Início » Arteta está desenvolvendo mais um talento assustador no Arsenal

Arteta está desenvolvendo mais um talento assustador no Arsenal

por futebolpress
Arteta está desenvolvendo mais um talento assustador no Arsenal

A Supertime de Mikel Arteta no Arsenal

Mikel Arteta construiu um supertime no Arsenal ao longo dos últimos cinco anos. Enquanto jogadores como Gabriel Martinelli e William Saliba foram contratados durante a gestão de Unai Emery, e Bukayo Saka fez sua estreia sob o comando do ex-treinador, o ex-capitão dos Gunners tem trazido uma série de jogadores de classe mundial desde que assumiu o cargo. Sem dúvida, um dos melhores jogadores a se juntar ao clube do Norte de Londres nos últimos anos foi Declan Rice, que agora é considerado um dos melhores meio-campistas da Premier League, senão do mundo.

O Desenvolvimento de Rice no Arsenal

Esta temporada é a terceira de Rice no Arsenal e, embora ele tenha sido um membro crucial da equipe desde seu primeiro ano, seu papel tem mudado a cada temporada. Por exemplo, durante a maior parte da campanha de 2023/24, ele atuou como o principal volante do meio-campo, fazendo 31 aparições nessa posição, 19 no meio-campo central e apenas uma como zagueiro. No entanto, no final daquele primeiro ano e na maior parte da temporada passada, Arteta decidiu posicioná-lo um pouco mais avançado no campo, na função de "left-eight".

No total, o jogador inglês acabou realizando 37 aparições no meio de campo e apenas 15 como volante defensivo, o que lhe permitiu terminar a campanha com um impressionante total de nove gols e dez assistências, embora muitas dessas assistências tenham vindo de bolas paradas. Ao iniciar esta nova temporada, a maioria dos torcedores e especialistas esperava que Arteta mantivesse Rice mais adiantado no campo, especialmente após ele ter se mostrado um excelente jogador de infiltração na área na temporada anterior. Contudo, apesar de suas estatísticas mostrarem que ele começou mais partidas no meio-campo central – oito contra cinco – ele está, na verdade, atuando um pouco mais recuado novamente, frequentemente trocando de posição com o talentoso Martin Zubimendi. O ex-capitão do West Ham United chegou a afirmar, após o jogo da Inglaterra contra o País de Gales no início deste mês, que o treinador "ajustou minha posição no Arsenal um pouco este ano para me dar mais liberdade para recuar, mas também para entrar na área quando posso".

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Estatísticas e Importância de Rice

É possível observar evidências de Rice jogando um pouco mais recuado em seus números subjacentes nesta temporada. Por exemplo, de acordo com o FBref, ele está completando uma média de 7,47 passes progressivos e 2,91 conduções progressivas este ano, em comparação com 6,11 e 2,87 na temporada passada.

Em suma, Rice continua sendo um dos jogadores mais importantes do Arsenal e um exemplo arquetípico de meio-campista que atua em várias funções, o que é uma boa notícia para a equipe, já que Arteta e sua comissão técnica já têm em mente um substituto ideal para ele dentro do elenco.

O Herdeiro de Rice no Arsenal

À primeira vista, pode não ser imediatamente óbvio quem seria o herdeiro de Rice no elenco do Arsenal. Afinal, Christian Nørgaard tem 31 anos, e Zubimendi tem a mesma idade que Rice, 26 anos. No entanto, em vez de estar entre os atuais meio-campistas do clube, o substituto ideal de longo prazo para o ex-capitão do West Ham United é, na verdade, um defensor: Myles Lewis-Skelly.

Talento de Myles Lewis-Skelly

O jovem talento de Hale End, cuja "habilidade é assustadora", segundo um criador de conteúdo, pode atuar quase exclusivamente como lateral-esquerdo na equipe principal, mas passou grande parte de sua trajetória nas categorias de base jogando no meio-campo, e as habilidades que desenvolveu ali têm se destacado em algumas ocasiões no time principal. Por exemplo, em uma partida contra o Atlético de Madrid, ele pegou a bola no meio de campo, avançou passando por vários adversários e entregou a bola nos pés de Gabriel Martinelli para o segundo gol dos Gunners.

Essa jogada demonstrou várias habilidades necessárias para se destacar como um meio-campista de alta qualidade, como a fisicalidade para segurar defensores, o controle próximo para superá-los, a compreensão do espaço e, crucialmente, a precisão do passe no final. Além disso, a capacidade de conduzir a bola da forma como ele fez é uma das melhores características de Rice. Assim, embora Arteta e a equipe técnica precisem trabalhar na transição do adolescente de lateral para meio-campista nos próximos anos, eles podem ficar tranquilos sabendo que ele já é um jogador de bola de elite.

Coleção Champions League Adidas

Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.

Conheça toda a Coleção

Mentalidade e Potencial Futuro

Existem outras razões pelas quais esse jovem talento nascido em Islington pode se tornar um meio-campista tão sensacional quanto Rice no futuro, como sua mentalidade. Por exemplo, é fácil esquecer que ele ainda é muito jovem, pois parece não importar quem ele enfrenta, seja o Real Madrid ou o Manchester City, o atleta de Hale End é, como Rice disse, totalmente "destemido".

É essa disposição para desafiar qualquer atacante ou tentar superar qualquer defensor sem hesitação que levou o insider do clube, Hand of Arsenal, a rotular o jovem talento como um "futuro capitão", um título que muitos também atribuíram ao ex-jogador do West Ham. Em última análise, considerando a idade de Rice, o Arsenal não precisa se preocupar em substituí-lo imediatamente. No entanto, quando chegar a hora de fazê-lo, o clube já possui o candidato perfeito em Lewis-Skelly.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies