Cirurgia de Solanke
Thomas Frank, técnico do Tottenham, confirmou que o atacante Dominic Solanke passou por uma cirurgia de pequeno porte para tratar uma persistente lesão no tornozelo. Solanke, que não joga pelo Spurs desde 23 de agosto, quando enfrentou o Manchester City, novamente não participou dos treinos na segunda-feira, um dia antes do confronto da Liga dos Campeões contra o Bodo/Glimt, marcado para terça-feira.
Retorno aos Treinos
O atacante da seleção inglesa havia retornado aos treinamentos no início deste mês, mas foi afastado novamente na semana passada. Frank revelou, durante uma coletiva de imprensa na Noruega, que uma decisão final foi tomada em relação à cirurgia.
“Dom tem esse problema no tornozelo que o incomoda há algum tempo, então decidimos realizar uma cirurgia menor”, afirmou Frank. “É um procedimento pequeno, o que significa que ele não estará disponível para hoje, é claro, e também não estará pronto para enfrentar o Leeds no sábado. Teremos mais informações sobre o prazo de recuperação após a pausa para as eliminatórias, mas não espero que demore muito.”
Situação de Solanke
Frank havia minimizado as preocupações sobre a condição física de Solanke na coletiva de sexta-feira, antes do empate em 1 a 1 em casa contra o Wolves no sábado à noite. Solanke, que recebe £ 140.000 por semana, perdeu a maior parte da pré-temporada devido a um problema no tornozelo, mas parecia ter se recuperado no início de agosto, quando participou de partidas contra Paris Saint-Germain, Burnley e Manchester City. No entanto, com o jogador de 28 anos fora dos gramados nas últimas cinco semanas, Frank foi questionado se o clube poderia ter optado pela cirurgia mais cedo.
“Não, acho que você pode olhar para isso de duas maneiras. Essa é a resposta fácil, mas não é tão simples, porque se soubéssemos que poderíamos ter feito a cirurgia há um mês, provavelmente teríamos feito. Para mim, sempre é ‘é o que é’. Lidamos com isso agora e, sem dúvida, a forma como lidamos foi porque achamos que era a decisão certa. De modo geral, ninguém quer cirurgia.”
Atualização sobre Kolo Muani
A cirurgia de Solanke deixa Frank com opções limitadas no ataque para o jogo contra o Bodo, já que o atacante Randal Kolo Muani, emprestado pelo Paris Saint-Germain, não conseguiu treinar na segunda-feira. Frank forneceu uma atualização positiva sobre o jogador internacional francês, mas ele não estará disponível para este reencontro com o Bodo, quatro meses após a vitória na semifinal da Europa League no Aspmyra Stadion.
Mathys Tel participou da vitória por 2 a 0 no Círculo Ártico, mas não está registrado na lista da Liga dos Campeões do Tottenham, assim como o recém-contratado Kota Takai e Yves Bissouma. Takai e Bissouma treinaram na segunda-feira junto com Ben Davies, que se recuperou de um pequeno problema no joelho. Frank revelou que o capitão Cristian Romero foi deixado na Inglaterra como uma “precaução” após um jogo duro contra o Wolves.
Comentários de Frank
Frank acrescentou: “Kolo Muani, acho que agora finalmente estamos lidando com sua contusão na coxa, então isso também é um progresso, o que é bom. Cuti foi apenas uma precaução.” O treinador dinamarquês elogiou o time norueguês Bodo após sua histórica campanha até a semifinal da Europa League, que foi seguida pela qualificação para a Liga dos Campeões pela primeira vez.
Quando questionado sobre a vitória do Spurs por 2 a 0 sob o comando de seu antecessor, Ange Postecoglou, Frank admitiu: “Quantos meses se passaram? Quatro meses? Com todo o respeito, eu não era o treinador. Este é um novo jogo. Esta é uma nova situação.”