Oportunidade para Aston Villa
Apesar de ter perdido suas últimas duas partidas como mandante na Premier League, o Aston Villa ainda possui uma grande oportunidade de transformar esta temporada em um marco para sua torcida. A equipe, sob o comando de Unai Emery, está seis pontos à frente do quinto colocado na principal liga do futebol inglês, o que pode permitir que garantam uma vaga na Liga dos Campeões na próxima temporada. No que diz respeito à atual aventura no futebol europeu, os Villans estão nas oitavas de final da Liga Europa, o que também pode trazer novas conquistas ao final da temporada.
Mercado de Transferências
O treinador espanhol recebeu apoio da direção durante a janela de transferências de janeiro, com o retorno de Douglas Luiz e Tammy Abraham ao Villa Park. No entanto, esses retornos encantadores ao oeste de Midlands ocorreram em meio à saída de vários jogadores do time principal, que deixaram os Villans em busca de novas oportunidades, tanto por meio de empréstimos quanto de transferências permanentes.
Desempenho de Evann Guessand
Durante a janela de verão, o Aston Villa garantiu a contratação em definitivo do atacante Evann Guessand, que veio do Nice, na França. Contudo, é seguro afirmar que essa transferência não conseguiu causar o impacto esperado. O jogador, que é internacional pela Costa do Marfim, participou de 21 partidas pela equipe de Emery, marcando apenas duas vezes, e nenhum dos seus gols foi anotado na Premier League.
Guessand registrou uma média de apenas 1,2 chutes por jogo durante a primeira metade da temporada, posicionando-o entre os 15% inferiores de todos os jogadores da liga nesta campanha. Além disso, ele completou apenas 11 passes por 90 minutos, totalizando apenas 35 toques na bola por 90 minutos, o que o coloca entre os 5% inferiores de jogadores no campeonato.
Em sua participação na Premier League, Guessand conseguiu apenas oito chutes na liga, o que evidencia suas dificuldades e levou o clube a recontratar Abraham. Devido a essas questões, o jogador se juntou ao Crystal Palace, também da Premier League, por meio de um empréstimo até o final da temporada, na tentativa de recuperar a forma que o levou a ser contratado no verão.
Futuro de Guessand e Outros Jogadores
Enquanto a transferência de Guessand para o Crystal Palace é temporária, há a possibilidade de que ele faça uma mudança permanente para Selhurst Park na janela de verão. O time de Oliver Glasner tem a opção de contratar Guessand por uma quantia em torno de 28 milhões de libras, um negócio que seria considerado excelente, dado seu desempenho recente. No entanto, é inegável que existem vários outros jogadores no elenco que também deveriam ser dispensados por Emery e pela diretoria em um futuro próximo.
A diretoria do Aston Villa precisa ser rigorosa em suas decisões durante a próxima janela de verão, se deseja se tornar um desafiador consistente entre os quatro primeiros colocados. Ross Barkley é outro jogador que tem enfrentado dificuldades significativas no Villa Park recentemente, com lesões sendo uma das razões para o estagnação de seu progresso na região.
O inglês passou um ano emprestado aos Villans durante a temporada 2020/21, período em que fez 24 aparições e conseguiu marcar três gols. Um dos seus gols foi na icônica vitória por 7 a 2 sobre o Liverpool em casa, mas isso não foi suficiente para garantir sua permanência no clube, e ele retornou ao Chelsea.
No verão de 2024, o jogador de 32 anos finalmente retornou ao oeste de Midlands, juntando-se ao Villa após a queda do Luton Town na Premier League. No entanto, é seguro afirmar que sua segunda passagem pelo clube não atingiu as expectativas, já que o meio-campista participou de apenas 37 partidas em todas as competições nos últimos 18 meses.
Estatísticas de Ross Barkley na Premier League (2025/26)
- Jogos jogados: 7
- Jogos iniciados: 0
- Minutos jogados: 115
- Gols marcados: 1
- Chutes realizados: 4
- Assistências: 0
- Classificação média: 6.4
Barkley fez apenas sete aparições na liga nesta temporada, nenhuma delas como titular, resultando em um total de apenas 115 minutos em campo. Nesse contexto, assim como Guessand, seria surpreendente se ele tivesse um futuro no Villa Park, quanto mais voltar a ser titular sob o comando de Emery. Como resultado de suas dificuldades recentes, Tim Sherwood expressou publicamente suas críticas ao jogador, chamando-o de "uma grande decepção".
Dada a situação atual, a diretoria deve considerar a possibilidade de se desfazer de Barkley na próxima oportunidade disponível, já que o meio-campista não apresenta o nível necessário para o sucesso futuro da equipe. Infelizmente, tanto ele quanto Guessand não conseguiram atender às expectativas no oeste de Midlands, e a diretoria precisa aprender com essas experiências nas próximas janelas de transferências.