clube
- Em Cima da Hora
- Arranco do Engenho de Dentro
- Império Serrano
- Estácio de Sá
- União de Maricá
- Porto da Pedra
- Unidos da Ponte
Redes Sociais
Para acompanhar mais sobre o carnaval e as escolas de samba, siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.