Vitória do Arsenal na Liga dos Campeões
Após a derrota no final de semana na Premier League, o que o Arsenal realmente precisava na Liga dos Campeões, na noite de quarta-feira, era uma vitória tranquila. Felizmente para os homens de Mikel Arteta, foi exatamente isso que conseguiram, ao vencerem a equipe belga Club Brugge por 3 a 0 com relativa facilidade.
Desempenho do Arsenal no Ataque
Os Gunners mostraram um desempenho fluido e eficiente no ataque, destacando-se ao marcar dois gols excepcionais, com contribuições de Gabriel Martinelli e Noni Madueke. A equipe apresentada foi bastante alterada, já que Arteta optou por fazer uma rotação, e muitos jogadores em vermelho e branco aproveitaram a oportunidade para se candidatar a mais chances no futuro.
Destaques da Partida Contra o Club Brugge
A noite foi particularmente brilhante para os pontas do Arsenal. Com Leandro Trossard machucado e Bukayo Saka entre os jogadores que foram poupados no banco, Martinelli e Madueke foram escalados para atuar nas extremidades do ataque, com Martinelli pela esquerda e Madueke pela direita. Ambos os jogadores enfrentaram dificuldades com lesões nesta temporada, mas Martinelli, em especial, tem causado impacto sempre que entra em campo. O brasileiro marcou o terceiro e último gol da equipe visitante na quarta-feira, um belo chute do limite da área, marcando seu quinto gol em suas últimas cinco aparições na Liga dos Campeões, tornando-se o primeiro jogador na história do Arsenal a alcançar tal feito.
Por outro lado, o desempenho de Madueke foi ainda mais impressionante. Este foi o seu melhor jogo com a camisa do Arsenal até agora. Contratado do Chelsea no verão, muitos questionaram a decisão de Andrea Berta e sua equipe ao trazer Madueke para o Estádio Emirates. Contudo, ele provou que estava errado. O inglês marcou seu primeiro gol pelo clube contra o Bayern de Munique algumas semanas atrás e adicionou mais dois à sua contagem nesta partida. Seu primeiro gol foi um verdadeiro foguete de longa distância. O ponta do Arsenal se desvencilhou de seu marcador, avançou em direção à área e disparou um forte chute que bateu no travessão antes de entrar no gol.
O segundo gol de Madueke foi muito mais simples. Um cruzamento de Martin Zubimendi pela esquerda encontrou Madueke, que cabeceou para o fundo do gol a partir de poucos metros de distância. Havia vários aspectos positivos para o Arsenal na partida, incluindo o retorno de Gabriel Jesus ao campo pela primeira vez desde que sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior em janeiro.
Desempenho Defensivo do Arsenal
O defensor Christian Norgaard, que atuou emergencialmente como zagueiro, também se destacou na defesa, fazendo parte de uma linha defensiva que manteve a meta invicta. Com Gabriel Magalhães, William Saliba, Cristhian Mosquera e Jurrien Timber todos fora devido a lesões, Norgaard teve a rara oportunidade de atuar e aproveitou da melhor maneira, mesmo jogando fora de sua posição habitual. No entanto, não foi uma noite tão positiva para outro dos reforços do Arsenal na janela de transferências de verão.
Desempenho Abaixo das Expectativas
Esta foi uma noite para que os jogadores que estavam à margem pudessem se mostrar. Madueke, Martinelli e Norgaard aproveitaram suas oportunidades, enquanto Viktor Gyokeres, por outro lado, não conseguiu fazer o mesmo. A pergunta que surgiu após a partida foi: quando devemos começar a nos preocupar com o sueco?
Quando Berta chegou ao norte de Londres, sua prioridade era encontrar um novo atacante, um jogador capaz de marcar gols. Aparentemente, ele havia adquirido um dos melhores da Europa, um jogador que havia balançado as redes 54 vezes em 52 jogos na última temporada pelo Sporting CP. No entanto, até agora, ele não conseguiu traduzir essa forma no futebol inglês. Para ser justo, Gyokeres tem sido frequentemente privado de boas oportunidades de finalização. O Arsenal tem dificuldades em criar situações claras para que ele possa marcar e essa foi a mesma história contra o Brugge nesta semana.
A única chance que Gyokeres teve de fato veio no primeiro tempo, mas foi uma oportunidade muito difícil, onde ele cabeceou a bola diretamente nos braços do goleiro em meio a vários jogadores disputando a mesma bola. Gyokeres deixou o campo com três finalizações registradas, mas nenhuma delas foi realmente significativa, o que parece ser uma tendência familiar desde sua chegada ao norte de Londres. Contudo, o atacante sueco precisa apresentar um desempenho melhor. Mesmo tendo retornado recentemente de uma lesão, sua participação de 45 minutos contra o Aston Villa no final de semana, combinada com os cerca de 60 minutos jogados na quarta-feira, não foram satisfatórios.
Estatísticas de Gyokeres na Partida
Gyokeres teve apenas 12 toques na bola na Bélgica, 25 a menos que o goleiro David Raya. Além disso, ele conseguiu apenas cinco passes. Existe uma percepção de que Gyokeres melhorou significativamente sua habilidade de segurar a bola e de se conectar com as jogadas no ataque do Arsenal desde que chegou do Sporting. No entanto, ele foi contratado para marcar gols, e simplesmente não está cumprindo essa função com regularidade neste momento.
Ainda é apenas dezembro, e não devemos descartar completamente o atacante de alto investimento antes que ele tenha a chance de completar uma temporada inteira. Por ora, no entanto, a situação não parece favorável. O Arsenal tem se mostrado uma equipe muito mais eficiente com Mikel Merino atuando como centroavante e espera-se que ele comece contra o Wolverhampton nesse papel no sábado à noite, em vez de Gyokeres.