Thomas Tuchel fala sobre a ausência de Jude Bellingham na seleção inglesa
Thomas Tuchel, técnico da seleção inglesa, afirmou que não há problemas com Jude Bellingham, mas advertiu que ninguém tem garantia de uma vaga no time, após a decisão de não convocar o jogador do Real Madrid. A seleção inglesa anunciou sua convocação para os jogos contra País de Gales e Letônia.
Seleção inglesa convocada para os jogos contra País de Gales e Letônia
Os vice-campeões da Eurocopa enfrentarão o País de Gales em um amistoso no Wembley na próxima quinta-feira, antes de continuar a disputa da qualificação para a Copa do Mundo em um jogo fora de casa contra a Letônia na terça-feira seguinte. Jude Bellingham não participou do treinamento em setembro, pois passou por uma cirurgia no ombro e, desde então, atuou em quatro partidas pelo Real Madrid. No entanto, não houve espaço na lista de 24 jogadores convocados por Tuchel para os jogos de outubro. Outros jogadores, como Phil Foden e Jack Grealish, também foram deixados de fora, mas Bellingham foi a ausência mais notável, especialmente dois dias após ser nomeado o melhor jogador da seleção masculina da Inglaterra na temporada 2024-25.
Palavras de Tuchel sobre a situação de Bellingham
“Eu entendo seu foco em Jude, é claro”, declarou Tuchel sobre um jogador que ele descreveria posteriormente como um dos melhores meio-campistas do mundo e que fortalece sua equipe. “Primeiramente, ele é um jogador muito especial e para jogadores especiais sempre podem existir regras especiais. Eu compreendo isso. Mas para este treinamento, decidimos manter nossa decisão direta de convocar a mesma equipe. Isso também se aplica a Jude. Ele sempre merece estar convocado. Acredito que há uma camada extra a isso, a situação de que ele ainda não alcançou o ritmo completo no Real Madrid.”
Tuchel continuou, destacando que Bellingham "está de volta ao time" e que "ele não completou uma partida inteira até agora. Ele só começou uma partida, então ele está, no momento, em um período onde está recuperando seu ritmo e voltando à sua força total." O treinador acrescentou que essa consideração influenciou a decisão, mas ressaltou que a escolha se manteve para este acampamento.
Condições de Bellingham e comunicação com o jogador
Quando questionado se Bellingham estava em condições de ser convocado, Tuchel respondeu afirmativamente: “Sim, e ele queria ser convocado. Tivemos uma ligação. Não houve problemas desse lado, ele apenas carece de ritmo. Ele não completou uma partida inteira, como eu disse, e além disso, mantivemos nossa decisão de ir com a mesma equipe.”
Tuchel não trabalhou com Bellingham desde que pediu desculpas por comentários feitos em uma entrevista em junho, onde afirmou que a mãe do jogador considerava algumas das atitudes de Bellingham em campo "repulsivas".
Clima positivo na seleção e ausência de problemas pessoais
O treinador alemão também enfatizou que o clima durante o encontro em setembro foi muito bom, levando-o a afirmar que “uma coisa não tem relação com a outra”. Quando questionado se alguns poderiam pensar que havia um problema entre ele e Bellingham, Tuchel respondeu: “Não. Não há problema entre mim e Phil Foden, não há problema entre mim e Jack Grealish. São jogadores muito especiais. Phil está voltando a influenciar os jogos e a decidir partidas para o Manchester City. Jack está muito próximo de ser a melhor versão de si mesmo – um jogador muito especial, um caráter muito especial. Não há problema algum e não há questão pessoal na convocação.”
Novidades na convocação e competição entre jogadores
Bukayo Saka é o único novo nome na convocação de outubro, substituindo o companheiro de equipe do Arsenal, Noni Madueke, que está machucado. Tino Livramento também ficou de fora devido a uma lesão no joelho.
Tuchel enfatizou que os jogadores têm a oportunidade de retornar à seleção e reconheceu que há “jogadores ausentes que merecem estar conosco”. O treinador declarou: “100% não há garantias. Se dissermos que a competição está aberta, então a competição está aberta. Não podemos afirmar que para 80% do grupo a competição está em andamento, mas para 20% não. Está em andamento. A competição está em curso. A equipe fez um trabalho muito bom e merece estar convocada novamente.”