Um Vislumbre do Verdadeiro Liverpool?
A vitória sobre o Real Madrid na Liga dos Campeões nesta semana definitivamente remeteu à temporada anterior. O técnico Arne Slot retornou à sua fórmula tradicional, escalando o meio-campo com Alexis Mac Allister, Dominik Szoboszlai e Ryan Gravenberch, um trio cuja conexão e coerência foram cruciais para a campanha vitoriosa do Liverpool na Premier League no ano passado.
Mudanças na Temporada Atual
Entretanto, muitas coisas mudaram na metade vermelha de Merseyside nesta temporada. Mudanças significativas durante o verão reformularam a equipe, e um efeito colateral disso tem sido os desequilíbrios táticos, além da falta de fluidez e agilidade que levaram os Reds ao sucesso na temporada passada.
Desempenho Decepcionante
Um dos problemas que afetam a equipe começou muito antes dessa má fase inicial. Seis derrotas em sete partidas em todas as competições antes da recente recuperação são inaceitáveis. Embora cada parte do sistema tenha sua parcela de culpa, sem dúvida, algo tem faltado no flanco esquerdo, especialmente com Luis Diaz atuando em outra posição. O Liverpool sente a falta do colombiano, mas não tanto quanto sentiu a de Sadio Mané em temporadas anteriores.
A Falta de Sadio Mané
O Liverpool não está apenas sentindo a ausência de Mané diretamente, mas sim de seu perfil. Na temporada passada, Diaz marcou 17 gols e forneceu oito assistências, transitando entre o flanco esquerdo e uma posição de ataque central. O colombiano foi vendido ao Bayern de Munique em agosto, assim como Mané anteriormente, e agora sua presença faz falta. Diaz desempenhou um bom papel ao substituir Mané, mas o senegalês ficará na história como um dos atacantes mais perigosos a já ter atuado na Premier League, sendo descrito por seu ex-técnico da seleção, Aliou Cissé, como "um dos melhores" do mundo em 2018.
A Trajetória de Sadio Mané
Com uma dinâmica devastadora e uma apetite incessante por gols, Mané se destacou durante seus anos sob a direção de Klopp, tendo sido contratado do Southampton por £34 milhões em 2016. Ele formou uma das duplas de ataque mais icônicas da Europa, ao lado de Bobby Firmino e Mohamed Salah. Atualmente, o Liverpool não conta com nenhum desses jogadores em seu elenco. Cody Gakpo tem jogado frequentemente pela ala esquerda nesta temporada, e embora o holandês seja um jogador talentoso e multifacetado, não se compara ao Mané em seu auge, nem apresenta o mesmo movimento elétrico que caracterizava Diaz.
A Nova Versão de Sadio Mané
O Liverpool passou por uma série de mudanças no mercado de transferências de verão, e embora a saga envolvendo Alexander Isak tenha dominado as últimas semanas da janela, muito se falou sobre a transferência recorde de £116 milhões de Florian Wirtz. Aclamado como um "unicórnio estatístico" e um "freak do último terço" pelo analista Sam McGuire antes de vestir a famosa camisa do Liverpool, Wirtz ainda não conseguiu comprovar essa fama em solo inglês, mas está em um processo de adaptação e já começamos a ver os primeiros sinais de sucesso em jogos recentes.
Desempenho em Campo
O jogo contra o Real Madrid marcou a melhor exibição de sua carreira até agora em Anfield. Recebendo uma nota 8/10 do Liverpool Echo, Wirtz foi elogiado por seu incansável esforço e criatividade. No primeiro tempo, o alemão criou cinco oportunidades para os anfitriões, igualando o número de chances geradas por toda a equipe do Los Blancos.
Entretanto, enquanto Mané impressionou logo em seu início no Liverpool, contabilizando 13 gols e sete assistências em 29 jogos na temporada 2016/17, Wirtz ainda não conseguiu marcar após 15 partidas. Contudo, a qualidade subjacente do jogador é inegável. Ele é um talento de classe mundial e, de acordo com dados do FBref, está classificado entre os 5% melhores meio-campistas ofensivos e pontas da Premier League em passes progressivos e ações que criam chutes, além de estar no top 11% em chances criadas por 90 minutos.
A Questão da Adaptação
As ações que criam chutes são jogadas que resultam em um chute, incluindo momentos como passes, dribles ou faltas sofridas. Compreensivelmente, muitos acreditam que o jogador de 22 anos deveria ter oferecido mais até agora. De certa forma, eles estão corretos. No entanto, o Liverpool tem sido um caso curioso nesta temporada, e as condições táticas desfavoráveis dificultaram a integração de um jogador como Wirtz, fazendo com que ele não atue em seu melhor nível desde o início.
O Potencial de Wirtz
Wirtz pode não ser o mesmo tipo de jogador clínico e direto que Mané, mas ele provou, atuando pela ala esquerda contra o Real Madrid, que pode desempenhar um papel de destaque em um Liverpool que busca conquistar os maiores títulos. Com Szoboszlai em uma forma impressionante e o Liverpool parecendo, de maneira geral, mais polido e eficaz ao implementar a estrutura do ano passado no meio-campo, há argumentos de que Wirtz poderia assumir regularmente a antiga função de Mané.
Ele certamente possui a robustez e um arsenal diversificado para cumprir suas obrigações nessa posição com confiança e clareza. Este é um dos jogadores mais talentosos do mundo, e agora resta aguardar que o atleta, que recebe £195 mil por semana, encontre a consistência em suas atuações que levará ao reconhecimento em todo o país de sua qualidade, semelhante ao que Mané alcançou anteriormente. Esse processo levará tempo, mas com os Reds começando a se parecer novamente com uma unidade bem ajustada agora que os problemas foram resolvidos, Wirtz pode continuar a evoluir. Às vezes, a paciência é uma virtude necessária para os torcedores de futebol. Wirtz irá se destacar, tanto que pode deixar um legado em Anfield que seja comparável ao de Mané, aquele superastro que conquistou tanto vestindo a camisa vermelha.