A Temporada Passada do Tottenham Hotspur
Na última temporada, o Tottenham Hotspur conquistou a Europa League, mas não há como negar que, no âmbito doméstico, as coisas foram um completo fracasso. O ex-treinador Ange Postecoglou afirmou que as coisas costumam melhorar na terceira temporada, mas, infelizmente para o australiano, ele não teve a chance de ver isso em sua terceira campanha no comando da equipe. O que aconteceu nos últimos tempos já estava claro há algum tempo. O Tottenham apresentava uma defesa desorganizada e confusa. "É quem somos, amigo", declarou Ange quando questionado sobre sua filosofia e a linha defensiva alta. Contudo, aqueles que falham em se adaptar e mudar… ahem, Ruben Amorim, muitas vezes fracassam.
Desempenho Defensivo
A verdade é que Postecoglou não alterou suas abordagens, o que resultou na concessão de 65 gols na Premier League, registrando o quinto pior desempenho na divisão na temporada anterior. Com Thomas Frank agora à frente da equipe, ele tentou imediatamente melhorar a linha defensiva antes de qualquer outra coisa, e essa decisão se mostrou acertada.
O Tottenham agora apresenta uma formação diferente. A equipe está mais organizada, mais estruturada, e os números refletem isso. Até o momento, na temporada 2025/26, mantiveram cinco partidas sem sofrer gols em todas as competições e apenas cinco gols foram concedidos. Apenas o Arsenal, com três gols sofridos, tem uma defesa mais eficiente. Embora Frank receba muitos elogios, a parceria entre Micky van de Ven e Cristian Romero tem se destacado como uma das melhores da liga.
A Complementaridade de Van de Ven e Romero
Desde sua chegada ao norte de Londres, Romero tem enfrentado uma quantidade considerável de críticas. Muitos afirmam que ele é muito impulsivo, precipitado e indisciplinado para ser um defensor competente. Essas foram as reclamações de certos setores da mídia e da torcida. No entanto, há um motivo pelo qual ele é o capitão da equipe e um motivo pelo qual o Real Madrid, supostamente, tem interesse nele.
O argentino é um típico defensor sul-americano. Ele é robusto, possui uma atitude de nunca desistir e, quando confrontado com um atacante, geralmente não é superado. De fato, sob o comando de Frank, ele foi driblado apenas 0,3 vezes por partida, vencendo 65% de seus duelos no chão e outros 65% em duelos aéreos. Para contextualizar esses números, ele está ganhando mais batalhas aéreas do que Gabriel, o brasileiro do Arsenal (60%), e um número semelhante de duelos no chão de William Saliba (66%).
Romero é o mais agressivo entre ele e Van de Ven, mas a velocidade de recuperação do holandês e sua capacidade de cobrir as costas de seu colega defensivo é o que faz essa dupla funcionar tão bem. Na temporada passada, nenhum jogador foi mais rápido na Premier League do que o número 37 do Tottenham.
A Nova Adição e a Comparação com Dembele
Apesar de todas essas qualidades, o clube conta com um defensor em seu elenco que pode ameaçar essa excelente parceria. Apresentamos o novo Mousa Dembele do Tottenham.
Dembele foi um jogador excepcional em seu auge. Ele fez parte de uma equipe muito especial do Tottenham, que incluía nomes como Harry Kane, Dele Alli e Christian Eriksen, e ele foi a cola que uniu tudo. Nas palavras de Kyle Walker, "Dembele foi provavelmente o melhor jogador que eu já vi jogar futebol", enquanto Eric Dier, atualmente no Mônaco, o descreveu como "um fenômeno".
Desempenho de Dembele em 2015/16
Dembele se destacou como uma máquina de ação, sendo quase impossível tomar a bola dele. Ele era um excelente driblador, mas também um verdadeiro monstro em duelos.
Entre 2012 e 2019, nenhum jogador na Premier League teve uma taxa de sucesso em dribles melhor do que a de Dembele, que foi de 77,9%. O segundo melhor nesse período foi Nemanja Matic, com 73,1%. Quanto a vencer duelos, durante a temporada 2015/16, apenas três jogadores, entre eles N’Golo Kante, ganharam mais tackles por partida. Dembele venceu 3,6, enquanto Kante liderou com 4,7.
Vuskovic: O Novo Talento
Por que tudo isso é relevante agora? Parece que o Tottenham encontrou uma nova máquina de duelos, alguém capaz de dominar o jogo de maneira semelhante, embora em fases defensivas. Este jogador é Luka Vuskovic. O Tottenham chegou a um acordo para assinar o zagueiro em 2023 por £12 milhões, vindo do Hajduk Split, quando ele tinha apenas 16 anos.
No entanto, tiveram que esperar até 2025 para que o jovem croata finalmente chegasse, mas a espera valeu a pena. Vuskovic marcou em um amistoso contra o Reading e já demonstra potencial. Agora com 18 anos, o adolescente tem se habituado a marcar gols regularmente. Na última temporada, jogando pelo KVC Westerlo na primeira divisão belga, ele anotou sete gols em 36 partidas.
Atualmente emprestado ao Hamburg, na Alemanha, ele já está mostrando por que é tão valorizado. O jovem participou de quatro jogos, marcando uma vez e estabelecendo um pequeno recorde. Durante a partida do Hamburg contra o Union Berlin no último final de semana, ele venceu impressionantes 18 duelos aéreos. Para ilustrar a magnitude dessa estatística, nenhum jogador venceu mais duelos aéreos em um jogo da Bundesliga nos últimos dez anos, e ele é o primeiro jogador a vencer 18 duelos aéreos em uma única partida nas cinco principais ligas da Europa nos últimos cinco anos.
Embora Dembele não tenha sido tão ameaçador pelo alto, isso demonstra a impressionante capacidade de Vuskovic de vencer duelos e superar seus adversários. Quando questionado sobre seu companheiro, o lateral do Hamburg, Miro Muheim, descreveu-o simplesmente como um "monstro" após a partida. Se você nos perguntar, a descrição é bastante apropriada. Mas, como ressalta o correspondente de Futebol Alemão da Athletic, Seb Stafford-Bloor, o croata também é "bom com a bola nos pés", imitando Dembele nessa área do jogo também.
Vuskovic completou 85% de seus passes na Bundesliga até o momento e também teve sucesso em 100% de suas tentativas de drible, segundo o Sofascore. Não é apenas um atleta fisicamente imponente, mas também é tecnicamente brilhante, assim como Dembele era em posições mais avançadas. Um jogador empolgante, sem dúvida, e que pode tornar ainda melhor a linha defensiva do Tottenham. Frank certamente está ansioso para tê-lo de volta na equipe na próxima temporada.