Arsenal conquista a liderança, mas Odegaard enfrenta novos problemas com lesões
Embora o Arsenal tenha alcançado a liderança da Premier League com a vitória sobre o West Ham United, a tarde foi marcada por mais um episódio infeliz para Martin Odegaard, que continua lidando com problemas de lesão.
Arteta admite que lesão de Odegaard "não é positiva"
A temporada passada foi marcada por dificuldades relacionadas a lesões para o Arsenal como um todo. De fato, grande parte dos investimentos realizados no verão teve como objetivo a adição de qualidade e profundidade ao elenco sob o comando de Mikel Arteta. Apesar de essas contratações terem contribuído para aliviar diversas preocupações, Arteta ainda se depara com uma questão importante envolvendo Odegaard, que deixou o campo machucado pela terceira vez consecutiva na tarde de sábado.
Durante o confronto contra o West Ham, parecia que os investimentos de verão do Arsenal estavam começando a dar frutos. Odegaard, Eberechi Eze, Bukayo Saka e Viktor Gyokeres dividiram o protagonismo, e qualquer inquietação sobre a abordagem cautelosa de Arteta parecia prestes a ser dissipada, até que a lesão de Odegaard estragou a festa. Frustrado, Arteta forneceu uma atualização sobre o meia em sua reação pós-jogo, afirmando: “Com Martin, foi um choque, joelho contra joelho. No momento, não parece muito positivo. Imediatamente ele estava desconfortável. Conversei com ele, e ele não está otimista em relação à situação, está usando uma proteção no joelho, e teremos que aguardar o diagnóstico dos médicos.”
No domingo, o Arsenal divulgou uma atualização sobre Odegaard, informando que ele sofreu "uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo" e que se afastou das obrigações da seleção norueguesa. A questão mais importante agora é saber quanto tempo Odegaard ficará fora de ação. Ele já foi forçado a se ausentar de três partidas em todas as competições, e um especialista em lesões agora revelou o pior cenário possível para o capitão do Arsenal após mais esse revés.
Especialista em lesões revela pior cenário para Odegaard
Reagindo à lesão, o especialista em lesões Physio Scout utilizou a plataforma X para informar que Odegaard pode ficar até seis semanas fora dos gramados devido a uma lesão de grau 2 no ligamento colateral medial, acreditando que uma lesão de grau 3 é improvável.
O especialista afirmou: “Atualização sobre Martin Odegaard: o capitão do Arsenal foi descartado das próximas partidas da Noruega após sofrer uma lesão no ligamento colateral medial. Como mencionado em nossa análise anterior, um estresse em valgo ou um impacto direto em seu joelho provavelmente impôs uma carga excessiva sobre o ligamento colateral medial, levando ao problema atual.
Os tempos de recuperação esperados são os seguintes:
- Grau 1: 1–3 semanas
- Grau 2: 3–6 semanas
- Grau 3: 6–10 semanas ou mais
Neste caso, uma lesão de grau 3 parece improvável; uma entorse de grau 1 ou 2 parece mais plausível.”
Se Odegaard realmente ficar fora por seis semanas, ele perderá sete jogos até a próxima pausa para as seleções em novembro, incluindo partidas da Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid.
Jogos que Odegaard pode perder se ficar fora por 6 semanas
Caso Odegaard não retorne em seis semanas, ele pode não participar dos seguintes jogos:
-
Fulham vs Arsenal
- Data: 18 de outubro
-
Arsenal vs Atlético de Madrid
- Data: 21 de outubro
-
Arsenal vs Crystal Palace
- Data: 26 de outubro
-
Arsenal vs Brighton
- Data: 29 de outubro
-
Burnley vs Arsenal
- Data: 1 de novembro
-
Slavia Praha vs Arsenal
- Data: 4 de novembro
- Sunderland vs Arsenal
- Data: 8 de novembro
Embora a situação não seja ideal, Arteta e o Arsenal demonstraram ter um elenco capaz de lidar com a ausência de seus jogadores principais.