Início » Reviva os Momentos das Eliminatórias em Todo o Mundo

Reviva os Momentos das Eliminatórias em Todo o Mundo

por futebolpress
Reviva os Momentos das Eliminatórias em Todo o Mundo

Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo de 2026

Nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2023, a FIFA realizará o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, às 14h, no horário de Brasília, em Washington. Até o presente momento, 42 seleções já garantiram suas vagas no Mundial, restando ainda seis vagas em aberto que serão disputadas por 22 seleções na repescagem. Excluindo as três seleções anfitriãs, que são Canadá, Estados Unidos e México, todas as demais seleções passaram por um longo processo de quase dois anos para assegurar sua presença na Copa. Atrás das 39 seleções classificadas, existem outras 147 que não conseguiram avançar. O Jogada10 organizou um material especial para relembrar como foi a corrida por uma vaga na Copa.

América do Sul

O primeiro confronto que deu início às Eliminatórias ocorreu na América do Sul. O empate sem gols entre Paraguai e Peru, realizado em Ciudad del Este no dia 7 de setembro de 2023, marcou o começo da disputa por uma vaga no Mundial. Depois de mais de um ano e meio de competições, a Argentina assegurou sua classificação em março de 2024, quando goleou o Brasil por 4 a 1.

Por outro lado, a Seleção Brasileira, apesar de ter apresentado uma campanha irregular, conquistou sua vaga ao vencer o Paraguai em junho deste ano, na cidade de São Paulo, durante a antepenúltima rodada. No mesmo dia, o Equador, que havia começado a disputa com três pontos a menos, também se classificou ao empatar sem gols com o Peru.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Classificações Confirmadas

Para as últimas vagas, a situação já estava bastante definida. Colômbia, Uruguai e Paraguai apenas precisaram confirmar suas classificações com uma rodada de antecedência. Os Cafeteros venceram a Bolívia por 3 a 0, resultado que se repetiu na vitória da Celeste contra o Peru. Enquanto isso, a Albirroja empatou sem gols com o Equador, garantindo assim seu retorno a uma Copa do Mundo após 16 anos.

A Bolívia ainda pode aumentar o número de classificados da América do Sul. A seleção, que terminou na sétima posição, disputará a repescagem intercontinental. Os bolivianos enfrentarão o Suriname na primeira partida, e, em caso de vitória, avançará para disputar uma vaga no Mundial contra o Iraque.

Ásia

As Eliminatórias no continente asiático tiveram início em outubro de 2023. As 20 seleções de pior classificação se enfrentaram em dez confrontos eliminatórios na fase inicial. Ao final dessas disputas, as dez vencedoras se juntaram a outras 26 seleções, sendo divididas em nove grupos de quatro times cada. As duas melhores equipes de cada grupo avançaram para a próxima fase, garantindo também a vaga na Copa da Ásia de 2027.

Na terceira fase, as 18 seleções foram divididas em três grupos com seis times cada, e alguns dos primeiros classificados foram definidos. Em março de 2024, o Japão se tornou a primeira seleção do mundo a garantir sua vaga para o Mundial na América do Norte. Na mesma semana, o Irã também confirmou sua presença. Em junho, Uzbequistão e Jordânia se classificaram de forma inédita, e no mesmo dia, a Coreia do Sul também assegurou sua vaga. Por fim, na última rodada, a Austrália completou os classificados dessa fase.

Avanços Polêmicos

Contudo, o processo de classificação não havia terminado. Os terceiros e quartos colocados avançaram para a quarta fase, que foi dividida em dois grupos triangulares. Com bastante polêmica, o Qatar superou os Emirados Árabes Unidos e Omã, enquanto a Arábia Saudita passou por Iraque e Indonésia, conquistando assim suas vagas para a Copa.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Uma quinta fase também foi realizada, envolvendo os segundos colocados dos triangulares para definir quem disputaria a repescagem intercontinental. O Iraque e os Emirados Árabes se enfrentaram em jogos de ida e volta, com vitória iraquiana marcada por um gol no último minuto. Agora, os Leões da Mesopotâmia enfrentarão o vencedor do duelo entre Bolívia e Suriname para tentar retornar ao Mundial após 40 anos.

África

As Eliminatórias Africanas seguiram um formato semelhante ao europeu. As 56 seleções do continente foram organizadas em nove grupos com seis equipes cada. Ao final das disputas, os vencedores de cada grupo garantiram suas vagas na Copa, enquanto os quatro melhores segundos colocados disputaram uma vaga na repescagem. Apenas a Eritreia desistiu da competição, sendo a única seleção do mundo a ficar de fora das Eliminatórias.

