Spurs podem dispensar Frank por um “dos 5 melhores treinadores do mundo”

Desempenho do Tottenham na Premier League

Desde o início da última temporada, o Tottenham Hotspur conquistou apenas seis vitórias em casa na Premier League. Uma resposta contundente era necessária antes do confronto de sábado contra o Fulham, mas os Cottagers, que estão ameaçados de rebaixamento, abriram uma vantagem de dois gols em apenas seis minutos, e o dano já estava feito.

Líderes em xG na Premier League 25/26

Clube Posição na Liga xG
(1) Man City 24.2
(2) Chelsea 22.9
(3) Crystal Palace 21.1
(4) Arsenal 21.8
(5) Brentford 10º 21.1
(17) Tottenham 12º 11.9

Dados via FBref

Mudanças no Comando Técnico

Infelizmente, essa situação não é novidade, com a incrível conquista da Liga Europa sob a direção de Ange Postecoglou não sendo suficiente para salvá-lo do desligamento, enquanto os Lilywhites terminaram a Premier League em 17º lugar. Thomas Frank, o ex-técnico do Brentford, foi contratado devido ao seu bom desempenho em Londres Ocidental.

Desafios Sob a Direção de Thomas Frank

Contudo, as coisas não têm evoluído de forma satisfatória vários meses após a chegada do técnico dinamarquês. Frank ainda acredita que pode reverter a situação no Tottenham, mas está ficando sem tempo. Os torcedores estão descontentes, e existe uma crescente desconexão entre o treinador e a torcida.

O lema do clube, "Ousar é fazer", parece não estar sendo seguido, pois o Tottenham não tem demonstrado a qualidade ofensiva esperada. Frank pode estar adotando uma abordagem defensiva e de construção de jogo mais pragmática do que seu antecessor, mas ele poderá falhar se não libertar a equipe das amarras táticas. Com Oliver Glasner ainda na mira do ENIC Group após o interesse do verão, uma solução pode estar ao alcance.

Contatos com Oliver Glasner

Em junho, os dirigentes do Tottenham mantiveram conversas com o treinador campeão da FA Cup, Oliver Glasner, do Crystal Palace, antes de optarem por seguir em frente com Frank. No entanto, o austríaco afirmou estar comprometido com o projeto do Palace após sua impressionante vitória na FA Cup.

Entretanto, rumores sobre a saída de Glasner do Selhurst Park têm persistido, e a opinião dos torcedores de Londres do Sul é de que o técnico de 51 anos deixará o clube até o final da temporada.

Por que o Tottenham Deveria Contratar Glasner

Glasner tem feito um trabalho notável desde que assumiu o lugar de Roy Hodgson no Crystal Palace, conquistando a FA Cup e a Community Shield em 2025, além de transformar a equipe em uma verdadeira concorrente nas partes superiores da Premier League, com participação atual na Conference League.

Descrito como um "técnico de top cinco do mundo" por um criador de conteúdo da Premier League, o Bayern de Munique demonstrou interesse na contratação de Glasner antes de seguir com Vincent Kompany. A concorrência será grande se ele continuar no comando do Palace no próximo verão. Normalmente utilizando uma linha de três defensores, Glasner encontraria jogadores em Londres do Norte que já estabelecem um entendimento em um sistema similar.

Potencial de Xavi Simons

Seu estilo de jogo agressivo e a fluidez na formação poderiam favorecer Xavi Simons, o meio-campista holandês que tem enfrentado dificuldades desde que se transferiu do RB Leipzig neste verão. Simons, de 22 anos, tem demonstrado falta de agilidade e fisicalidade na última parte do campo, mas é inegável que ele possui talento e seus números na Bundesliga, tanto em termos de produção quanto de atletismo, sugerem que ele tem o que é necessário para se destacar.

Se você observar a tabela relacionada ao xG, notará que o Palace ocupa a terceira posição. Frank pode se sentir injustiçado, especialmente com James Maddison e Dejan Kulusevski ainda se recuperando de lesões sofridas na temporada passada, mas não há desculpa para a maneira como o Tottenham tem se apresentado. Os jogadores em campo precisam mostrar mais comprometimento.

Desempenho de Simons na Bundesliga

Estatísticas (*por jogo)

Temporada 23/24 24/25
Jogos (inícios) 32 (32) 25 (25)
Gols 8 10
Assistências 11 7
Chutes (no alvo) * 2.5 (1.0) 2.0 (0.9)
Toques * 62.6 68.0
Precisão de passe 82% 83%
Grandes chances criadas 14 12
Passes-chave * 2.5 2.0
Dribles * 2.6 1.3
Recuperações de bola * 5.2 5.1
Tackles + interceptações * 1.4 1.6
Duelos vencidos * 6.3 5.4

Dados via Sofascore

O jovem holandês é considerado um "transformador de jogos", conforme afirmado pelo olheiro Jacek Kulig, e possui potencial para se tornar uma estrela na Premier League. O Tottenham não tem exatamente proporcionado um ambiente favorável para que ele desenvolva suas habilidades e se torne um protagonista no N17. Frank demonstrou ser um bom treinador no Brentford, mas talvez ele não seja o ideal para o projeto do Tottenham. Glasner, por outro lado, seria uma contratação excepcional, e seu sucesso anterior em moldar Eberechi Eze e Michael Olise em criadores de elite no mais alto nível sugere que ele seria o treinador capaz de reviver o potencial de Simons.

Sob a orientação de Glasner, Olise teve sete participações diretas em gols em oito jogos, mesmo tendo se machucado durante grande parte do início de sua gestão. Eze marcou 20 gols e deu 14 assistências em 56 partidas antes de completar uma transferência de alto valor para o Arsenal. A segurança e o equilíbrio da configuração tática de Glasner liberariam a qualidade de criação de Simons, e se Frank for demitido, este seria o técnico a se considerar.

Related posts

City derrota Newcastle e se aproxima da liderança do Arsenal na Premier League

PSG retoma a primeira posição no campeonato francês após vitória sobre o último colocado

Cristiano Ronaldo brilha com dois gols, e Al-Nassr conquista vitória convincente para liderar o Campeonato Saudita

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais