A Noite Frustrante do Celtic na Europa
Foi mais uma noite para esquecer para o Celtic na cena europeia, pois a equipe foi condenada a mais uma derrota pelo SC Braga. No entanto, foi o VAR que roubou os principais holofotes da partida.
A Necessidade de uma Solução
Enquanto as dificuldades do Rangers têm chamado a atenção na Escócia nesta temporada, o Celtic enfrenta uma temporada frustrante, de acordo com seus próprios padrões. Os Bhoys não venceram em três jogos e agora ocupam a segunda posição na Premiership escocesa, graças a um início surpreendentemente rápido do Hearts. A situação não está melhorando muito na competição europeia.
Recebendo o Braga em sua primeira partida em casa da campanha da Europa League, o Celtic foi dominado e se viu atrás no primeiro tempo, após um chute de longa distância de Ricardo Horta. Gabri Martinez garantiu os três pontos para o Braga vindo do banco, ao marcar um gol aos 85 minutos. Após mais uma noite decepcionante, Brendan Rodgers admitiu que precisa encontrar uma "solução" para os problemas atuais de sua equipe.
Rodgers declarou: "Independentemente do que seja, eu preciso encontrar a solução para isso. Já foram muitos jogos em que não conseguimos marcar, para um time que, na temporada passada, fez a maior quantidade de gols em 54 anos da história do clube. É minha responsabilidade encontrar as soluções para isso. Conseguimos chegar a boas áreas e o goleiro fez algumas defesas boas, mas ainda precisamos ser mais agressivos."
A Controvérsia do VAR
Não é apenas o desempenho do Celtic que frustra o treinador. A noite também foi marcada por uma situação polêmica no VAR, onde os oficiais decidiram anular o gol de Kelechi Iheanacho, negando ao Celtic o empate de forma controversa. O nigeriano tem se destacado desde sua chegada à Escócia, mas teve seu melhor momento até agora anulado em uma decisão que deixou Celtic e Rodgers indignados.
Áudio do VAR Revela Motivo da Anulação do Gol
O áudio do VAR, compartilhado pelo comentarista Jamie Lyall, expôs a razão pela qual os oficiais negaram ao Celtic o gol de empate. Lyall explicou: "Os oficiais estão dizendo que há um claro toque do braço esquerdo em algum lugar na filmagem." A partir desse ponto, a situação se torna ainda mais controversa. Na reprise do gol, é difícil identificar onde exatamente está esse "toque claro do braço" que os oficiais do VAR alegaram ter visto. Quanto mais a jogada é reexibida, mais parece que o Celtic tem todo o direito de se sentir frustrado.
Rodgers comentou sobre o lance após a partida, dizendo aos repórteres: "Não consigo entender por que o árbitro não é solicitado a olhar para isso. Mesmo que você veja uma vez, duas vezes, e estou assumindo que os caras do VAR tenham assistido a isso mais do que isso, devido ao tempo que levou, não há absolutamente nenhuma maneira, de qualquer ângulo que você olhe, que ele tenha tocado na bola. A bola atingiu seu rosto, ele seguiu em frente e finalizou de maneira realmente, realmente boa."