Início » Gaúchos encerram o Brasileirão com uma das piores performances da história

Gaúchos encerram o Brasileirão com uma das piores performances da história

por futebolpress
Gaúchos encerram o Brasileirão com uma das piores performances da história

Campanha Negativa dos Times Gaúchos em 2025

O estrago seria ainda maior se não fosse a atuação de Abel Braga e a fuga dramática do rebaixamento do Internacional na última rodada. Apesar disso, a campanha dos times gaúchos em 2025 já é considerada uma marca negativa na história do futebol estadual. O Bolavip Brasil revelou que Grêmio, Internacional e Juventude protagonizaram, neste ano, a quarta pior campanha do futebol gaúcho na história do Campeonato Brasileiro Betano.

Análise da Média de Pontos

Para realizar essa análise, foram consideradas as médias de pontos obtidas pelos representantes gaúchos na primeira divisão nacional desde 1971, ano em que a competição passou a ser disputada em um formato mais semelhante ao atual. Apenas em outras três edições os clubes do Rio Grande do Sul tiveram campanhas inferiores à de 2025.

Desempenho na Última Rodada

Com as vitórias do Grêmio e do Internacional, além do empate do Juventude na última rodada, os times gaúchos encerraram o Campeonato Brasileiro Betano com um aproveitamento de 37,4% dos pontos. A equipe do Juventude foi rebaixada, enquanto o Internacional conseguiu escapar da queda na última rodada, e o Grêmio finalizou a Série A na nona colocação. Essa performance representa a quarta pior campanha gaúcha na história do Campeonato Brasileiro.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Piores Campanhas Gaúchas na História

Dados das Piores Edições

A pior campanha já registrada foi em 1991, quando o Internacional terminou na sétima posição e o Grêmio ficou em penúltimo lugar. Naquela edição, o aproveitamento de pontos foi de apenas 35,1%. A segunda pior campanha ocorreu em 1999, quando os times gaúchos somaram apenas 36% dos pontos possíveis. Naquele ano, o Internacional terminou em 16º lugar, o Grêmio em 18º e o Juventude em 19º, totalizando 22 clubes participantes.

Outro ano que ficou marcado pela má performance foi 1989, quando Grêmio e Internacional finalizaram o campeonato com 37% de aproveitamento, com o Grêmio na 11ª posição e o Internacional em 16º lugar.

As Cinco Piores Campanhas

As cinco piores campanhas gaúchas na história do Campeonato Brasileiro, em termos de aproveitamento de pontos, são as seguintes:

  1. 1991 (Grêmio e Internacional): 35,1%
  2. 1999 (Grêmio, Internacional e Juventude): 36%
  3. 1989 (Grêmio e Internacional): 37%
  4. 2025 (Grêmio, Internacional e Juventude): 37,4%
  5. 2021 (Grêmio, Internacional e Juventude): 40%

Melhor Campanha Gaúcha em Campeonatos Brasileiros

Grêmio e Internacional são os clubes que somam cinco títulos brasileiros. O Grêmio conquistou o campeonato em 1981 e 1996, enquanto o Internacional levou a taça para casa em 1975, 1976 e 1979. Curiosamente, a melhor campanha do futebol gaúcho no Campeonato Brasileiro não teve uma equipe do estado terminando em primeiro lugar.

A Melhor Campanha Geral

A melhor campanha geral dos times do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro ocorreu em 1974, quando o Internacional terminou na quarta colocação e o Grêmio na quinta. Ao final daquele ano, os clubes somaram 66,7% dos pontos possíveis.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies