Milan e Inter recebem autorização para erguer novo estádio e substituir o San Siro

Aprovação da Construção do Novo Estádio

O Milan e a Inter de Milão receberam autorização para iniciar a construção de um novo estádio, que será de propriedade das duas equipes e substituirá o atual San Siro, também conhecido como Giuseppe Meazza. Na última segunda-feira, dia 29 de setembro de 2025, a Câmara Municipal de Milão aprovou a venda da área onde se localiza a atual arena para os clubes, pelo valor de 197 milhões de euros, equivalente a aproximadamente 1,2 bilhão de reais.

Detalhes da Aprovação

A votação foi realizada em uma longa reunião que durou cerca de 12 horas, marcada por diversas emendas propostas por grupos que se opõem à venda. A sessão teve início por volta das 16h, no horário local, e se estendeu até a madrugada. O resultado da votação foi apertado, com 24 votos a favor e 20 contra a proposta.

Burocracia e Prazos

Apesar da aprovação, Milan e Inter ainda precisam cumprir uma série de exigências burocráticas para que a compra da área seja finalizada até o dia 10 de novembro. Este é o prazo máximo estipulado pela Superintendência da Cidade. Caso o San Siro permaneça sob propriedade pública após essa data, a demolição da estrutura atual não poderá ser realizada, conforme prevê a proposta de construção do novo estádio.

Características do Novo Estádio

O novo estádio, que atenderá às duas equipes rivais de Milão, terá uma capacidade de 71.500 torcedores e será erguido nas proximidades do Giuseppe Meazza. O planejamento inicial previa que a nova arena estivesse pronta para uso em 2027, mas a necessidade de lidar com os trâmites legais tornou esse prazo inviável.

Expectativas para o Futuro

Atualmente, não há um novo prazo definido para a conclusão da obra. As autoridades municipais manifestaram o desejo de que a nova arena seja inaugurada em 2031, coincidindo com a Eurocopa que ocorrerá no ano seguinte, em 2032, na Itália e na Turquia.

Continuidade no San Siro

Segundo informações veiculadas pelo jornal "Gazzetta dello Sport", o Milan e a Inter de Milão continuarão a realizar suas partidas no San Siro enquanto a construção do novo estádio estiver em andamento. A obra está programada para ter início em 2027 e será construída no local onde hoje se encontra o estacionamento do Giuseppe Meazza.

História do San Siro

O San Siro foi inaugurado em 1926, com a primeira partida ocorrendo um ano depois. O jogo inaugural foi o clássico "Derby della Madonnina", onde a Internazionale venceu o Milan por 6 a 3. O Milan foi o primeiro clube a administrar o estádio, mas, a partir de 1947, passou a dividir a arena com seu maior rival, a Inter de Milão.

Propriedade e Administração

Desde então, o estádio tornou-se propriedade da prefeitura de Milão. Milan e Inter assumiram a responsabilidade pela gestão do local, que inclui a manutenção do gramado e outros aspectos operacionais. Este modelo de administração é semelhante ao que ocorre com o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde o estádio pertence ao Estado e é gerido em regime de concessão pelos clubes Flamengo e Fluminense.

Related posts

Estrela dos Rangers corre risco de repetir trajetória de Lammers

Harry Redknapp antecipa decisão crucial de David Sullivan que mudará o West Ham

Arsenal planeja novo contrato para “um dos melhores do mundo” após negociações com Saliba e Saka

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais