Leeds United e a Distância dos Últimos Colocados
O Leeds United conseguiu estabelecer uma diferença de seis pontos entre si e os três últimos colocados da Premier League após conquistar uma vitória por 2 a 1 sobre o West Ham United na semana passada. Com três vitórias, dois empates e quatro derrotas em nove partidas, o desempenho da equipe sob o comando de Daniel Farke é considerado respeitável, especialmente após a promoção do clube a partir da Championship na temporada 2024/25.
Desafios dos Clubes Promovidos
Antes do início desta temporada, as últimas seis equipes promovidas da Championship haviam sido rebaixadas em sua primeira tentativa na Premier League, o que demonstra a magnitude do desafio que o Leeds enfrenta. Isso não apenas significou que o clube precisaria recrutar novos jogadores com eficácia, o que foi feito com a aquisição de atletas como Noah Okafor e Sean Longstaff, mas também que algumas estrelas da temporada anterior precisariam se elevar ao nível da competição.
A Abordagem do Leeds
O Leeds não optou por recrutar uma nova linha de titulares e substitutos para fortalecer seu elenco na Premier League, mas sim esperava que alguns de seus jogadores conseguissem preencher essa lacuna. Um atleta que ainda busca convencer os torcedores de que possui qualidade para atuar na divisão principal é Brenden Aaronson, que conseguiu revitalizar sua carreira no Leeds.
Coleção Champions League Adidas
Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.
Conheça toda a ColeçãoA Revitalização da Carreira de Brenden Aaronson
No verão de 2022, Jesse Marsch e Victor Orta se mobilizaram para contratar o meio-campista ofensivo americano Brenden Aaronson do RB Salzburg por uma quantia de £ 28,5 milhões, com o objetivo de ampliar as opções do clube para a campanha da Premier League 2022/23. Naquela temporada, Aaronson marcou um gol com 3,86 de xG em 36 partidas, obtendo a mais baixa avaliação do Sofascore (6,51) em toda a divisão, o que resultou em sua inclusão na ‘Pior Equipe da Temporada’ do site.
O internacional dos EUA optou por se transferir por empréstimo para o Union Berlin na temporada 2023/24, ao invés de permanecer em Elland Road para lutar pela promoção na Championship, momento em que parecia que sua trajetória no clube estava se encerrando.
Contudo, Aaronson voltou ao clube após seu empréstimo e Farke revelou que ele estava "desesperado" para ajudar a equipe, precisando conquistar seu espaço com trabalho árduo. Durante a pré-temporada, o americano enfrentou algumas vaias dos torcedores, conforme relatado pelo jornalista Graham Smyth, mas acabou participando de todos os 46 jogos da Championship, ajudando o Leeds a acumular 100 pontos e marcando nove gols.
Esse desempenho demonstrou a Farke, tanto nos treinos quanto nas partidas, que Aaronson poderia ser um jogador confiável para o treinador, e essa confiança foi transferida para a Premier League.
Desempenho de Brenden Aaronson na Temporada 2025/26
- Aparições: 9
- xG: 1,62
- Gols: 1
- Passes-chave: 9
- Grandes chances criadas: 3
- xA: 1,27
- Assistências: 0
- Taxa de sucesso em duelos: 52%
Como demonstrado na tabela acima, Aaronson ainda não se destacou na Premier League com suas atuações, marcando apenas um gol em nove jogos, mas tem sido um jogador sólido e teve a infelicidade de não registrar assistências. De maneira geral, é justo afirmar que o atleta de 25 anos conseguiu revitalizar sua carreira no Leeds, especialmente após o que parecia ser o fim de sua trajetória no clube, graças ao seu esforço e ao seu desempenho em campo.
Coleção Champions League Adidas
Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.
Conheça toda a ColeçãoDan James: O Pioneiro da Revitalização na Equipe
Entretanto, Aaronson não foi o primeiro membro do atual elenco a revitalizar sua carreira após ser emprestado pelo clube. Dan James foi, inicialmente, o exemplo de revitalização de carreira. Um ano antes de Aaronson ser contratado, Marcelo Bielsa e Orta se mobilizaram para adquirir James do Manchester United por £ 25 milhões, visando reforçar as opções da equipe nas laterais.
O internacional galês marcou quatro gols e forneceu quatro assistências em 34 partidas na Premier League em sua primeira temporada em Elland Road, segundo o Sofascore, mas terminou a campanha sob um novo comando, o de Jesse Marsch. Apesar de ter iniciado três dos cinco primeiros jogos da liga no começo da temporada 2022/23, James foi enviado por empréstimo ao Fulham no verão de 2022, alegando que desejava "jogar mais".
Após a confirmação do empréstimo, o jornalista Phil Hay quase descartou as chances do atacante de continuar sua carreira no Leeds no futuro, afirmando: “Não acredito que Dan James volte, ou parece uma possibilidade remota. James tem 24 anos. Ele não é especialmente jovem e o Leeds basicamente disse a ele que pode seguir em frente sem ele nesta temporada.” É possível entender a perspectiva de Phil Hay, visto que o Leeds estava disposto a liberar um jogador que havia sido contratado por £ 25 milhões um ano antes para um time da Premier League.
Entretanto, o Leeds foi rebaixado da Premier League naquela temporada, e o Fulham não optou por contratar James de forma permanente, o que possibilitou que ele se destacasse sob o comando de Farke na Championship. O internacional galês marcou 13 gols e forneceu sete assistências em 40 partidas na segunda divisão na campanha 2023/24, o que demonstra que suas atuações retribuíram a confiança que o treinador alemão depositou nele.
Desempenho de Dan James na Championship
- Aparições: 40 (2023/24)
- xG: 10.0
- Gols: 13
- Grandes chances criadas: 13
- Assistências: 7
Na tabela acima, observa-se que James apresentou uma qualidade consistente na parte ofensiva em suas duas temporadas na Championship sob a direção de Farke, anotando 25 gols e criando 29 ‘grandes chances’. O atacante declarou na temporada passada que deseja ser "implacável" e possui uma mentalidade "implacável", o que é evidenciado pelo seu impressionante retorno de gols, superando seu xG em ambas as temporadas.
James ainda não marcou nenhum gol na Premier League nesta temporada, mas iniciou três de suas seis aparições e é um membro fundamental da equipe. A revitalização de sua carreira no Leeds, que parecia comprometida após sua mudança para o Fulham em 2022, abriu caminho para Aaronson seguir seus passos, dado que ambos enfrentaram situações semelhantes em momentos diferentes. James foi o precursor da revitalização de carreira e agora ambos os jogadores servem como exemplos brilhantes para o clube, demonstrando que sempre há uma oportunidade de reerguer suas carreiras, desde que estejam dispostos a se esforçar e se tornarem jogadores confiáveis em campo.
