Vitória em casa poderá garantir vaga histórica para Cabo Verde na Copa do Mundo
Cabo Verde está prestes a fazer história nesta segunda-feira, 13 de outubro, às 13h (horário de Brasília). A seleção nacional receberá a equipe de Essuatíni no Estádio Nacional, localizado na cidade da Praia, para a última rodada do Grupo D das Eliminatórias. Com 20 pontos, os cabo-verdianos lideram a chave e garantem um lugar na próxima Copa do Mundo em caso de vitória. Esse resultado é considerado bastante provável, uma vez que enfrentarão o lanterna do grupo, que possui apenas três pontos.
No primeiro turno, Cabo Verde já havia vencido fora de casa por 2 a 0. Um novo triunfo garantirá a classificação, eliminando qualquer possibilidade de ser ultrapassado pelo vice-líder Camarões, que soma 18 pontos e enfrenta a eliminada Angola, que tem 11 pontos, em casa. A vitória é crucial, já que é improvável que os camaroneses enfrentem dificuldades como mandantes contra a equipe que ocupa a última posição e não venceu na competição. Se as seleções terminarem empatadas em pontos, Camarões ficaria com a vaga devido ao saldo de gols — 12 a 5.
Diante desse cenário, os cabo-verdianos precisam vencer. A equipe conta ainda com o apoio massivo da torcida no Estádio Nacional, na capital da Praia.
Onde assistir
O canal oficial da FIFA transmitirá o jogo a partir das 13h (de Brasília).
Informações sobre Essuatíni
Nome e História
Essuatíni, anteriormente conhecida como Suazilândia, adotou seu novo nome em 19 de abril de 2018, quando o rei Mswati III decidiu usar uma denominação na língua local, substituindo o nome em inglês. O país, que é uma monarquia parlamentarista, significa "terra do povo suázi". Essuatíni foi uma colônia britânica entre 1903 e 1968.
Situação atual de Cabo Verde
A expectativa é de que o Estádio Nacional, que tem capacidade máxima para 15 mil pessoas, esteja lotado, embora haja diversas reclamações por parte da torcida. Muitos torcedores afirmam que a maior parte dos ingressos está nas mãos de cambistas, que estão cobrando preços exorbitantes. O ingresso mais barato, que custa o equivalente a R$ 35, está sendo vendido por até R$ 170 no mercado paralelo. Apesar dessa situação, a importância do jogo, que é considerado o mais relevante da história do país, sugere que a lotação será esgotada.
O técnico Pedro Bubista deve repetir a escalação que conseguiu um empate notável na rodada anterior, quando a equipe estava perdendo por 3 a 1 nos minutos finais e conseguiu igualar o placar para 3 a 3 em apenas seis minutos. Ele deve manter o esquema 4-2-3-1, com o atacante Livramento recebendo passes de Jamiro, Telmo e Tavares.
Situação atual de Essuatíni
Por outro lado, Essuatíni chega à partida na lanterna do grupo e virtualmente sem chances de classificação, embora tenha tido um desempenho encorajador na última rodada, empatando em 2 a 2 com Angola em casa, com o gol de empate sofrido nos minutos finais. Diante do resultado positivo, é provável que o técnico Sifiso Ntibane opte por não realizar muitas alterações na equipe e mantenha a formação que obteve o resultado, na tentativa de conquistar a primeira vitória na competição.
Um jogador a ser observado é Justice Figuareido, que marcou os dois gols contra Angola. Ele possui qualidade e é um dos poucos atletas da seleção que desempenha sua carreira fora do país, atuando pelo Richards Bay, equipe da primeira divisão do Campeonato Sul-Africano.
Detalhes do jogo: Cabo Verde x Essuatíni
Informações da partida
- Data e horário: 11 de outubro de 2025, às 13h (de Brasília)
- Local: Estádio Nacional, Praia, Cabo Verde
Escalações
Cabo Verde:
- Vozinha
- Moreira
- Pico
- Diney
- João Paulo
- Pina
- Yannick Semedo
- Jamit
- Telmo
- Tavares
- Técnico: Pedro Bubista
Essuatíni:
- Makhanya
- Mkonta
- Shonjwe
- Gamadze
- Mabilisa
- Mkhonto
- Masangne
- Ndzabandzaba
- Magagula
- Mhonto
- Figuareido
- Técnico: Sifiso Ntibane
Arbitragem
- Árbitro: Charles Benle Bulu (GAN)
- Auxiliares: Paul Kodzo Atimaka e Tijani Mohammed (GAN)