Press Conference e a Atmosfera no Tottenham
Às vezes, uma coletiva de imprensa se torna um momento em que é melhor permanecer discreto; isso se tornou evidente no Tottenham Hotspur nos últimos seis meses. Enquanto os Spurs celebravam a participação na Liga Europa, Ange Postecoglou declarou triunfantemente que a terceira temporada é sempre melhor que a segunda. No entanto, ele foi demitido apenas algumas semanas depois.
A Resposta de Thomas Frank
Para Thomas Frank, a experiência também mostrou que, talvez, o melhor a se fazer é manter a calma na abordagem com a mídia. Na semana passada, ele foi questionado sobre a tentativa frustrada do clube de contratar Eberechi Eze. Sua resposta, "Quem é Eze?", foi dada com um sorriso irônico e com a intenção de fazer uma piada, mas acabou lhe custando caro. Ele descobriu quem é Eze no último domingo, quando o jogador, torcedor do Arsenal desde a infância, marcou um hat-trick devastador, selando uma vitória de 4 a 1 sobre seus vizinhos, os Spurs.
O Desempenho dos Spurs no Emirates
O Tottenham foi ao Emirates Stadium com o objetivo de frustrar o adversário, mas, ao fazê-lo, falhou em apresentar qualquer criatividade no ataque. O desempenho criativo da equipe foi extremamente fraco e, se não fosse um gol brilhante, mas acidental, de Richarlison, os Spurs teriam deixado o estádio sem marcar.
O Que Deu Errado para os Spurs
No papel, o plano de jogo de Frank para o confronto em Londres no domingo parecia fazer sentido. Os Spurs eram a única equipe na Premier League nesta temporada que ainda não havia perdido fora de casa. O técnico dinamarquês claramente sabe o que está fazendo quando o Tottenham joga como visitante. Contudo, contra o Arsenal, ao colocar todos os 11 jogadores atrás da linha da bola, a equipe precisaria frustrar o adversário por mais de 36 minutos, tempo que levou para Leandro Trossard abrir o marcador.
Para o crédito de Frank, os Spurs conseguiram neutralizar o jogo do Arsenal durante os primeiros 30 minutos. O time da casa criou algumas oportunidades, especialmente quando Declan Rice recebeu um passe de Eze, mas os visitantes dificultaram o jogo entre as linhas. No entanto, uma vez que os gols começaram a sair, não havia como parar o Arsenal, especialmente considerando a total falta de criatividade dos Spurs mais uma vez. Apesar de terem marcado com Richarlison, o time não criou uma única chance clara, fez apenas três chutes e provocou apenas uma defesa do goleiro David Raya. Em contraste, o Arsenal teve 17 chutes. Preocupante para os Spurs, o time da casa simplesmente parecia querer vencer mais.
Desempenho dos Jogadores
Vários jogadores com a camisa branca podem ser responsabilizados pela derrota. No ataque, Wilson Odobert e Mohammed Kudus foram totalmente neutralizados por Jurrien Timber e Riccardo Calafiori. Richarlison, por sua vez, foi frequentemente dominado por William Saliba e Piero Hincapie, completando apenas cinco passes durante toda a partida e vencendo apenas um de seus cinco duelos aéreos. Na defesa, Bukayo Saka superou frequentemente Destiny Udogie pelo flanco direito do Arsenal, enquanto Micky van de Ven e Cristian Romero apresentaram um desempenho abaixo do esperado. Van de Ven, especificamente, completou apenas 71% de seus passes e venceu apenas seis de seus 13 duelos.
O Novo Problema dos Spurs: Rodrigo Bentancur
O maior culpado, no entanto, foi um jogador que, ironicamente, foi expulso durante a pausa para as eliminatórias internacionais. Bentancur está se tornando uma figura problemática para Frank, semelhante ao que Serge Aurier foi no passado. Ao se mencionar o nome de Aurier no Tottenham Hotspur Stadium, é provável que isso cause desconforto.
