Início » O’Neill precisa demitir Kenny e revelar talento oculto do Celtic

O’Neill precisa demitir Kenny e revelar talento oculto do Celtic

por futebolpress
O'Neill precisa demitir Kenny e revelar talento oculto do Celtic

Crise no Celtic

Atualmente, o Celtic enfrenta uma grave crise, que se agrava com a recente renúncia surpreendente de Brendan Rodgers na noite de segunda-feira. Além das questões administrativas, o clube também está lidando com uma significativa crise de lesões. Durante a vitória na última quinta-feira pela Europa League contra o Sturm Graz, tanto Kelechi Ịheanachọ quanto Alistair Johnston saíram de campo mancando na primeira metade do jogo. Para piorar a situação, Cameron Carter-Vickers deixou o campo em uma maca, e Rodgers revelou posteriormente que o jogador da seleção dos Estados Unidos sofreu uma lesão no tendão de Aquiles, que o deixará afastado por cinco meses.

Lesões e Dúvidas

Enquanto isso, Jota permanece em tratamento devido a uma ruptura do ligamento cruzado anterior, e Daizen Maeda é dúvida para o clássico Old Firm, que ocorrerá no próximo domingo, válido pela semifinal da Copa da Liga. Além disso, Sebastian Tounekti, um dos poucos atacantes que se mostrou perigoso nesta temporada, ficará de fora das partidas durante o período de Natal, incluindo o derby de Glasgow no Ano Novo, devido à participação na Copa Africana de Nações. Assim, em resumo, a situação do Celtic não é boa, estando oito pontos atrás dos líderes da Premiership, o Hearts, após a derrota dos Celts por 3 a 1 para os Jambos em Tynecastle no último domingo.

Oportunidade para Johnny Kenny?

Com a visita do Falkirk ao Parkhead na quarta-feira, antes do importante confronto mencionado com o Rangers em Hampden no domingo, a pergunta que se coloca é se o técnico interino Martin O’Neill deveria dar uma oportunidade a um dos reforços da temporada de verão. Johnny Kenny, que foi escolhido para liderar o ataque na partida contra o Hearts, teve um desempenho abaixo das expectativas, tocando na bola apenas 17 vezes durante uma hora em campo. Ele perdeu a posse da bola em nove ocasiões e não conseguiu realizar nenhum chute ao gol.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Durante seu empréstimo ao Shamrock Rovers, Kenny demonstrou um potencial real, marcando 26 gols pelos outros "hoops" verde e branco, sendo sete deles em competições europeias, destacando-se contra clubes como Víkingur Reykjavík, Larne, The New Saints, Rapid Wien e Borac Banja Luka. Desde seu retorno ao Celtic, no entanto, ele conseguiu balançar as redes apenas duas vezes em 17 partidas, com seus gols ocorrendo em uma vitória por 5 a 1 sobre o Aberdeen em Pittodrie em maio e em uma vitória de 3 a 0 sobre o Livingston em agosto.

Após a derrota de domingo para o Heart of Midlothian, Mark Atkinson, do Scotsman, afirma que Kenny "falta o peso adequado de um número nove do Celtic", enquanto Ben Banks, do Glasgow World, acredita que é um "grande desafio para ele ser o homem de referência com a equipe na sua forma atual". Assim, embora Kenny possa ser a melhor opção para a posição de centroavante neste momento, isso representa uma crítica severa à formação do elenco do Celtic para o verão. Portanto, O’Neill deveria considerar dar a um jogador alternativo a chance de mostrar seu valor na partida contra o Falkirk.

Chegada de Shin Yamada

O Celtic contratou 11 novos jogadores nesta temporada, incluindo quatro durante as horas finais do prazo de transferências. Nesse contexto, a chegada de Shin Yamada em meados de julho, por cerca de £1,5 milhões, acabou se tornando um fato que passou despercebido. Até agora, ele participou de apenas 177 minutos com a camisa do Celtic, tendo sua única titularidade ocorrido quando Rodgers promoveu várias mudanças na equipe contra o Livingston em agosto. O tempo que ele esteve em campo no último fim de semana foi, na verdade, sua segunda maior aparição.

No entanto, em seu clube anterior, o Kawasaki Frontale, Yamada foi uma figura central, contribuindo para que a equipe chegasse à sua primeira final da AFC Champions League neste ano, eliminando o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo nas semifinais, antes de sofrer uma derrota por 2 a 0 para o Al-Ahli na final, partida em que Yamada entrou em campo no segundo tempo. O atacante teve seu melhor desempenho durante a temporada de 2024 da J League, conforme documentado na tabela abaixo.

Estatísticas da J League de Yamada em 2024

EstatísticasYamada
Classificação na J League156ª
Minutos jogados2.012
Gols19
Classificação de gols
Chutes80
Classificação de chutes12ª
Chutes no alvo37
Classificação de chutes no alvo
Chutes no alvo por 90 minutos1,66
Classificação de chutes no alvo por 90
Gols por chute0,21
Classificação de gols por chute
Grandes chances perdidas14
Classificação de grandes chances perdidas

Como a tabela indica, apenas dois jogadores, os brasileiros Anderson Lopes e Léo Ceará, marcaram mais gols na J League do que Yamada na última temporada. Isso aconteceu apesar de seus minutos limitados, além do fato de ele ter tentado apenas 80 chutes, o que resultou em uma impressionante taxa de gols por chute, a melhor entre aqueles que marcaram 12 ou mais gols.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Avaliação de Yamada

Ao chegar a Glasgow, o treinador Rodgers o classificou como um "jogador forte que pode marcar gols e criar oportunidades para os outros", elogiando seu "poder, atletismo e intensidade". Um relatório da Target Scouting o descreveu como um "puro finalizador", ressaltando que, apesar de sua estatura, ele se destaca em disputas físicas e que seu principal atributo é seu "movimento empolgante sem a bola".

Essas características são semelhantes às de Daizen Maeda, que teve um início promissor quando chegou em janeiro de 2022 sob o comando de Ange Postecoglou, marcando apenas quatro minutos após seu debut contra o Hibs, após ter anotado 23 gols em sua última temporada na J League com o Yokohama F. Marinos, quatro a mais do que Yamada no ano passado, mas em 800 minutos a mais. Embora Yamada não tenha apresentado um impacto imediato semelhante, devido às opções limitadas, ele definitivamente merece uma chance de mostrar seu valor. Comparado a Kenny, o atacante japonês já se provou na J League, que, de acordo com o Global Football Rankings, é considerada a 15ª liga mais forte do mundo, enquanto a Liga da Irlanda, onde Kenny se destacou, está fora do top 75.

Para contextualizar, isso posiciona a divisão principal da Irlanda abaixo da Championship da SPFL, enquanto a Premiership da Escócia ocupa a 32ª posição, logo acima da Pro Liga Saudita. Portanto, com O’Neill de volta ao comando de forma temporária, ele deve dar a Yamada a oportunidade de se destacar quando o Falkirk viajar a Glasgow nesta semana e, quem sabe, se ele impressionar, pode conquistar uma posição como titular contra o Rangers no domingo.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies