PSG Goleia Leverkusen na BayArena
Em um jogo muito movimentado e com duas expulsões na primeira etapa, o Paris Saint-Germain (PSG) aproveitou os espaços e as falhas coletivas do Bayer Leverkusen para fazer uma goleada histórica de 7 a 2 fora de casa, na BayArena.
Primeiro Tempo
O jogo teve início com o Bayer Leverkusen adotando uma formação de 6-3-1, visando implementar uma marcação alta que dificultasse a saída de bola da equipe francesa. Em contrapartida, o PSG entrou em campo com uma proposta ofensiva, utilizando uma formação 4-3-3, com a intenção de impor seu ritmo de jogo e controlar a posse de bola, especialmente por meio dos meias Mayulu, Vitinha e Zaire-Emery.
O primeiro gol da partida ocorreu logo aos sete minutos. Após uma jogada ensaiada em um escanteio, o zagueiro equatoriano Pacho aproveitou uma falha na marcação da zaga alemã e cabeceou no canto do goleiro Flecken, colocando o PSG em vantagem de 1 a 0. Com a vantagem no placar, o PSG passou a dominar a partida, controlando o ritmo e forçando o Leverkusen a recuar, o que resultou em um constante movimento do bloco defensivo da equipe alemã.
Coleção Champions League Adidas
Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.
Conheça toda a ColeçãoApesar da pressão do PSG, o Leverkusen conseguiu criar algumas oportunidades de ataque. Após uma jogada promissora, o meia argentino Echeverri, ex-jogador do River Plate, avançou em direção ao gol e sofreu um pênalti após ser puxado dentro da área. Na cobrança, o lateral espanhol Alex Grimaldo acertou a trave, desperdiçando a chance de empate.
Após o pênalti perdido, o Leverkusen ganhou confiança e começou a ter mais volume de jogo. Contudo, em uma disputa de bola pelo alto no meio de campo, o capitão Andrich acertou uma cotovelada no atacante Doué, resultando em sua expulsão. Com um jogador a menos, o Leverkusen precisou mudar sua postura em campo. Em uma transição ofensiva, o atacante camaronês Kofane ganhou uma jogada dividida da zaga do PSG, e o defensor Zabarnyi cometeu um pênalti e também foi expulso. Alex Garcia, o espanhol, cobrou com precisão e empatou a partida na BayArena.
Com as duas equipes reduzidas a dez jogadores, o jogo se tornou mais aberto, favorecendo o PSG devido à sua qualidade técnica, tanto coletiva quanto individual. Três minutos após o gol de empate do Leverkusen, o PSG aproveitou os espaços deixados pela defesa adversária e marcou seu segundo gol com Doué, que dominou a bola dentro da área e a chutou no canto do goleiro. O terceiro gol foi resultado de um bom ataque do PSG, onde, após um bate-rebate na área, o ponta Kvaratskhelia aproveitou a sobra e acertou um chute que, caprichosamente, bateu na trave antes de entrar.
Com o placar em 3 a 1, o Leverkusen se viu obrigado a adotar uma postura mais ousada na partida. No entanto, com muitos espaços na defesa, o PSG recuperou uma bola no meio de campo com o lateral Hakimi, que rapidamente acionou o atacante Doué. Este avançou em direção ao gol do Leverkusen e, com categoria, arrematou no canto do goleiro, fazendo o quarto gol da equipe parisiense.
Segundo Tempo
A segunda etapa começou da mesma forma que o primeiro tempo terminou, com o Paris Saint-Germain aproveitando os espaços deixados pelo Leverkusen. Logo aos cinco minutos do segundo tempo, o volante português Vitinha deu um belo passe entre as linhas da zaga do Leverkusen, deixando o lateral Nuno Mendes frente a frente com o goleiro. Mendes chutou com categoria e fez o quinto gol do time parisiense.
Coleção Champions League Adidas
Seleção premium da Champions: designs oficiais Adidas dos maiores clubes da Europa.
Conheça toda a ColeçãoA resposta do Leverkusen para tentar voltar ao jogo veio rapidamente, com o lateral Alex Grimaldo acertando um chutaço de fora da área, que foi em direção ao ângulo do goleiro holandês do PSG, diminuindo o placar para 5 a 2. Com um jogo absolutamente controlado pelo time francês, o PSG continuava chegando ao ataque em um ritmo tranquilo. Aos 26 minutos do segundo tempo, após um bom passe de Nuno Mendes nas costas da zaga do Bayer Leverkusen para o ponta Barcola, o jovem atacante, de 23 anos, fez um bom passe rasteiro para Dembélé, que, dentro da área, deu um toque sutil na saída do goleiro, marcando o sexto gol do PSG.
No final do jogo, já com um ritmo significativamente mais lento do que o demonstrado anteriormente, o PSG continuava a controlar a partida. Contudo, com os espaços oferecidos pela defesa do Leverkusen, Vitinha, mais uma vez, aproveitou a situação e, de fora da área, acertou um belo chute, finalizando a goleada histórica em 7 a 2.
Na próxima rodada, a equipe do Bayer Leverkusen viajará até Portugal para enfrentar o Benfica no Estádio da Luz, em busca de reabilitação no torneio. Já o Paris Saint-Germain terá um confronto difícil contra o Bayern de Munique em casa.