Após um ano e meio de disputas, o Marrocos garantiu a primeira vaga africana em setembro de 2025, mantendo 100% de aproveitamento. No mesmo mês, a Tunísia também se classificou, sem sofrer gols. Em outubro, Egito e Argélia também confirmaram suas classificações de forma antecipada.

Últimas Vagas

Na rodada final, as restantes cinco vagas foram decididas. Gana, que já tinha a classificação praticamente garantida, confirmou sua presença. A única estreante do continente é Cabo Verde, que fez história ao superar Camarões em seu grupo, conquistando a vaga ao vencer Essuatíni. Por fim, África do Sul, Senegal e Costa do Marfim completaram a lista das seleções africanas no Mundial.

Na repescagem, a Nigéria, que conseguiu sua vaga de forma dramática na fase anterior, goleou o Gabão na prorrogação. A República Democrática do Congo, por sua vez, passou por Camarões com um gol nos acréscimos. Na final, os Leopardos do Congo venceram as Super Águias nigerianas nos pênaltis e agora vão disputar uma vaga na Copa em março, enfrentando o vencedor do duelo entre Jamaica e Nova Caledônia.

Oceania

As Eliminatórias da Oceania também começaram em novembro de 2023, iniciando com a primeira fase. As quatro seleções de pior ranqueamento se enfrentaram em um mata-mata para disputar uma vaga na fase seguinte. Ao final, a Samoa avançou, juntando-se a outras sete seleções na fase de grupos, que foram divididas em duas chaves de quatro equipes cada.

Após três rodadas, as duas melhores seleções avançaram para as semifinais. A Nova Zelândia eliminou Fiji, enquanto a Nova Caledônia derrotou o Taiti. Na decisão, os All Whites venceram por 3 a 0, garantindo assim o retorno à Copa após 16 anos. Os Cagous agora disputarão a repescagem, enfrentando a Jamaica. Se avançarem, enfrentarão a República Democrática do Congo em busca de uma classificação inédita.

Concacaf

O continente anfitrião da Copa deu início às suas Eliminatórias em março de 2024, com a primeira fase envolvendo apenas quatro seleções, que disputaram duas vagas em um formato de mata-mata. Na segunda fase, as 30 seleções foram divididas em seis grupos, com cinco times cada, jogando em turno único. É importante ressaltar que as partidas tiveram um intervalo de um ano devido à Liga das Nações.

Na fase decisiva, os dois melhores de cada grupo avançaram. As 12 seleções restantes foram organizadas em três grupos com quatro equipes cada, onde o vencedor de cada um deles garantiria a vaga na Copa. A emoção se estendeu até a última rodada, com todas as vagas sendo decididas nesse momento. O Panamá, apesar de enfrentar dificuldades, confirmou sua classificação com uma vitória sobre El Salvador.

Classificações Inéditas

Curaçao, por sua vez, conseguiu um empate sem gols contra a Jamaica, fora de casa, alcançando uma classificação inédita. O Haiti, por outro lado, superou a Nicarágua e contou com um tropeço de Honduras contra a Costa Rica para retornar à Copa após 52 anos.

Duas outras seleções ainda têm chances de classificação pela repescagem. O Suriname garantiu sua classificação com um gol contra no último lance e enfrentará a Bolívia. Caso avance, encontrará o Iraque em busca de uma vaga inédita. A Jamaica, por sua vez, terá como primeiro desafio a Nova Caledônia, e, se confirmar o favoritismo, enfrentará a República Democrática do Congo por uma vaga no Mundial.

Europa

Por fim, as Eliminatórias europeias foram as últimas a serem iniciadas. Este processo dependia da Liga das Nações, o que fez com que parte das seleções começasse a disputa em março deste ano, enquanto outras apenas em agosto. As seleções foram divididas em 12 grupos, com quatro ou cinco equipes cada, onde os vencedores de cada chave avançavam para a Copa, enquanto os segundos colocados iriam para a repescagem.

A primeira seleção a se classificar foi a Inglaterra, em outubro, que terminou a fase com 100% de aproveitamento e sem sofrer gols. Na penúltima rodada, França e Croácia garantiram suas vagas. Na última rodada, Portugal, Noruega, Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Suíça, Espanha e Escócia também confirmaram suas classificações. Entre elas, a Escócia teve uma vitória

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies