Empate do Manchester City com o Chelsea
Após empatar sem gols com o Sunderland no primeiro dia de 2026, encerrando uma sequência de seis vitórias, o Manchester City voltou a empatar na Premier League (Campeonato Inglês). Neste domingo, o time comandado pelo técnico Pep Guardiola viu o Chelsea empatar em 1 a 1, após um gol sofrido aos 49 minutos do segundo tempo, em partida realizada no Etihad Stadium, em Manchester. Com esse resultado, o City se mantém na vice-liderança da competição, com 42 pontos, agora 6 atrás do Arsenal e com a mesma pontuação do Aston Villa. O Chelsea, por sua vez, ocupa a quinta colocação, com 31 pontos.
Desempenho do Chelsea e mudanças na equipe
Com a saída do técnico Enzo Maresca, o Chelsea foi comandado interinamente por Calum McFarlane, que estava à frente das categorias de base do clube. Durante a partida, o Manchester City contou com Rodri como titular pela primeira vez desde seu retorno de lesão. O time da casa apresentou um desempenho superior durante toda a primeira etapa, adotando uma linha de marcação alta e exercendo pressão constante na saída de bola do adversário. No entanto, o City só começou a criar oportunidades reais de gol perto do intervalo.
O primeiro tempo e as oportunidades perdidas
Antes do primeiro gol do jogo, o artilheiro Erling Haaland teve duas oportunidades, sendo que na segunda ele acertou a trave. Após o City recuperar a posse de bola na intermediária, o jogador Cherki tentou acionar Haaland, que estava invadindo a área. O defensor Badiashile conseguiu interceptar, mas a bola sobrou para Reijnders, que, com um forte chute de pé esquerdo, marcou o gol aos 42 minutos de jogo. O goleiro Jorgensen nada pôde fazer para evitar o gol.
Durante o primeiro tempo, o Chelsea se defendeu de forma sólida, mas não conseguiu oferecer praticamente nenhuma ameaça ao ataque. A melhor oportunidade da equipe londrina surgiu em um contra-ataque aos 19 minutos, quando Pedro Neto avançou pela esquerda e fez um cruzamento para a área. Estêvão, posicionado próximo à marca do pênalti, tentou finalizar, mas teve seu chute bloqueado pelo defensor Gvardiol.
Alterações táticas no segundo tempo
No segundo tempo, o interino Calum McFarlane decidiu substituir Estêvão pelo compatriota Andrey Santos, buscando reforçar o meio de campo que havia sido dominado pelos anfitriões na primeira etapa. Essa mudança teve um impacto positivo para o Chelsea, que conseguiu se organizar melhor no ataque e quase empatou logo aos 4 minutos, quando Pedro Neto chutou por cima do travessão.
Com a posse de bola mais equilibrada, o Chelsea começou a criar algumas situações de perigo para o goleiro Donnarumma. No entanto, o Manchester City conseguiu administrar a vantagem até os 49 minutos do segundo tempo. Neste momento, o jogador Gusto conseguiu escapar pela direita e fez um cruzamento para a área. A bola chegou até Enzo Fernandez na segunda trave, que precisou finalizar duas vezes. Após uma primeira defesa de Donnarumma, Enzo tocou para o gol, conseguindo empatar a partida.
Resultados e próximos jogos
Apesar de ter conseguido apenas uma vitória nas últimas oito rodadas da Premier League, o empate conquistado neste sábado no Etihad Stadium foi bastante comemorado pelo Chelsea, que viu seu time ser aplaudido pela torcida visitante. Na próxima rodada, pela 21ª jornada da Premier League, o Manchester City enfrentará o Brighton na quarta-feira, novamente em Manchester. No mesmo dia, o Chelsea terá pela frente o Fulham, atuando novamente como visitante.