Atlético Mineiro empata com Flamengo na Arena MRV
O Atlético Mineiro empatou com o Flamengo pelo placar de 1 a 1 na última terça-feira, dia 25 de outubro, na Arena MRV. O jogo foi válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Atlético foi marcado por Bernard, enquanto Bruno Henrique anotou para a equipe visitante.
Desempenho no Campeonato Brasileiro
Com o resultado do jogo, o Atlético Mineiro permanece na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, somando 45 pontos. A equipe está dez pontos atrás do Fluminense, que ocupa o sétimo lugar com 55 pontos. A diferença para o São Paulo, que se encontra na oitava posição, é de três pontos.
Diante da atual situação na competição, o Atlético Mineiro precisará contar com a ajuda do Cruzeiro para ainda ter chances de se classificar para a próxima edição da Copa Libertadores. O Galo, que foi vice-campeão da Copa Sul-Americana, vê como única possibilidade de classificação a participação no Campeonato Brasileiro, desde que a zona de classificação seja ampliada até o oitavo lugar.
Necessidade de apoio externo
Sem chances de alcançar o Fluminense, o Atlético Mineiro agora precisa torcer para que o Cruzeiro ou o Fluminense conquistem a Copa do Brasil. Ambos os clubes já estão na zona de classificação para a Libertadores, com o Cruzeiro na terceira posição e o Fluminense na sétima. Se qualquer um deles conquistar o título, isso abriria a possibilidade de um G-8 no Campeonato Brasileiro, o que beneficiaria o Atlético.
Ao mesmo tempo, o elenco comandado por Jorge Sampaoli terá que vencer seus três últimos jogos na competição. As partidas são contra o Fortaleza, que ocorrerá neste domingo, dia 30 de outubro, às 18h30 em Fortaleza, além de outros dois confrontos contra Palmeiras e Vasco, ambos marcados para a Arena MRV nos dias 3 e 7 de dezembro, respectivamente.
Concorrentes diretos na disputa
O Atlético Mineiro também está ciente de que outros times permanecem na disputa por uma vaga na Libertadores. Atualmente, a equipe está três pontos atrás do São Paulo, que é o atual oitavo colocado. Além disso, o Atlético observa seus concorrentes diretos, que incluem Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino. Todos esses clubes estão lutando pela mesma vaga e dependem igualmente da criação do G-8 para continuarem na briga por um lugar na Libertadores.
Desempenho abaixo das expectativas
A definição da vaga para a Libertadores, no entanto, deve ocorrer somente após o término do Campeonato Brasileiro. As semifinais da Copa do Brasil estão agendadas para acontecer após o encerramento do torneio nacional. O Cruzeiro irá enfrentar o Corinthians, enquanto o Fluminense terá como adversário o Vasco. Esses confrontos decisivos estão marcados para as semanas dos dias 10 e 14 de dezembro.
O Atlético Mineiro conquistou o hexacampeonato mineiro no início do ano, mas a equipe decepcionou seus torcedores em competições nacionais e internacionais. Além de ter sido vice-campeão na Copa Sul-Americana, o Galo foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil após perder duas vezes para o rival Cruzeiro. A campanha do time no Campeonato Brasileiro também tem sido considerada mediana.
Perfil do jornalista
Mauro Adamoli é um jornalista que atua há cerca de sete anos na cobertura do futebol do interior paulista, com destaque para o XV de Piracicaba, além de acompanhar o futebol brasileiro, enfatizando equipes como Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio e Internacional. Ele é graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), tendo concluído o curso em 2019. Atualmente, trabalha no Bolavip Brasil e possui experiência em veículos de comunicação como a Tribuna Piracicaba, Jornal de Piracicaba e Rádio Piramundo.
