Band Adquire Direitos de Transmissão da Copa das Nações Africanas 2025/26
A Band confirmou na última quarta-feira, dia 1º, a aquisição dos direitos de transmissão da Copa das Nações Africanas 2025/26. A emissora, que será responsável pela transmissão do torneio nacionalmente pela terceira vez em sua história, obteve também a exclusividade na exibição das partidas que ocorrerão no Marrocos, a partir do dia 21 de dezembro de 2025.
Detalhes da Competição
A competição terá início na semana do Natal e se estenderá até o dia 18 de janeiro de 2026. A emissora planeja exibir as partidas decisivas e mais relevantes em TV aberta. Além disso, o ‘BandSports’, canal esportivo do grupo, será responsável pela transmissão de outros 20 jogos em TV fechada.
Estima-se que, ao todo, a Band transmitirá 35 partidas entre os canais mencionados, sendo 15 delas em TV aberta e 20 em canais pagos. Todas as 52 partidas do torneio estarão disponíveis de forma integral nas plataformas digitais do grupo. Isso inclui exibições pelo aplicativo Bandplay, pelo site Band.com.br e pelo canal Esporte na Band, disponível no YouTube.
Histórico da Band na Copa das Nações Africanas
A emissora iniciou sua cobertura do torneio em 2022, quando adquiriu os direitos de transmissão de forma discreta. Naquela edição, a Band alcançou uma média de 4 pontos de audiência na Grande São Paulo. A decisão entre Senegal e Egito atingiu um pico de 8 pontos, colocando a emissora à frente de Record e SBT naquele horário, ficando atrás apenas da Globo.
No ano seguinte, em 2024, a média de audiência foi de 3 pontos, com as partidas decisivas alcançando picos de 5 pontos, um resultado ainda considerado expressivo para o apelo do torneio no Brasil.
Informações sobre o Torneio no Marrocos
Organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), a 35ª edição da Copa das Nações Africanas será realizada no Marrocos pela segunda vez em sua história. A primeira edição no país ocorreu em 1988 e, como de costume, as disputas aconteceram entre junho e julho.
Com a expansão da Copa do Mundo da FIFA para 32 clubes, programada para o meio de 2026, esta edição do torneio ocorrerá excepcionalmente entre o Natal e o Ano Novo, o que representa um formato inédito na história da competição.
Seleções Participantes e Sedes
O título será disputado por 24 seleções, que jogarão em nove estádios distribuídos em seis cidades marroquinas: Rabat, Casablanca, Fez, Marrakesh, Agadir e Tânger. A seleção anfitriã, que terminou na quarta colocação na Copa do Mundo de 2022, é considerada uma das favoritas ao título, junto com seleções tradicionais como Egito, Senegal e Nigéria.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão para as oitavas de final, juntamente com os quatro melhores terceiros lugares. A final do torneio está marcada para o Estádio Prince Moulay Abdellah, em Rabat, no dia 18 de janeiro de 2026.