Aurier foi contratado por £23 milhões em agosto de 2017, vindo do PSG, após uma passagem conturbada na França, onde recebeu uma sentença de prisão suspensa por agredir um policial. Ao chegar ao Tottenham, ele declarou: "Você verá o verdadeiro eu". No entanto, se o "verdadeiro Aurier" era um acúmulo de erros, isso ficou evidente em campo. O internacional marfinense teve uma passagem difícil pelos Spurs, mas agora os problemas ocorrem principalmente dentro de campo.
Erros de Aurier
Onde começar com os erros de Aurier? O lateral direito cometeu três faltas de arremesso contra o Crystal Palace em 2018. Embora isso não tenha custado muito aos Spurs, sua desatenção sempre indicava um momento de loucura por vir. Ele cometeu um pênalti contra o Leicester City em dezembro de 2020, do qual Jamie Vardy converteu, mas seu erro mais custoso ocorreu na final da Copa da Liga de 2021, contra o Manchester City, quando fez uma falta desnecessária em Raheem Sterling. O resultado foi um tiro livre que resultou no gol da vitória do time de Pep Guardiola.
Em uma análise após o jogo, Jamie Redknapp comentou: "Aurier começou bem – ele seguiu o um-dois e então tomou a decisão mais ridícula e precipitada, que vemos ele fazer com frequência. Basta se manter em pé, não se jogar, não cometer a falta – um erro elementar." Essa não foi a primeira vez que o jogador marfinense atraiu críticas durante sua estadia na Inglaterra. Dois anos antes, Rio Ferdinand afirmou: "Como defensor, nunca realmente avaliei Aurier. Ele é precipitado e decepcionou seu time muitas vezes."
A Situação de Bentancur
Atualmente, o jogador que Frank encontrou, e que se tornou uma figura tão problemática quanto Aurier, é Rodrigo Bentancur. O uruguaio foi contratado por £22 milhões da Juventus em janeiro de 2022 e já participou de 131 jogos pelos Spurs desde então. Contudo, embora tenha apresentado algumas atuações impressionantes de vez em quando, na maior parte do tempo, ele tem sido uma decepção.
Bentancur se tornou um símbolo não apenas da falta de criatividade dos Spurs, mas também da falta de robustez e dinamismo no meio-campo. Apesar disso, ele começou nove das 12 partidas da Premier League em que os Spurs competiram nesta temporada. A realidade é que ele não deveria ser titular com essa frequência. A apresentadora do Tottenham, Hollie Agombar, o chamou de "sortudo" após uma entrada com os tacos em Reece James, do Chelsea, no início do mês, que o fez escapar de um cartão vermelho.
O Desempenho Contra o Arsenal
As coisas pioraram ainda mais quando os Spurs visitaram o Arsenal no último domingo. O tom foi definido quando Bentancur derrubou Saka na entrada da área no primeiro tempo, recebendo um cartão amarelo como consequência. Embora estivesse ausente quando Mikel Merino fez um belo passe para o gol de Trossard, sua atuação foi particularmente ruim no primeiro gol de Eze.
Os números de Bentancur na partida contra o Arsenal foram os seguintes:
- Minutos jogados: 66
- Toques: 27
- Passes precisos: 16/17 (94%)
- Passes decisivos: 0
- Chutes: 0
- Dribles: 0
- Disputas vencidas: 0
- Interceptações: 2
- Duelos vencidos: 0
O jogador atacou o defensor com facilidade demais, enquanto o internacional uruguaio foi ao chão dentro da área. Ele recebeu uma avaliação de 3/10 pelo seu desempenho, com a publicação "The Standard" afirmando que ele "não estava fazendo nada para dar aos Spurs o controle que tanto precisavam". O fato de que o goleiro Guglielmo Vicario recebeu 15 passes – seis a mais do que Palhinha e Bentancur juntos (9) – no primeiro tempo diz tudo.
Diante disso, não é surpresa que o analista Raj Chohan tenha descrito Bentancur como "candidato a pior meio-campista em um clube do topo da tabela". Assim como Aurier, ele é um grande subperformador, uma responsabilidade e um jogador em quem Frank não pode confiar. Ele não deveria ser titular regular nos jogos do Tottenham.
