Emirados Árabes Unidos buscam classificação para a Copa do Mundo com jogadores naturalizados

Emirados Árabes perto da classificação para a Copa do Mundo

Os Emirados Árabes Unidos estão muito próximos de garantir a vaga para a segunda Copa do Mundo de sua história. Para alcançar esse objetivo, a equipe dirigida pelo romeno Cosmin Olaroiu precisa vencer o Catar nesta terça-feira, dia 14, em uma partida que será realizada fora de casa.

Comparação com a Copa do Mundo de 1990

A seleção de 2025 é bastante diferente do time que representou os Emirados na Copa do Mundo de 1990. Naquela edição, a equipe era composta exclusivamente por jogadores emiradenses, mas não obteve sucesso, perdendo as três partidas que disputou e terminando na última posição do Grupo D, que incluía também a Alemanha Ocidental, a Iugoslávia e a Colômbia.

Processo de Naturalização

Desde 2020, a federação do país iniciou um extenso processo de naturalização de jogadores de diversas nacionalidades, com o objetivo de se classificar para a Copa do Mundo de 2022. Esse processo teve início com a naturalização dos atacantes brasileiros Caio Canedo e Fábio Lima, além do centroavante argentino Sebastián Tagliabúe. Embora a seleção não tenha alcançado seu objetivo inicial, ao perder para a Austrália na repescagem continental em 2022, o processo de naturalização continuou durante este ciclo, focando em jogadores mais jovens.

Novas Convocações

Nos últimos meses, novos nomes foram convocados, como o zagueiro Lucas Pimenta, o lateral Marcos Meloni e o lateral-esquerdo Erik Jorgens. Vale ressaltar que tanto Lucas Pimenta quanto Marcos Meloni não chegaram a atuar em nível profissional no Brasil e foram vendidos ainda nas categorias de base pelo Botafogo e pelo Palmeiras, respectivamente. Por outro lado, Erik foi transferido para o Al Ain após ter feito apenas dois jogos pelo time principal do Internacional.

Jogadores Convocados

Ao todo, sete jogadores brasileiros foram convocados para representar os Emirados Árabes Unidos na Data FIFA. Esses jogadores são:

  • Lucas Pimenta
  • Marcos Meloni
  • Erik
  • Fábio Lima
  • Caio Canedo
  • Caio Lucas
  • Bruno

Diversidade na Seleção

Além dos jogadores brasileiros, a seleção também conta com atletas nascidos em outros países, como Argentina, Portugal e Costa do Marfim. Os Emirados Árabes têm atraído jogadores de diferentes nacionalidades, em grande parte devido a questões financeiras. A legislação em vigor no país estipula que um cidadão precisa residir no território emiradense por pelo menos cinco anos para se naturalizar.

Confronto decisivo contra o Catar

Nesta terça-feira, os Emirados Árabes Unidos enfrentarão o Catar em Doha, no Estádio Jassim Bin Hamad, às 14h (horário de Brasília). O vencedor deste confronto garantirá uma vaga na Copa do Mundo, enquanto o perdedor terá que buscar a classificação através da repescagem intercontinental.

Related posts

Xabi Alonso enfrenta desafios sob pressão, enquanto o Real Madrid considera alternativas

Como Salah se relacionou com os companheiros de equipe do Liverpool durante o treino de segunda-feira

Éder Militão enfrenta nova lesão séria e ficará fora do Real Madrid por quatro meses

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais