Arsenal conquista segunda vitória na Liga dos Campeões
Na noite de quarta-feira, o Arsenal registrou sua segunda vitória em dois jogos na Liga dos Campeões desta temporada. Embora não tenha sido a performance perfeita, o técnico Mikel Arteta fez diversas mudanças na escalação e, em uma outra oportunidade, a equipe poderia ter marcado vários outros gols. Além disso, vários jogadores titulares se destacaram, incluindo David Raya, Martin Zubimendi e, mesmo sem ter balançado as redes, Viktor Gyokeres apresentou um desempenho ativo.
Destaque da partida: Martin Odegaard
Quando se trata de escolher o homem da partida, é difícil não mencionar Martin Odegaard, que, ao contrário de um de seus companheiros de equipe, definitivamente garantiu sua posição na escalação para o próximo jogo contra o West Ham United.
Desempenho de Odegaard
É justo afirmar que, após sua lesão no tornozelo, a última temporada foi um ano para ser esquecido para Odegaard. O capitão do Arsenal parecia uma sombra de seu antigo eu durante a maior parte da temporada, a ponto de muitos torcedores e comentaristas começarem a duvidar de sua qualidade e capacidade de retornar ao seu melhor nível. Embora ainda seja cedo para avaliações definitivas, o norueguês teve uma boa atuação em sua participação contra o Newcastle United no domingo e elevou seu desempenho a um novo patamar na partida contra o Olympiacos na quarta-feira.
De acordo com o criador de conteúdo Connor Humm, o número oito do Arsenal mostrou uma versão de si mesmo que "estava ausente há muito tempo" e esteve "sensacional". É difícil discordar dessa afirmação, pois durante grande parte do primeiro tempo e em momentos do segundo tempo, ele parecia estar constantemente fazendo passes perfeitos através da defesa da equipe grega, sendo recompensado com uma assistência para o gol de Bukayo Saka.
O destaque nas estatísticas
O jogador nascido em Drammen foi tão eficaz que Simon Collings, do Standard, deu a ele uma nota de 9/10 ao final da partida, escrevendo que ele "parecia muito afiado e fez passes majestosos". Tal elogio é mais do que justificado pelos números, já que, em seus 95 minutos de jogo, o jogador de 26 anos acumulou uma cifra combinada de gols e assistências esperadas de 1.65, realizou 86 toques na bola, fez quatro passes decisivos, teve uma precisão de sete em dez em passes longos, finalizou uma vez ao gol, completou 100% de seus dribles e fez uma recuperação de bola.
Estatísticas de Odegaard contra o Olympiacos
- Minutos: 95′
- Gols Esperados: 0.72
- Assistências Esperadas: 0.93
- Assistências: 1
- Passes Decisivos: 4
- Toques: 86
- Passes Longos (precisos): 10 (7)
- Chutes ao Gol: 1
- Dribles (bem-sucedidos): 1 (1)
- Recuperações: 1
- Desarmes: 1
Desempenho abaixo do esperado: Leandro Trossard
Embora a maioria da equipe tenha jogado bem, alguns titulares, como Ben White e Gabriel Martinelli, não se destacaram, apesar do gol de Martinelli. Contudo, é difícil negar que a apresentação mais decepcionante na noite de quarta-feira veio de Leandro Trossard. O internacional belga manteve sua posição na escalação titular após o jogo contra o Newcastle, mas, infelizmente, foi ainda menos eficaz do que na partida anterior.
A performance frustrante de Trossard
Se há uma palavra que pode descrever a atuação do jogador de 30 anos contra a equipe grega, essa palavra é "frustrante". O ex-jogador do Brighton & Hove Albion frequentemente se encontrava em posições promissoras, mas, repetidamente, desperdiçava as oportunidades, seja por meio de chutes imprecisos ou passes errados.
Collings teve uma percepção semelhante sobre o atacante, concedendo-lhe uma nota generosa de 6/10 e mencionando que ele "desperdiçou" uma parte considerável de suas chances. Não surpreendentemente, suas estatísticas refletem uma história similar: em 73 minutos de jogo, Trossard acumulou uma cifra combinada de gols e assistências esperadas de 0.48, mas não conseguiu produzir nenhuma das duas, teve 48 toques na bola, completou apenas 17 passes, perdeu 50% de seus duelos, perdeu a posse de bola 14 vezes e foi driblado duas vezes.
Estatísticas de Trossard contra o Olympiacos
- Minutos: 73′
- Gols Esperados: 0.44
- Gols: 0
- Assistências Esperadas: 0.04
- Assistências: 0
- Passes: 17/25 (68%)
- Toques: 48
- Passes Longos (precisos): 4 (2)
- Chutes ao Gol: 1
- Perda de Posse: 14
- Duelo (ganhos): 12 (6)
- Driblado: 2
A performance de Trossard não ajudou a dissipar a ideia de que ele é muito mais eficaz quando entra como substituto do que quando inicia as partidas. Portanto, embora possa parecer severo, Arteta deve considerar deixar Trossard de fora da próxima partida contra o West Ham.